Chamamento público Apoio e Patrocínio Virada Esportiva

Edital Clique AQUI

Errata Edital Clique AQUI


Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo realiza Seletiva para os Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2022

Inscrições vão até dia 14 de Março

 

No dia 24 de fevereiro, o diretor de esportes Alexandre Valverde reuniu-se com os professores de educação física do município no auditório Dr. Evaldo Alves D’Assumpção, na Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minas, para tratar sobre a seletiva dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2022 e apresentá-los o calendário anual de eventos deste ano.
 

A seletiva se inicia no dia 18 de Março, na quadra Professor Daniel Barbosa e no clube Praça de Esportes do Pará, onde serão disputadas 4 modalidades esportivas: futsal, handebol, basquete e vôlei.

 

A professora de educação física Michele Almeida, que atua em duas escolas no município está otimista com a volta do Jemg após 2 anos sem a competição devido a pandemia. Segundo Michele o esporte é importante na criação de laços afetivos, considerando que os amigos conquistados nos esportes coletivos se tornam uma força mútua para que a equipe alcance os resultados esperados.

 

As inscrições já estão abertas no site da prefeitura de Pará de Minas e vão até o dia 14 de Março. A seletiva terá duas categorias, de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, e os vencedores representarão Pará de Minas na fase microrregional do JEMG 2022.


Pará de Minas recebe primeira etapa LIDCOM Infantil de Handebol

  

A competição teve a participação do árbitro da Federação Internacional de Handebol e dirigente no Departamento da Federação Paulista de Handebol, Nilson Menezes

Aconteceu em Pará de Minas, nos dias 11, 12 e 13 de março, a Etapa LIDCOM de Handebol Infantil e o Curso de Atualização de Regras de Handebol, promovidos pela Liga Desportiva do Centro-Oeste Mineiro – LIDCOM, em parceria com a prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo.

O curso foi ministrado pelo árbitro da Federação Internacional de Handebol e dirigente no Departamento da Federação Paulista de Handebol, Nilson Menezes, e teve como objetivo atualizar os árbitros sobre as novas regras dos jogos de handebol e observá-los durante a prática de arbitragem durante a etapa LIDCOM de Handebol Infantil, onde os árbitros que estavam fazendo o curso, estavam também arbitrando.

O vice-prefeito e secretário de esportes Paulo Francisdale ressaltou a importância da parceria entre LIDCOM e a Prefeitura de Pará de Minas, para a capacitação dos árbitros, contanto com uma grande referência nacional e até mesmo internacional como Nilson Menezes. As expectativas são de que em breve teremos árbitros de nível nacional e até mesmo internacional em nossa região. Ressaltou ainda que Pará de Minas será polo ainda este ano de campeonatos mundiais, e o intuito é disponibilizar para árbitros, técnicos e atletas a oportunidade de aprenderem cada vez mais e fomentar o esporte no município e região.

Para Nilson Menezes foi uma honra receber o convite do seu amigo de jogo, vice-prefeito de Pará de Minas e Secretário de Esportes, Paulo Francisdale de ministrar um Curso para árbitros, pois este investimento feito entre a Prefeitura de Pará de Minas e LIDCOM é importantíssimo para que os árbitros possam se aperfeiçoar cada vez mais buscando alcançar seus objetivos dentro de quadra. Falou ainda que o Curso foi dividido em duas partes, a teórica e a prática, e este foi o diferencial, pois normalmente estes cursos se resumem apenas em palestras. Nilson aproveitou para falar do cenário atual do Handebol Brasileiro, onde a modalidade precisa de mais estrutura e investimento para que consiga voltar a ser campeã, mais que acredita que temos potencial, com jogadores de ponta que muitas vezes vão para a Europa devido a falta de apoio e investimento. E acrescentou que o apoio que a Prefeitura de Pará de Minas dará aos atletas com a estrutura de Centro de Treinamento que será realizado no próximo mês é um marco para o município e região, e que espera que sejam descobertos grandes atletas.

