EDITAL DE CHAMANENTO PÚBLICO

Edital Chamamento Público -Fia (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente)

Publicado em 14 de maio de 2022 - pagina 23 /Diário Municipal nº 76  

 

Edital de Chamamento Público FIA ( Fundo Municipal do Idoso)

Publicado em 17 de maio de 2022 - pagina6/Diário Municipal nº 77

Adendo - publicado em 01 de junho de 2022 - pagina nº 7 /Diário Municipal nº 89


Órgão Gestor da Assistência e Desenvolvimento Social

 

Órgão municipal responsável pela gestão e coordenação das ações da política de assistência social. Executa direta e indiretamente os serviços, programas e projetos. Atua na garantia dos direitos socioassistenciais e no enfrentamento de situações de pobreza e vulnerabilidade social.

SERVIÇOS OFERTADOS

Os serviços da política de assistência social são organizados por níveis de complexidade: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade e executados diretamente pelo município nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), bem como de maneira indireta por meio de parceria com a rede privada, formada por organizações da sociedade civil.

- Gestão do Fundo Municipal de Assistência Social;
- Gestão do SUAS;
- Gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família;
- Vigilância Socioassistencial;
- Programa Criança Feliz;
- Auxilio e oferta de apoio técnico às entidades socioassistenciais na elaboração de Plano de Trabalho, Prestação de Contas, bem como realizar periodicamente o levantamento de demandas referentes a prestação de serviços de acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Assistências;
- Gestão Administrativa.

 

ENDEREÇO

Rua do Acre, nº 84 – São José, Pará de Minas/MG | CEP: 35660-106 | (37) 3233-5900.

app-home/api-modulos/secretarias/img/23/6/SMADS-1024x512.jpg

Emprega + Pará de Minas ofertará mais de 400 vagas de trabalho e cursos de capacitação ofertados pela Una

Emprega + Pará de Minas ofertará mais de 400 vagas de trabalho e cursos de capacitação ofertados pela Una


Ação acontece entre os dias 26 a 28 de maio na Escola Estadual Fernando Otávio.

O Centro Universitário Una em parceria com a Associação Comercial (Ascipam), Câmara de Dirigentes Lojistas (CLD), Prefeitura Municipal, Sine e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Pará de Minas realizam nos dias 26 a 28 de maio o “Emprega + Pará de Minas”, feira de emprego e capacitação profissional. O evento ofertará 200 vagas para capacitação e mais de 400 vagas de trabalho ofertadas pelas empresas do município. 


Para concorrer as vagas de emprego, os interessados deverão se inscrever nos cursos ofertados pela Una nos dias 26 e 27 de maio na Escola Estadual Fernando Otávio. Em seguida, os participantes poderão participar de processos seletivos realizados pelas empresas parceiras do evento no dia 28 de maio, de 8h às 13h, na escola localizada no centro da cidade. 


De acordo com a diretora da Una, Cinthia Rocha, a empregabilidade é um dos pilares da instituição de ensino e um dos compromissos com a comunidade. “Como instituição parceira e comprometida com o desenvolvimento do município e inspirada em nossos pilares, queremos ofertar para a comunidade cursos de capacitação para prepará-los para o mercado de trabalho e abrir novos horizontes profissionais. É a Una se fazendo presente em toda a região Centro-Oeste de Minas levando formação de qualidade e novas perspectivas para todos”, destaca.


Para participar dos cursos de capacitação, os interessados deverão se inscrever pelo site www.una.br/empregamaisparademinas .

Programação de cursos 

•    26/05 – 19h 
Atendimento ao cliente: como surpreendê-lo positivamente e obter resultados favoráveis? 
Com: Lidiana Cintia Muniz Vicente 
Local: Escola Estadual Fernando Otávio 

Contabilidade Básica para Auxiliar Administrativo
Com: Júlio César Gonçalves Ramos 
Local: Escola Estadual Fernando Otávio 

Aprenda a criar seu croqui
Com Sínthia Luzia da Silva
Local: Escola Estadual Fernando Otávio 

•    27/05 – 19h
Elaboração de Currículo e Participação em entrevistas
Com: Daniela Pardini 
Local: Escola Estadual Fernando Otávio 

Marketing Pessoal
Com: Giovani Nunes 
Local: Escola Estadual Fernando Otávio 

app-home/api-modulos/secretarias/img/23/44/WhatsApp Image 2022-05-17 at 13.18.22.jpeg

CREAS - O Centro de Referência Especializado de Assistência Social

 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS é destinado à organização e a oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Especial de Média Complexidade do SUAS. O órgão é responsável pela orientação e prestação de serviços especializados e continuados aos indivíduos e famílias que sofrem ou já sofreram violações de direitos.

