../app-home/api-modulos/noticias/img/171196/Cultura.jpg

Retrospectiva 2022: Cultura e Comunicação Institucional

 

Ano foi de retomada dos grandes eventos culturais na cidade

 

Em 2022, a Cultura movimentou palcos, praças, ruas, salões de dança, espaços da própria Prefeitura e também de entidades e parceiros. A Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional avançou em seu projeto de democratizar e ampliar o acesso de quem mora em Pará de Minas a espetáculos dos mais variados segmentos, com exposições, recitais, espetáculos teatrais, festivais de dança, shows no Chicão e em todas as regiões da cidade. A classe artística, que ainda se recupera dos prejuízos causados pelo impedimento de realização de eventos durantre o enfrentamento da pandemia de Covid-19, teve um volume de oportunidades de trabalho nunca antes oferecido pela Prefeitura. Por outro lado, a população teve múltiplas possibilidades de aproveitar a grade cultural e de eventos preparada pela Secretaria.

A Cultura também projetou Pará de Minas para o cenário estadual, já que a pasta foi referência na rede de gestores do setor em Minas Gerais. A realização do Seminário Itinerante da Rede Estadual de Gestores da Cultura e Turismo aqui na cidade contou com a presença de representantes de cerca de 50 municípios, que participaram de palestras, oficinas e city tours pelos principais pontos turísticos. 

A Revitalização da escadaria de acesso ao do Cristo Redentor e a instalação das Estações da Via Sacra deram vida nova a esse, que é um dos nossos principais cartões postais. O mirante do monumento também ganhou um letreiro que ganhou as redes sociais em posts dos visitantes. Outro espaço público recuperado por iniciativa da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional foi a Praça Melo Viana, na região central da cidade.

Na pontuação do ICMS Cultural divulgada em 2022 (relativa às ações desenvolvidas em 2021), Pará de Minas foi classificada em 16º lugar dentre os 822 municípios que enviaram as documentações, com a pontuação de 25,7. Sendo assim, segundo critérios do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) e conforme arrecadação do ICMS, Pará de Minas será contemplada em 2023 com recursos correspondentes a R$ 25 mil por ponto obtido.

 

Principais ações:

 

 

Academia Municipal de Dança Juliana Grassi


Antes de mesmo de completar um ano de atividade, a Academia ampliou o número de vagas e de modalidades oferecidas pela população. O espaço também recebeu investimentos que possibilitaram a instalação de novo piso e de espelhos no salão de dança.

A Academia atendeu neste ano mais de 400 alunos, em seis modalidades de dança: balé clássico, street dance, dança comercial, dança de salão (forró), dança senior e dança contemporânea. No espaço, foram realizadas mais de 20 oficinas de diversos gêneros, um workshop, vários aulões e encontros entre dançarinos e alunos.

Também foram promovidos eventos comemorativos pelo primeiro ano de funcionamento da Academia e realizadas apresentações externas, como no 1º Festival Primavera e no Shopping Fabrika Mall. Finalizando o ano, a Academia realizou seu primeiro grande evento, o Festival de Danças Histórias de Natal, que reuniu mais de 300 alunos e emocionou as mais de 2 mil pessoas que compareceram à Praça Torquato de Almeida.



Centro Literário Pedro Nestor


Em quatro edições do evento Nos Embalos de Sábado à Noite, o Centro Literário Pedro Nestor, que ficou tantos anos fechado, abriu suas portas para a nostalgia e a alegria. Com atrações especiais, o espaço recebeu frequentadores das antigas horas dançantes e um novo público, que desconhecia sua história e a beleza de seu interior, totalmente revitalizado pela atual administração.

No prédio, que sedia a Academia Municipal de Dança Juliana Grassi e a Academia Municipal de Letras, também foram realizadas várias edições do Terça Literária, com encontros e bate papos entre autores e o público em geral.



