../app-home/api-modulos/noticias/img/171188/Abertura 1.JPG

Retrospectiva 2022

Ano foi de trabalho intenso em todos os setores da administração municipal

O ano de 2022 começou apresentando desafios para a administração municipal. Logo em janeiro, as fortes e prolongadas chuvas provocaram grandes estragos em Pará de Minas, impondo à Prefeitura ações emergenciais em praticamente todas as regiões da cidade e da zona rural. Ruas, avenidas e estradas vicinais foram bastante danificadas, assim como escolas, cmeis e unidades de saúde.

Paralelamente às intervenções realizadas para minimizar os estragos, a Prefeitura tomou providências para garantir a segurança e o primeiro amparo às famílias que tiveram seus imóveis interditados pelos órgãos competentes. Assim, iniciou-se uma força tarefa integrada pelas Secretarias Municipais de Obras e Infraestrutura; Assistência e Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Urbano; Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente; Saúde; Educação e Cultura e Comunicação Institucional, principalmente.

Junto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, a administração municipal realizou diversas ações. Nesse período, a situação tornou-se ainda mais crítica, com o risco de rompimento da Barragem da Usina do Carioca, exigindo que a Prefeitura montasse uma base de mobilização na UBS do Distrito, para definir ações de socorro, salvamento e retirada de famílias ameaçadas pelas inundações, assim como de monitoramento das condições da barragem.

Passado o período chuvoso, o trabalho foi iniciado com a recuperação de estradas, construção de pontes, reforma de unidades de saúde e de ensino, tapa-buracos e intervenções para estabilizações de áreas afetadas. Essas ações não consistiram apenas no restabelecimento das condições anteriores às chuvas. Elas foram além ao serem realizadas considerando o desenvolvimento do Município para os próximos anos. Um exemplo foi o início da realização do maior investimento em drenagem pluvial já realizado em Pará de Minas. A cidade, que sofre há décadas com as inundações, passou a assistir à grande movimentação na construção da nova rede na Avenida Ronaldo de Castro Alves, para evitar inundações e alagamentos comuns na região. As construções de gabiões na Avenida Professor Mello Cançado e na Rua Alemanha também solucionaram problemas antigos.

A troca da iluminação das principais avenidas de Pará de Minas por equipamentos com tecnologia LED foi iniciada, favorecendo a segurança, o conforto e a preservação ambiental.

Na área da Saúde, o Município conciliou a reestruturação dos serviços ofertados para atender a demanda reprimida por consultas, exames e procedimentos com investimentos para ampliar e melhorar a assistência à população. Dessa forma, foram revistos protocolos e consolidados avanços como a inauguração do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Hemominas, o credenciamento do Centro de Excelência em Oftalmologia e o início de construções de UBSs e farmácias.

O maior conjunto simultâneo de obras na rede municipal de ensino começou a ser realizado com as construções, ampliações e reformas de cerca de 10 escolas e cmeis. Alguns desses investimentos significam praticamente a reconstrução dos prédios. Investimentos em novas quadras poliesportivas e melhorias de algumas existentes nas escolas municipais também foram iniciados.

Já consolidada como a Cidade do Esporte, Pará de Minas recebeu atletas de diversos pontos do país, fomentando o setor e movimentando a cadeia produtiva do turismo. A reforma e reativação dos alojamentos do Clube Praça de Esportes do Pará deram impulso à atração de desportistas e à promoção de competições regionais e estaduais. O início das obras de adequação do ginásio poliesportivo do Clube Praça de Esportes do Pará foi um importante passo para a instalação de um Centro de Alto Rendimento Esportivo aqui. Já a logística montada para a realização da etapa regional do JEMG, foi reconhecida como a melhor de Minas.

O aprimoramento da qualificação dos serviços ofertados no âmbito da Assistência Social foi confirmado ao longo do ano, por meio da execução de diversos programas e projetos. A rede socioassistencial do Município promoveu inúmeros atendimentos a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. A promoção de cursos de qualificação profissional permitiu a inclusão e a ascensão de centenas de pessoas no mercado de trabalho.

A Cultura esteve mais perto da população e da classe artística. Exposições, recitais, shows e eventos culturais ampliaram o acesso ao entretenimento e ao lazer. O Forró do Pará levou alegria para a Praça Torquato de Almeida. Pará de Minas foi destacada em Minas com a realização do Seminário Itinerante da Rede Estadual de Gestores da Cultura e Turismo. A Revitalização da escadaria de acesso ao Cristo Redentor e a instalação das Estações da Via Sacra tornaram ainda mais especial o nosso principal ponto turístico. A Cavalgada e a Festa do Frango e do Suíno movimentaram o Chicão, e o Natal Luz, em parceria com a Ascipam, celebrou a esperança com uma diversificada agenda.

Positivo também deve ser considerado o relacionamento institucional da Prefeitura com órgãos dos governos federal e estadual, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Com respeito à competência de cada um desses e o reconhecimento da importância de todos eles para o desenvolvimento do Município, avançamos na construção de uma Pará de Minas cada vez melhor. Uma missão confiada pela população e que tanto nos honra.

Confira as retrospectivas de cada Secretaria Municipal:

Assistência e Desenvolvimento Social
Esporte, Lazer e Turismo