A competição teve a participação de diversos municípios como Divinópolis, Nova Serrana, Martinho Campos, Leandro Ferreira e Pará de Minas, contando com nove equipes, com atletas entre 12 e 14 anos, onde a equipe de Pará de Minas, representada pelo projeto social Praminas, ficou com o primeiro lugar na categoria masculina, já na categoria feminina o primeiro lugar ficou com a equipe Raça de Divinópolis.

 


Prefeitura realiza Campeonato Municipal de Futebol Sub-17

 

 

Equipe Portuguesa sagrou-se campeã do Torneio

Finalizou na última quarta-feira, 27 de abril, o Campeonato Municipal de Futebol Sub-17, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo em parceria com a Liga Desportiva de Pará de Minas.

Os jogos do campeonato aconteceram no Estádio Municipal José Porfírio de Oliveira,  Campo do Guarany Esporte Clube e contou com a participação de seis equipes com aproximadamente 150 atletas de Pará de Minas e região, onde a equipe do Portuguesa sagrou-se campeã do Torneio.

“Tivemos a oportunidade de rever depois de muito tempo os atletas da categoria de base de Pará de Minas e região participando de um evento organizado pela prefeitura, ficamos muito felizes com a participação de todos, principalmente do público que esteve presente em todas as rodadas, e ontem para final foram aproximadamente 300 pessoas no Campo do Guarany, que foram ver nossos futuros grandes atletas aqui do município” afirmou o diretor de Esportes Alexandre Valverde.

A prefeitura de Pará de Minas realizará outros eventos do futebol durante o ano em parceria com a Liga Desportiva de Pará de Minas e a programação será divulgada em breve.

 


Paraminense vence Torneio de Peteca em Uberlândia

 

Atleta representou Pará de Minas na Liga Triangulina de Peteca, em Uberlândia

O atleta de Pará de Minas, Getúlio Lopes de Souza Júnior, mais conhecido como Piska, competiu nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2022 pela Liga Triangulina de Peteca, em Uberlândia, representando o nosso município, e se sagrou campeão na categoria máster, ao lado dos seus parceiros de quadra Dione e Ricardo.

 

É uma satisfação enorme representar minha cidade nos torneios que disputo. Sendo eles torneios de altíssimo nível e tenho que me preparar muito antes, com treinamentos, alimentação e preparação física”. Declarou o paraminense Piska.

 

O jogador de peteca também foi campeão no último ano representando Pará de Minas no Campeonato Mineiro de Peteca, que aconteceu na cidade de Betim/MG e no Campeonato Brasileiro de Peteca, em Brasília/DF, sempre se destacando nos campeonatos em que participa.

 

 


Torneio de Xadrez é realizado em Pará de Minas com parceria da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo

 

 

Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo disponibilizará curso de xadrez para escolas do município

 

Nos dias 12 e 13 de Fevereiro, o Clube  Praça de Esportes do Pará realizou o 1º  Torneio de Xadrez em parceria com o  Clube de Xadrez de Pará de Minas e a  Prefeitura, através da Secretaria de  Esporte, Lazer e Turismo.

 

O evento contou com 30 xadrezistas de Pará de Minas e demais municípios mineiros. Foram várias horas de planejamento e estratégias e o clube já estuda a possibilidade de um novo torneio.

 

O xadrez é um esporte que está crescendo cada vez mais na cidade, dessa maneira a Prefeitura através da secretaria de Esporte, Lazer e Turismo oferecerá aos professores de educação física do município um curso de iniciação de xadrez onde irá também disponibilizar as escolas o material para treinamento dos estudantes na modalidade com a finalidade de disputarem futuros torneios escolares.

