CONVOCAÇÃO EDUCAÇÃO

23/09/2022 - 9h50 - 2ª Chamada Convocação Edital 21/2022 - Clique aqui

23/09/2022 - 9h50 -  2ª Chamada Convocação Edital 20/2022 - Clique aqui 

 

22/09/2022 - 10h44 - Convocaação Profissional Apoio Resolução 15/2022Clique aqui 

22/09/2022 - 10h42 - Convocação Edital 21/222Clique aqui

22/09/2022 - 10h40 - Convocação Edital 20/2022 - Clique aqui 

 

21/09/2022 - 11h25 - Classificação editala 21/2022 para as funções de:

PEB III - Matemática - Clique aqui

PEB II - Regente de Turma - Clique aqui

21/09/2022 - 11h20 - Classificação Edital 20/2022 para as funções de:

PAEB - Regente de Turma - Clique aqui

PEB I -Regente de Turma - Clique aqui

Especialista em Educação - Clique aqui

Servente Escolar - Clique aqui

13/09/2022 - 10h35 - Edital de Convocação 21/2022 - Clique aqui

13/09/2022 - 08h10 - Edital de Convocação 20/2022 - Diário Oficial de 13/09/2022 - Páginas 8 e 9 - Clique aqui

 

 

 


PROGRAMA JOVENS MINEIROS SUSTENTÁVEIS

No dia 08 de julho de 2022, recebemos a visita do Fiscal Ambiental André Ruas, Gestor do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pará de Minas.

A finalidade da visita foi conhecer os alunos participantes, Professores e Diretores das Escolas Municipal Dona Cotinha, bairro Padre Libério e Escola Municipal Professora Izaltina Mendonça Meireles, bairro Serra Verde.

Primeiramente, foi nas salas de aula dos 8º anos das duas Escolas, inteirou-se com os alunos, explicou o Programa, fez uma avaliação oral, ouviu sugestões, respondeu a perguntas feitas pelos mesmos. Depois aconteceu uma reunião com os professores envolvidos, Vaneska Murta, Arthur Duran, Fernanda Juliana, os Gestores do Programa da Secretaria Municipal, Cláudio Feliciano e Claudete Santos e da Diretora Isabel Critina Silva.


ENCERRAMENTO DO PROERD ENSINO FUNDAMENTAL 2022

O PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas, implementado pela Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, encerrou o semestre em grande estilo na quadra Poliesportiva do Colégio Sagrado Coração de Maria no dia 07 de julho de 2022.

Mais de 300 alunos do 5º ano, de nove escolas das redes: Municipal, Estadual e Privada, concluíram e receberam o certificado de participação do Programa.

O Concurso de Produção de Texto, teve quatro melhores produções, lida pelas alunas vencedoras, que receberam das mãos do Cabo Assis, uma réplica da viatura policial e o mascote de pelúcia Leão Dara, como prêmio.

Estiveram presente, para a alegria das crianças a Liga da Justiça, com os personagens super-heróis, o Leão Dare e o PM Legal, este último entrou na quadra em uma motocicleta da Polícia Militar.

 


PROERD EDUCAÇÃO INFANTIL 2022

Aconteceu no CMEI Padre Hernani Ferreira no bairro Dom Bosco, no dia 05 de julho de 2022, a Formatura do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas – Educação Infantil, implementado pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, ministrado pelo Cabo Homar Assis.

As duas turmas do 2º Período participaram da cerimônia, com a presença do Tenente Coronel Paulo Antônio de Moraes Paula, a Coordenadora do PROERD da Secretaria de Educação, Sra. Vânia Aparecida Batista Lemos Oliveira e a Diretora do CMEI Padre Hernani, Sra Cíntia Aparecida Duarte Pena, além dos pais dos formandos, professoras e demais presentes.

 


I ENCONTRO GESTORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

No dia 29/06/2022 aconteceu o Encontro de Gestores Municipais com a participação de Diretores Escolares, Especialistas em Educação e a Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.
Estavam presentes a Secretária Municipal de Educação Marluce de Sousa Pinto Coelho, os Assessores Cláudio Feliciano e Vanilda Barbosa, o Gerente do Departamento de Políticas de Inclusão Ivanilson Eleutério e o Coordenador Pedagógico do Sistema de Ensino Aprende Brasil Rômulo Sobrinho.
Com o objetivo de contribuir para a compreensão acerca da gestão
da sala de aula, visando a performance dos
educadores e o contexto de aprendizagem
natural dos alunos.
O trabalho em parceria é fundamental para articular as ações nas Instituições de Ensino.


