CONVOCAÇÃO EDUCAÇÃO

Convocação Edital 12/2022 - PEB II - Regente de Turma APAE - Clique aqui

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Classificação Edital 12/2022 - PEB II - Regente de Turma - APAE - Clique aqui

Edital de Convocação 12/2022 - Diário Oficial de 14/06/2022 - Páginas 23 e 24 - Clique aqui

 

 

 


PROCESSO SELETIVO

Convocação dos Aprovados no Processo Seletivo Simplificado - Edital 03/2022 - Diário Oficial de 21/06/2022 - Página 16 - Clique aqui

Homologação do Processo Seletivo Simplificado - Edital 03/2022 - Diário Oficial de 14/06/2022 - Página 25 - Clique aqui

Classificação de Candidatos Edital 03/2022 - Diário Oficial de 11/06/2022 - Páginas 8 e 9. Clique aqui

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PROJETO: INCLUSÃO NA QUINTA

No dia 12 de maio, na E.M. Orosina Cecílio Mendonça, iniciou o Projeto Inclusão na Quinta, direcionado aos Profissionais de Apoio Escolar. O projeto conta com a parceria entre a Gerência de Políticas de Inclusão e o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. A proposta é proporcionar rodas de conversa sobre temas relacionados à Educação Especial e Inclusiva, contribuindo, assim, com a formação continuada dos Educadores da Rede Pública Municipal de Ensino. Participaram do encontro sessenta educadores com o tema Deficiência Intelectual: conceito, critérios diagnósticos e aspectos práticos da inclusão escolar. Estão previstos encontros sobre autismo, adaptações curriculares, construção de recursos e materiais pedagógicos adaptados, TDAH.


CMEI JOSÉ QUEIRÓZ E O BRINCAR HEURÍSTICO

O brincar heurístico remete à ideia de descoberta e exploração investigativa, tendo como objetivo central a investigação espontânea de diferentes tipos de objetos. Permite que as crianças aprendam a partir da ação e manipulação de diversos materiais. No CMEI José Queiroz utilizamos a proposta como forma de aprendizagem onde as crianças desde bem pequenas realizam suas experiências criando oportunidades de potencializar a ação autônoma e sua liberdade em investigar. Durante a brincadeira, o professor ocupa um papel importante para sustentar a atividade espontânea das crianças, e isso exige uma postura de disponibilidade e atenção permitindo que as crianças sigam seu ritmo e possam se concentrar em sua atividade de descoberta dos materiais ofertados a elas. Kelen e Miriam, professoras do Infantil I relatam a seguinte experiência: Montamos dois cestos e dividimos as crianças em dois grupos. Elas se mostraram bastante curiosas e interessadas com os objetos. Durante este momento, algumas crianças transferiram objetos de uma lata para outra, utilizaram as latas para produzirem sons. Demonstraram curiosos com os rolinhos, encaixando nos braços como pulseiras, utilizaram a lata, sabugo de milho e colher, fazendo comidinha. Descobriram novas sensações. Tivemos uma manhã prazerosas e de grandes descobertas. O brincar heurístico é uma das práticas intencionais que as professoras do CMEI José Queiroz utilizam na construção de conhecimentos a partir da concepção de criança, de sua singularidade, das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem, respeitando os percursos individuais e coletivos de cada um. 

Diretora Maura Lúcia Faria


Projeto Historiar - Preservando o nosso passado rumo ao futuro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Projeto Historiar está sendo realizado com as turmas dos 5º anos do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais das Escolas Municipais, e tem como principais objetivos a salvaguarda e a proteção dos bens materiais tombados, móveis e imóveis, e os bens imateriais registrados de nossa cidade.
O projeto foi desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura e Comunicação Institucional, que, por meio da Educação Patrimonial busca levar os alunos a vivenciar experiências bastante significativas e relevantes para uma boa formação cidadã, resgatando nossa memória, reafirmando nossa identidade e nossas raízes, num processo contínuo de criação e recriação de nossa história.
Os alunos do projeto participam de aulas, oficinas, jogos e brincadeiras, passeios culturais, visitas guiadas ao Museu Histórico de Pará de Minas e aos demais patrimônios que contam a rica história do nosso município e do nosso povo.


Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio é dedicado ao Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

As escolas municipais desenvolveram ações abordando o tema “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” com objetivo geral mobilizar e convocar a comunidade escolar para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes.

Aconteceram rodas de conversa sobre o tema, panfletagem no espaço escolar, exibição de filmes, apresentação de peças teatrais, palestras para as famílias, entre outros.

A violência contra as crianças e adolescentes é uma triste realidade que atinge todas as classes sociais, além de ser crime e violar os direitos humanos, causa danos irreparáveis no desenvolvimento físico, psíquico, social e moral.

Não se cale diante da violência, denuncie! Para denúncias, disque 100.