SERVIÇOS OFERTADOS

Oferece serviços continuados a cidadãos e famílias em situação de risco pessoal e social por ocorrência de:

  • Negligência e abandono;
  • Ameaça e maus tratos;
  • Violência física, psicológica e sexual;
  • Trabalho infantil;
  • Discriminações sociais e infringência aos direitos humanos e
    sociais.

EQUIPE DO CREAS

  • Coordenação;
  • Assistentes Sociais;
  • Psicólogos;
  • Advogados;
  • Apoio Administrativo.

ENDEREÇO

Rua Tamoios, nº 190 – Providência, Pará de Minas/MG | CEP: 35661-157 | (37) 3231-5721 | (37)99811-8653 WhatsApp.

app-home/api-modulos/secretarias/img/23/3/CREAS-1024x512.jpg

Conselho Tutelar

 

O Conselho Tutelar é um órgão público municipal que tem como principal função zelar pelo cumprimento de todos os direitos estabelecidos as crianças e aos adolescentes previstos na Constituição Brasileira (1988) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA,1990). Portanto, busca consolidar os conceitos fundamentais das leis: Prioridade Absoluta e Proteção Integral para o período de desenvolvimento peculiar (0 a 18 anos).

Tem características administrativas de decisões colegiadas para aplicação de Medidas Protetivas no atendimento que envolve a escuta, aconselhamento e encaminhamentos. É constituído por cinco conselheiros que devem ser eleitos para a representação da população na Rede de Proteção e no Sistema de Garantia de Direitos do Município Art. 136 (ECA).

Neste sentido, atuam em supostas situações de riscos e violações dos direitos de crianças e adolescentes:

- Atendimento e acolhimento de denúncias (na sede, telefone e e-mail);
- É realizado visitas domiciliares e institucionais, atendimentos aos envolvidos e averiguação da situação. Em caso de identificação de risco e violação, haverá o encaminhamento aos órgãos competentes;
- Requisições de serviço público: EDUCAÇÃO (solicitação de vaga em CMEI’s, Escolas Municipais e Estaduais).

CANAIS DE DENÚNCIA
Importante: é necessário descrição da suposta situação de risco e violação, endereço completo da suposta vítima e nomes dos envolvidos. É assegurado o anonimato do denunciante.

- (37) 3231-7835;
- Disque 100 – Ministério dos Direitos Humanos;
- conselhotutelar@parademinas.mg.gov.br.


ENDEREÇO
Rua do Acre, nº 84 – São José, Pará de Minas/MG | CEP: 35660-106| (37) 3231-7835.

app-home/api-modulos/secretarias/img/23/5/CONSELHO-TUTELAR-1-1024x512.jpg

Oficina Resgate da Memória é realizada no Centro Pop

O Centro Pop abriu em março de 2014 e desde então realiza registros por meio de fotografias momentos importantes dentro do equipamento. Com essas fotos, foi realizada no dia 07 de março de 2022 a Oficina “Resgate de Memória”. Nesses registros estão algumas pessoas que ainda são acompanhadas e também pessoas que já não são mais atendidas pelo equipamento e que, inclusive, já conseguiram reestabelecer suas vidas por meio da intervenção realizada pelos profissionais que atuam no Centro Pop. A Oficina tem sido feita nos últimos meses e para a Coordenadora do Centro Pop, Nádia Nogueira, é uma experiência muito gratificante para servidores e usuários do serviço uma vez que é possível reviver os bons momentos por meio do registro fotográfico.

 


DIA INTERNACIONAL DA MULHER – CREAS realiza sensibilização no Residencial Cecília Meireles

O CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – realizou nesta última terça (8) no residencial Cecília Meireles ações de sensibilização aos moradores sobre a importância da mulher e seu papel na sociedade. “Na oportunidade, percorremos pelos diversos condomínios e apartamentos, entregando panfletos contendo uma singela homenagem, bem como o endereço e telefone do nosso equipamento e demais meios de proteção para este público, ressaltando a importância do nosso serviço para o acolhimento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica em nosso município.” Relatou o Coordenador do CREAS, Marcos Santos.


Dia de Beleza no Centro de Convivência dos Idosos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi muito especial no Centro de Convivência dos Idosos. Uma parceria com um salão da cidade proporcionou um dia de beleza para as mulheres atendidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A proposta do Dia da Beleza foi de resgatar a auto estima por meio do corte de cabelo e sobrancelha. Entre em contato e saiba mais sobre o Centro de Convivência dos Idosos: Rua São Sebastião, 352 – Bairro JK (37) | 3233-5900 | (37) 99961-3050 WhatsApp.