 

O Diretor de Esporte, Alexandre Valderde mencionou “O Xadrez é um esporte de extrema importância para os alunos e a pessoa em si, pois trabalha raciocínio, concentração, agilidade, coordenação motora, entre outros. É uma modalidade complexa, principalmente voltada na área mental, então estamos apoiando e incentivando através de parceiras com a Federação Mineira de Xadrez e com o Clube de Xadrez de Pará de Minas, trazendo cursos e eventos ao longo do ano para toda a população.”

 

Em breve a secretaria de Esporte Lazer e Turismo divulgará a data para a realização do curso de iniciação de Xadrez


Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo apresenta planejamento do Jepam para diretoras de estabelecimentos de ensino

Educadores também conheceram calendário esportivo de 2022

 

 

No dia 18/02, a equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo reuniu-se no auditório da Escola Municipal de Música Geraldo Martins com diretores e representantes de estabelecimentos de ensino das redes municipal, estadual e particular para apresentação do planejamento dos Jogos Escolares de Pará de Minas – JEPAM. Durante o encontro, também foram divulgados os eventos planejados pela pasta para o calendário esportivo de Pará de Minas em 2022.

De acordo com o Diretor de Esporte, Lazer e Turismo, Alexandre Valverde, a reunião foi muito importante para fortalecer a integração das áreas da educação e do esporte, ampliando o acesso da população à prática esportiva em Pará de Minas. Valéria Ferreira, diretora da Escola Municipal Conceição Maria Moreira, localizada na comunidade rural de Limas, ressaltou a importância do esporte para o desenvolvimento físico, intelectual e comportamental dos estudantes.

Já o professor de Educação Física Felipe Nonato, que atua na mesma instituição de ensino, destacou seu otimismo em relação às atividades de educação física promovidas nas escolas, uma vez que os profissionais da área estão tendo acesso a cursos promovidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo. Na sua opinião, essas iniciativas contribuem tanto para o sucesso do trabalho dos professores quanto para o aprendizado dos alunos. O professor considerou ainda a importância dos jogos escolares na vida dos alunos desde a infância. De acordo com Felipe Nonato, por meio do esporte, são ensinadas regras e valores como o respeito e a disciplina, essenciais para a formação integral deles.


Pará de Minas recebe primeira reunião técnica do Circuito Verde de 2022

Reunião teve como objetivo tratar sobre o ICMS turístico e o mapa do turismo brasileiro

 

No dia 15 de fevereiro aconteceu no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, em Pará de Minas a primeira reunião de alinhamento técnico do Circuito Verde – Trilha dos Bandeirantes, do ano de 2022. Na reunião estiveram presentes representantes de vários municípios, com o objetivo de tratar sobre o ICMS turístico e o mapa do turismo brasileiro.

O vice-prefeito e secretário de esporte, lazer e turismo, Paulo Francisdale ressaltou a importância de sediar este primeiro encontro para a valorização da cidade além da infraestrutura que o município oferece.

Segundo a gestora turística da Trilha dos Bandeirantes, Cecília Galvão, a reunião é importante para a integração dos municípios associados além de fomentar a atividade turística em Pará de Minas e região. Cecília Galvão ainda falou sobre a construção da rota turística Caminhos do Padre Libério, “devido a pandemia tivemos uma pausa na construção da rota, onde os trabalhos ficaram somente como pesquisa de gabinete, agora em 2022 retomamos com as oficinas de criação da rota turística, onde foi feito um levantamento dos atrativos existentes em cada município que compõem o circuito turístico dos bandeirantes e que tem uma história com o Padre Libério, seja em relação a moradia, aos fiéis e aos grandes feitos na região.” completou.

Para a gerente de turismo de Pará de Minas Juliana Souza, a reunião foi de grande proveito, pois todos os presentes puderam aprender ainda mais sobre o ICMS Turístico e alinharem sobre a Trilha dos Bandeirantes, do ano de 2022. Juliana mencionou ainda a importância da criação da rota turística Caminhos de Padre Libério favorecendo ainda mais a economia e o turismo religioso no município.