Escola Municipal de Artes e Ofício Raimundo Nogueira de Faria – Sica

 

Cumprindo seu papel de incentivar a arte e a cultura em Pará de Minas por meio da promoção de cursos e da realização de exposições, a Escola de Artes teve sua agenda de atividades bastante movimentada. Ao longo do ano, mais de 500 alunos foram atendidos nos cursos regulares gratuitos de Amigurumi, Artes Integradas, Biscuit, Bordado, Cerâmica, Crochê, Desenho, Iniciação ao Desenho, Iniciação à Pintura, Macramê, Marcenaria Sustentável, Marcenaria Tradicional, Pintura em Tecido, Pintura em Tela, Tapeçaria Arraiolo e Tear Chileno.


Além disso, a Escola, que teve revitalizada a pintura de sua fachada, promoveu diversas exposições, dentre as quais, mostras temáticas e de trabalhos de artistas pará-minenses.


O apoio ao Grupo de Produção de Cerâmica foi outra ação de destaque dentre as desenvolvidas pela Escola de Artes. Responsável por dar notoriedade a arte ceramista em Pará de Minas, o GPO contribuiu com suas atividades para a preservação e projeção dessa manifestação artística que é registrada como patrimônio imaterial do município.

A realização da grande Cantata de Natal, a abertura do Presépio confeccionado por Sica e a tradicional exposição de trabalhos de seus alunos fecharam a programação interna da Escola em 2022. A exposição de peças da arte ceramista no stand da Secretaria de Estado de Cultura, durante a Feira Nacional do Artesanato realizada no Expominas, em Belo Horizonte, foi a última promoção externa da Escola.



Escola Municipal de Música Geraldo Martins - Geraldinho do Cavaquinho

 

Em 2022, semanalmente, a Escola atendeu mais de 800 alunos em seus cursos regulares de canto, violão, teclado, percussão e instrumentos de sopro e também em diversas promoções como oficinas, encontros e aulões. O suporte às atividades da Banda de Música Lira Santa Cecília em muito contribuiu para a valorização e a conservação dessa típica tradição cultural mineira. Além da promoção de várias apresentações no auditório da própria escola, também realizou recitais no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida e participou de vários eventos públicos.

Neste ano, a Escola Municipal de Música Geraldo Martins ainda esteve em evidência pela promoção do Encontro Regional de Bandas de Pará de Minas, evento que trouxe a Pará de Minas corporações musicais de diversos municípios.


A realização de Concertos Natalinos na Igreja do Patronato e na Matriz de São Francisco, eventos que contaram com as participações da Banda de Música Lira Santa Cecília e dos Corais Nossa Senhora da Piedade e Dom Maior, finalizaram as atividades externas da Escola em 2022.



Estação Cultural



Durante 2022, o espaço recebeu um público recorde, superior a 4 mil pessoas, sendo a maior parte formado por alunos de escolas públicas, projetos sociais e a população em geral. As quatro exposições realizadas na Estação Cultural foram prestigiadas por mais de 2 mil pessoas. O espaço também foi usado para a realização de sessões de cinema, palestras, reuniões e outros eventos.

 

Museu Histórico, Documental, Fotográfico e do Som de Pará de Minas

 

A instituição que abriga a memória histórica de Pará de Minas, prosseguiu em 2022 com o trabalho de inventário e organização do acervo de itens que registram a evolução do Município, em seus mais diversos aspectos. Além disso, o órgão realizou três exposições: Nosso Museu, Nossa História, A imprensa de Pará de Minas e Madonas, que foram visitadas por mais de 2 mil pessoas.


Por meio do projeto Historiar, Preservando o Nosso Passado Rumo ao Futuro, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Museu Histórico levou informações sobre o rico patrimônio cultural de Pará de Minas a centenas de alunos.


A realização de 10 edições do projeto Quinta no Museu representou oportunidades para apresentações de músicos e artistas e de entretenimento e cultura para um público superior a mil pessoas.


Um novo projeto foi implantado em 2022 pelo Museu Histórico: o Vivendo a Maturidade, que possibilitou à Terceira Idade vivências culturais diversificadas, como literatura, música, gastronomia e teatro.