PROJETO: INCLUSÃO NA QUINTA

No dia 12 de maio, na E.M. Orosina Cecílio Mendonça, iniciou o Projeto Inclusão na Quinta, direcionado aos Profissionais de Apoio Escolar. O projeto conta com a parceria entre a Gerência de Políticas de Inclusão e o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. A proposta é proporcionar rodas de conversa sobre temas relacionados à Educação Especial e Inclusiva, contribuindo, assim, com a formação continuada dos Educadores da Rede Pública Municipal de Ensino. Participaram do encontro sessenta educadores com o tema Deficiência Intelectual: conceito, critérios diagnósticos e aspectos práticos da inclusão escolar. Estão previstos encontros sobre autismo, adaptações curriculares, construção de recursos e materiais pedagógicos adaptados, TDAH.


APRENDE BRASIL - Cursos de Implantação Anos Finais

No dia 21/03/2022 aconteceu o curso de implantação do material didático Aprende Brasil, com o objetivo de promover reflexões sobre as demandas educacionais presentes nos processos de ensinar e aprender dos componentes curriculares e estabelecer um diálogo sobre os desafios, as necessidades e as experiências relacionados à ação de cada ator educativo na efetivação do trabalho.
Participaram da formação os Professores e Especialistas em Educação do Ensino Fundamental anos finais, Profissionais de apoio e as Professoras de Atendimento Educacional Especializado- AEE.
Os profissionais participaram com empenho, dedicação e envolvimento. Os formadores do Aprende Brasil elogiaram a participação de todos os envolvidos principalmente dos professores que enriqueceram com seus conhecimentos e habilidades.


CMEI JOSÉ QUEIRÓZ E O BRINCAR HEURÍSTICO

O brincar heurístico remete à ideia de descoberta e exploração investigativa, tendo como objetivo central a investigação espontânea de diferentes tipos de objetos. Permite que as crianças aprendam a partir da ação e manipulação de diversos materiais. No CMEI José Queiroz utilizamos a proposta como forma de aprendizagem onde as crianças desde bem pequenas realizam suas experiências criando oportunidades de potencializar a ação autônoma e sua liberdade em investigar. Durante a brincadeira, o professor ocupa um papel importante para sustentar a atividade espontânea das crianças, e isso exige uma postura de disponibilidade e atenção permitindo que as crianças sigam seu ritmo e possam se concentrar em sua atividade de descoberta dos materiais ofertados a elas. Kelen e Miriam, professoras do Infantil I relatam a seguinte experiência: Montamos dois cestos e dividimos as crianças em dois grupos. Elas se mostraram bastante curiosas e interessadas com os objetos. Durante este momento, algumas crianças transferiram objetos de uma lata para outra, utilizaram as latas para produzirem sons. Demonstraram curiosos com os rolinhos, encaixando nos braços como pulseiras, utilizaram a lata, sabugo de milho e colher, fazendo comidinha. Descobriram novas sensações. Tivemos uma manhã prazerosas e de grandes descobertas. O brincar heurístico é uma das práticas intencionais que as professoras do CMEI José Queiroz utilizam na construção de conhecimentos a partir da concepção de criança, de sua singularidade, das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem, respeitando os percursos individuais e coletivos de cada um. 

Diretora Maura Lúcia Faria


Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio é dedicado ao Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

As escolas municipais desenvolveram ações abordando o tema “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” com objetivo geral mobilizar e convocar a comunidade escolar para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes.

Aconteceram rodas de conversa sobre o tema, panfletagem no espaço escolar, exibição de filmes, apresentação de peças teatrais, palestras para as famílias, entre outros.

A violência contra as crianças e adolescentes é uma triste realidade que atinge todas as classes sociais, além de ser crime e violar os direitos humanos, causa danos irreparáveis no desenvolvimento físico, psíquico, social e moral.

Não se cale diante da violência, denuncie! Para denúncias, disque 100.


APRENDE BRASIL – Formação para os Educadores da Educação Infantil

Nos dias 3, 4 e 5 de maio de 2022 a Secretaria Municipal de Educação promoveu, em parceria com a Editora Aprende Brasil, formações para os Educadores da Educação Infantil: 1º e 2° períodos.
Os temas abordados foram: “O desenvolvimento infantil” e “A concepção de infância, criança e Educação Infantil” com o objetivo de promover reflexões sobre a importância da observação no processo pedagógico da educação infantil e o olhar cuidadoso da infância que no decorrer dos tempos sofreu grandes transformações.
As formadoras elogiaram a participação e o envolvimento de todos dos educadores.