CRAS Augusto de Oliveira Duarte faz atendimento na Fazenda Limeira

O CRAS Augusto de Oliveira Duarte, no dia 10 de março de 2022, realizou uma ação de atendimento do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na Fazenda Limeira. Os agricultores familiares tiveram atendimento com escuta qualificada para levantamento de demandas, atendimento socioassistencial e psicossocial. A orientadora social do CRAS Augusto, Ilza Barreiros, aproveitou o ambiente do campo e desenvolveu no curral atividades lúdicos pedagógicas para as crianças e adolescentes. “Eles gostaram muito de fazer as atividades desta forma”, afirmou a orientadora. Entre em contato com o CRAS Augusto e saiba mais sobre os serviços ofertados. A equipe está pronta para atendê-los: Rua Georges Collin, nº 371 – Walter Martins, Pará de Minas/MG | (37) 99958-9138 WhatsApp | (37) 3233-5681 | (37) 3233-5900.


Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social recebe representantes da Una para falar sobre Projetos de Desenvolvimento Social

No dia 14 de março de 2022, o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina Neto, recebeu a Diretora Regional da Una, Cinthia Rocha, a Líder Comercial Regional, Isabela Almeida, e a Consultora de Relacionamentos, Priscila Duarte.

O objetivo deste encontro foi o de dialogar sobre os potenciais a serem desenvolvidos por meio da parceria entre a Prefeitura de Pará de Minas e o Centro Universitário Una, com vistas à contribuir no desenvolvimento social dos cidadãos paraminenses.

O Secretário de Assistência, juntamente com as representantes da Una e a Nutricionista dos Promafs Eliane Carvalho, realizaram uma visita à Secretaria Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, sendo recebidos pelo Secretário da Pasta, José Hermano Franco. Visitaram também a Unidade Produtiva de Alimentos do Bairro Walter Martins, a Escola Municipal Dona Cotinha e o Centro de Controle de Zoonoses.


Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Assistência, participa de roda de conversa com Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

 

No dia 22 de março 2022, a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, participou da roda de com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

O Município de Pará de Minas foi representado pelo Secretário Flávio Medina Neto, o qual foi acompanhado pelo Coordenador do CREAS, Marcos Figueiredo, e pelo responsável pelo Tec Pop Minas, Alencar Costa. Na oportunidade o Secretário Municipal entregou para a Secretária de Estado o relatório da ação realizada na cidade: Natal Solidário resgata e fortalece vínculos afetivos e familiares da população privada de liberdade do Complexo Penitenciário Dr. Pio Canedo.

O evento foi promovido pela Secretaria Estadual com o objetivo de integrar gestões locais e a Sedese. A roda de conversa foi conduzida pela Secretária de Estado, Elizabeth Jucá, e contou com a participação de secretários de assistência social, gestores esportivos, gestores da pasta da habitação e equipes técnicas das 54 cidades que compõem a Regional Metropolitana.


Conselho Deliberativo Participativo do Projeto AABB Comunidade se reúne para tratar sobre retorno presencial das atividades

Foi realizada na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, no dia 10 de março de 2022, a reunião do Conselho Deliberativo Participativo do AABB Comunidade para tratar sobre o retorno das atividades do Projeto AABB Comunidade. Na reunião estiveram presentes: o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina Neto; a servidora responsável pelo setor de compras, Júnia Ferreira; a coordenadora do CRAS José Ferreira de Abreu, Ana Silveira; a coordenadora Pedagógica do Projeto AABB Comunidade, Isabela Duarte Silva; a conselheira representante dos familiares do Projeto, Dilma Gonçalves; o conselheiro representante dos socieducandos, Leandro César, e a pedagoga dos Promaf’s, Sandra Borges.

Durante a conversa ficou decidido que o Projeto iniciará de forma presencial no dia 21 de março de 2022, sendo o período da manhã das 8h00min às 10h30min e o período da tarde das 13h00min às 15h30min. No Projeto será desenvolvido atividades de futebol, natação, xadrez, artes, teatro, Escola do Legislativo, dinâmicas e atividades voltadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O público-alvo será 100 crianças de 6 anos à 14 anos e 11 meses.

Para saber mais sobre o Projeto AABB Comunidade, entre em contato com o CRAS José Ferreira de Abreu: Rua Alferes Esteves, 95, Centro, Pará de Minas/MG | (37) 3233-5900 | (37) 99921-4760 Telefone e WhatsApp.