APRENDE BRASIL – Formação para os Educadores da Educação Infantil

Nos dias 3, 4 e 5 de maio de 2022 a Secretaria Municipal de Educação promoveu, em parceria com a Editora Aprende Brasil, formações para os Educadores da Educação Infantil: 1º e 2° períodos.
Os temas abordados foram: “O desenvolvimento infantil” e “A concepção de infância, criança e Educação Infantil” com o objetivo de promover reflexões sobre a importância da observação no processo pedagógico da educação infantil e o olhar cuidadoso da infância que no decorrer dos tempos sofreu grandes transformações.
As formadoras elogiaram a participação e o envolvimento de todos dos educadores.


APRENDE BRASIL - Cursos de Implantação Anos Finais

No dia 21/03/2022 aconteceu o curso de implantação do material didático Aprende Brasil, com o objetivo de promover reflexões sobre as demandas educacionais presentes nos processos de ensinar e aprender dos componentes curriculares e estabelecer um diálogo sobre os desafios, as necessidades e as experiências relacionados à ação de cada ator educativo na efetivação do trabalho.
Participaram da formação os Professores e Especialistas em Educação do Ensino Fundamental anos finais, Profissionais de apoio e as Professoras de Atendimento Educacional Especializado- AEE.
Os profissionais participaram com empenho, dedicação e envolvimento. Os formadores do Aprende Brasil elogiaram a participação de todos os envolvidos principalmente dos professores que enriqueceram com seus conhecimentos e habilidades.


Formação Continuada para Profissionais Apoio Escolar - Anos Iniciais

 

A Secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento Pedagógico e da Gerência de Políticas de Inclusão promoveram a formação no dia 06 de abril de 2022. Foram apresentadas e discutidas as principais atribuições e responsabilidades dos profissionais de apoio escolar referente ao planejamento de desenvolvimento individual, à elaboração de adaptações curriculares, à definição de estratégias e à confecção de material pedagógico adaptado que assegurem o processo de escolarização de estudantes com deficiência e autismo – público-alvo da educação especial.


APRENDE BRASIL - Oficinas Pedagógicas para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Com objetivo de proporcionar formação aos Professores do Ensino Fundamental do 1° ao 5° ano, a Secretaria Municipal de Educação promoveu durante os dias 04, 05 e 06 de abril, cursos com os temas: "Ler, compreender e interpretar- estratégias para os Anos Iniciais" e "Compreendendo as operações em problemas matemáticos". Os encontros reuniram cerca de 170 professores. Os conteúdos foram abordados de maneira lúdica despertando assim o interesse dos participantes proporcionando momentos de muito aprendizado.


FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES


Os professores do Ensino Fundamental ( anos iniciais e finais ) das escolas localizadas na zona rural participaram do curso online Escola da Terra no período de abril a dezembro em 2021. A parceria foi com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo da Faculdade de Educação da UFMG com a Secretaria Municipal de Educação de Pará de Minas. Os coordenadores do programa fizeram uma visita à SMED no dia 08 de abril de 2022 e entregaram os livros “Didático Educação do Campo” e “Formação de Formadores” para as escolas participantes do curso.


 

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E.M. SÃO JUDAS TADEU RECEBE INSTRUMENTOS MUSICAIS

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social fizeram a entrega simbólica de 20 flautas na Escola Municipal São Judas Tadeu-Bairro João Paulo II, na manhã do dia 28 de março de 2022.
O objetivo é criar uma banda musical estudantil uma vez que a escola já conta com outros instrumentos musicais.
Estiveram presentes a Secretária Sra. Marluce de Souza Pinto Coelho, o Secretário de Assistência e desenvolvimento Social Flávio Medina Neto, a Diretora Educacional Vanilda Barbosa da Silva, o Diretor da Escola Dênis Carlos da Rocha e o futuro Coordenador da banda Professor e Maestro Márcio Heleno.

 


OFICINAS PEDAGÓGICAS

A Secretaria Municipal de Educação por meio dos Departamentos Pedagógico e Políticas de Inclusão proporcionou oficinas pedagógicas para os Especialistas em Educação. As formações aconteceram nos dias 07 e 14 de março de 2022.
No primeiro dia as Professoras de Sala de Recurso Multifuncional, Beatriz Almeida e Cleonice Gonçalves, esclareceram sobre a “Aplicação e interpretação das provas Operatórias de Piaget” cujo objetivo é identificar o estágio de desenvolvimento do estudante, bem como seu nível de desenvolvimento cognitivo, não se importando como o erro ou acerto das respostas.
No segundo dia de formação, Ivanilson Eleutério (Psicólogo) e Eloísa Mendonça (Professora da Sala de Recurso Multifuncional) conduziram a oficina com o tema “PDI, adaptações e flexibilizações curriculares” com o objetivo de disseminar reflexões a cerca das ações a serem desenvolvidas nas Instituições de Ensino.