PROCESSO SELETIVO

Convocação dos Aprovados no Processo Seletivo Simplificado - Edital 03/2022 - Diário Oficial de 21/06/2022 - Página 16 - Clique aqui

Homologação do Processo Seletivo Simplificado - Edital 03/2022 - Diário Oficial de 14/06/2022 - Página 25 - Clique aqui

Classificação de Candidatos Edital 03/2022 - Diário Oficial de 11/06/2022 - Páginas 8 e 9. Clique aqui

Consulte o Edital AQUI

Retificação do Anexo I do Edital CLIQUE AQUI

Retificação do número de vagas CLIQUE AQUI

 

 

 


Formação Continuada para Profissionais Apoio Escolar - Anos Iniciais

 

A Secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento Pedagógico e da Gerência de Políticas de Inclusão promoveram a formação no dia 06 de abril de 2022. Foram apresentadas e discutidas as principais atribuições e responsabilidades dos profissionais de apoio escolar referente ao planejamento de desenvolvimento individual, à elaboração de adaptações curriculares, à definição de estratégias e à confecção de material pedagógico adaptado que assegurem o processo de escolarização de estudantes com deficiência e autismo – público-alvo da educação especial.


Projeto Historiar - Preservando o nosso passado rumo ao futuro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Projeto Historiar está sendo realizado com as turmas dos 5º anos do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais das Escolas Municipais, e tem como principais objetivos a salvaguarda e a proteção dos bens materiais tombados, móveis e imóveis, e os bens imateriais registrados de nossa cidade.
O projeto foi desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura e Comunicação Institucional, que, por meio da Educação Patrimonial busca levar os alunos a vivenciar experiências bastante significativas e relevantes para uma boa formação cidadã, resgatando nossa memória, reafirmando nossa identidade e nossas raízes, num processo contínuo de criação e recriação de nossa história.
Os alunos do projeto participam de aulas, oficinas, jogos e brincadeiras, passeios culturais, visitas guiadas ao Museu Histórico de Pará de Minas e aos demais patrimônios que contam a rica história do nosso município e do nosso povo.


APRENDE BRASIL - Oficinas Pedagógicas para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Com objetivo de proporcionar formação aos Professores do Ensino Fundamental do 1° ao 5° ano, a Secretaria Municipal de Educação promoveu durante os dias 04, 05 e 06 de abril, cursos com os temas: "Ler, compreender e interpretar- estratégias para os Anos Iniciais" e "Compreendendo as operações em problemas matemáticos". Os encontros reuniram cerca de 170 professores. Os conteúdos foram abordados de maneira lúdica despertando assim o interesse dos participantes proporcionando momentos de muito aprendizado.


FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES


Os professores do Ensino Fundamental ( anos iniciais e finais ) das escolas localizadas na zona rural participaram do curso online Escola da Terra no período de abril a dezembro em 2021. A parceria foi com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo da Faculdade de Educação da UFMG com a Secretaria Municipal de Educação de Pará de Minas. Os coordenadores do programa fizeram uma visita à SMED no dia 08 de abril de 2022 e entregaram os livros “Didático Educação do Campo” e “Formação de Formadores” para as escolas participantes do curso.


 

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E.M. SÃO JUDAS TADEU RECEBE INSTRUMENTOS MUSICAIS

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social fizeram a entrega simbólica de 20 flautas na Escola Municipal São Judas Tadeu-Bairro João Paulo II, na manhã do dia 28 de março de 2022.
O objetivo é criar uma banda musical estudantil uma vez que a escola já conta com outros instrumentos musicais.
Estiveram presentes a Secretária Sra. Marluce de Souza Pinto Coelho, o Secretário de Assistência e desenvolvimento Social Flávio Medina Neto, a Diretora Educacional Vanilda Barbosa da Silva, o Diretor da Escola Dênis Carlos da Rocha e o futuro Coordenador da banda Professor e Maestro Márcio Heleno.

 


OFICINAS PEDAGÓGICAS

A Secretaria Municipal de Educação por meio dos Departamentos Pedagógico e Políticas de Inclusão proporcionou oficinas pedagógicas para os Especialistas em Educação. As formações aconteceram nos dias 07 e 14 de março de 2022.
No primeiro dia as Professoras de Sala de Recurso Multifuncional, Beatriz Almeida e Cleonice Gonçalves, esclareceram sobre a “Aplicação e interpretação das provas Operatórias de Piaget” cujo objetivo é identificar o estágio de desenvolvimento do estudante, bem como seu nível de desenvolvimento cognitivo, não se importando como o erro ou acerto das respostas.
No segundo dia de formação, Ivanilson Eleutério (Psicólogo) e Eloísa Mendonça (Professora da Sala de Recurso Multifuncional) conduziram a oficina com o tema “PDI, adaptações e flexibilizações curriculares” com o objetivo de disseminar reflexões a cerca das ações a serem desenvolvidas nas Instituições de Ensino.