O trabalho compartilhado com parceiros possibilitaram a realização de eventos como as Contoadas e apresentações de guardas de congo. O espaço também recepcionou ao longo do ano mais de 1200 alunos das redes municipal, estadual e particular em visitas guiadas.


Em 2022, o Museu Histórico recebeu nova pintura externa.



Parque de Exposições – Chicão

 

Desde fevereiro, o Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, o Chicão, vem passando por intervenções que visam a revitalização e a modernização do espaço. Neste ano, ele recebeu novos banheiros, teve sua segurança reforçada com a instalação de mais de 1200 metros de concertinas e de quatro câmaras do Sistema Olho Vivo. A portaria do Chicão passou a funcionar 24 horas e um novo centro administrativo foi criado para melhor acolher todos os eventos realizados neste que é um dos maiores parques de exposições do Estado de Minas Gerais.


Mais de 80 mil pessoas marcaram presença nos eventos realizados no Chicão, dentre os quais se destacam a Exposição do Cavalo Campolina, a abertura dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), a 36ª Cavalgada de Pará de Minas, a Prova Chicão dos Três Tambores, o Moto Rock, a Festa do Frango e do Suíno, a 1ª Conecta Agro, o Fúria sobre Rodas e o Circuito Lavi.

 

Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida

 


Em 2022, o Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida celebrou os seus 10 anos de fundação. E para comemorar essa primeira década de atividades, foram realizadas uma série de eventos e projetos culturais visando reafirmar a importância deste espaço cultural para o desenvolvimento artístico da cidade. O lançamento do selo comemorativo do décimo aniversário da casa de espetáculos reuniu todos os grupos teatrais da cidade para uma noite especial cheia de arte, memórias e emoções.

O Festival de Cenas Curtas de Teatro e Dança chegou à sua 7ª edição e, depois de dois anos em formato virtual, agregou diversos artistas cênicos de Pará de Minas e região para dois dias de intensa atividade cultural.


Em outubro, a fusão entre os projetos Cultura de Criança e Parabenjamim deu vida a uma programação artística especialmente voltada para as infâncias e juventudes, contemplando este público com espetáculos circenses, teatrais e musicais.


Duas outras iniciativas merecem destaque por terem aproximado ainda mais o Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida da população: em primeiro lugar, uma parceria singular com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social a partir da qual, pelo menos 10% dos ingressos dos eventos, gratuitos ou não, passaram a ser direcionados para as famílias inscritas no CadÚnico; e, em segundo lugar, a implantação do projeto Nos Bastidores da Cena, em parceria com o ator Rony Morais. A proposta abriu as portas do Teatro para visitas guiadas de alunos matriculados em escolas do município. Após conhecerem o espaço, as crianças realizam uma aula de teatro para vivenciarem na prática a arte cênica.

Ao longo do ano, o Teatro Municipal apoiou e recebeu uma grande diversidade de outras espetáculos musicais, cênicos, formativos e institucionais de Pará de Minas, de Minas e de distintos pontos do Brasil.



Biblioteca Municipal Professor Mello Cançado

 

Ao longo de 2022, a Biblioteca promoveu diversas iniciativas que incentivaram a leitura em Pará de Minas. Durante o ano, o órgão contabilizou 10.616 empréstimos de livros, sendo 4.464 de literatura estrangeira, 685 de literatura brasileira e 2.681 de literatura infantil e infantojuvenil. A equipe da biblioteca também participou de várias edições do evento Cultura na Praça, levando o projeto Biblioteca Itinerante até a população. Além disso, realizou a Exposição dos Escritores Pará-minenses.
 


Eventos

 

Durante o ano foram realizados vários eventos e projetos, dentre eles destacam-se seis edições dos projetos Cultura na Praça e Coreto Musical. Também devem ser considerados o apoio a vários outros eventos realizados em Pará de Minas, como o Festival Dipanas Blues, a 1ª Festa do Biscoito e o Festival de Cinema Infantil.

 

 

Clique aqui para visualizar o balanço geral de 2022 e as retrospectivas de todas as Secretarias.

Compartilhar notícia