Criadores de Abelhas

Nós da Secretaria de Agronegócio Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, buscamos sempre, dentro do possível, a melhor solução para os problemas relacionados ao agronegócio e ao meio ambiente. Criamos então um formulário para identificar onde estão localizados os criadores de abelhas do município. O objetivo, é juntamente com a Vigilância em Saúde Ambiental, avisar sobre a aplicação de inseticida para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação vida proteger as abelhas, que são importantes polinizadores e essenciais para manutenção e equilíbrio ambiental.

Se você possui colmeias de abelhas, mesmo que seja só uma, ou conhece alguém que tenha, preencha esse formulário e nos ajude nessa ação!
Criadores de Abelhas de Pará de Minas

 

app-home/api-modulos/secretarias/img/34/76/abelhas.png

III Concurso de Fotografia “NOSSAS ÁGUAS”

III Concurso de Fotografia “NOSSAS ÁGUAS” 2024

Tema: Águas Pará-minenses

 

O objetivo do concurso é trazer um olhar artístico para o meio ambiente, através das fotos, assim como elevar a conscientização do cuidado com o meio ambiente, mesclando públicos.

O tema será Águas Pará-minenses: fotografias que contenham imagens de qualquer curso d’água dentro do limite do município de Pará de Minas, no contexto de beleza paisagística e que tenham a água como aspecto central, tais como: rios, córregos, ribeirões, nascentes, veredas e quedas d’água. Registros de interação do ser humano e os recursos hídricos no contexto cultural local. Registros que retratem os diversos usos e finalidades que as águas possuem para os seus usuários, como irrigação, agricultura familiar, preservação de ecossistemas aquáticos, abastecimento humano, dessedentação animal, recreação, aquicultura e pesca, navegação, atividades de lazer e uso industrial.

Acesse o regulamento para participação do evento, preencha o formulário com todas as informações verídicas, e não esqueça de imprimir o Termo de Autorização para Uso de Imagem e Fotografia e anexar no formulário de inscrição.

PERÍODO PARA VOTAÇÃO DE 05 A 15 DE MARÇO DE 2024.

QUAL SUA FOTO FAVORITA?

ACESSE E VOTE.

Não perca nenhuma data, acesse aqui o cronograma completo.

Acompanhe o andamento do Concurso no Instagram @meioambiente_pm.

Para esclarecimentos de dúvidas entre em contato conosco, através do e-mail concursofotografiapm@gmail.com, pelos telefones 37-3233-5878 ou 37-9 9972-3192 (apenas mensagens pelo whatsapp) ou na Sede da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, localizada na Rua Waldemar de Oliveira, nº 606, Bairro Santos Dumont - Pará de Minas. 

 

- Clique e acesse o Regulamento do Concurso.

- Clique e acesse o Termo de Cessão de Direitos de Uso e Responsabilidades.

- Clique e acesse o Termo de Autorização para Uso de Imagem e Fotografia.

- Clique e acesse o Formulário de Inscrição.

- Clique e acesse o Formulário de votação.

- Clique e acesse o Edital de Chamamento Público.

 

Mostre o seu olhar sobre as belezas naturais, culturais e os recursos hídricos de Pará de Minas.

 

 

app-home/api-modulos/secretarias/img/34/74/premiações.jpg

Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva – FAP 2024 - Projeto Oficina Legal

Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva – FAP 2024

Projeto Oficina Legal

 

O Projeto Oficina Legal, é uma extensão ao Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva – FAP, que consiste em ações de fiscalização com caráter orientativo, e tem o objetivo de instruir os empreendedores quanto as melhores práticas ambientais, visando contribuir com a redução dos níveis de poluição e degradação ambiental no município.

- O Projeto possui um viés educativo e visa orientar os proprietários e funcionários de oficinas mecânicas e lava a jatos para que possam entender os riscos e benefícios por trás da gestão ambiental de suas atividades.

Para orientações sobre Oficina mecânica, clique aqui.

Para orientações sobre Lava a jato, clique aqui.

- O público-alvo receberá orientações em todo o período do projeto, através de visitas aos empreendimentos, entrega de material gráfico orientativo como cartilhas, e ainda postagens em redes sociais utilizando recursos de vídeos e conteúdos escritos.

As ações ocorrerão entre o período de fevereiro a abril, a partir do seu lançamento em 1º de fevereiro e se encerrarão com um Workshop que ocorrerá no dia 2 de abril de 2024 às 18 horas, na sede da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, acesse o convite.

Para esclarecimentos de dúvidas entre em contato conosco, pelos telefones 37-3233-5878 ou 37-9 9972-3192 (apenas mensagens pelo whatsapp) ou na Sede da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, localizada na Rua Waldemar de Oliveira, nº 606, Bairro Santos Dumont - Pará de Minas.

 

Acompanhe as informações acerca do projeto Oficina Legal pelo Instagram @meioambiente_pm.

 

app-home/api-modulos/secretarias/img/34/75/feed (1).png

S.I.M.(Serviço de Inspeção Municipal)

O Serviço de Inspeção Municipal atua na inspeção de produtos de origem animal.
Todas as atividades exercidas pelo SIM visam à saúde pública e estão focadas no desenvolvimento do agronegócio.

- Registro de industrias do município com produção de POA ( produtos de origem animal);
- Registro de rótulos de produtos das industrias registradas;
- Avaliação de projetos de reforma e ampliação das industrias registradas;
- Orientações para população sobre produtos de POA inspecionado;
- ConectAgro, com a exposição das industrias do S.I.M.;
- Vistorias nos estabelecimentos registrados para verificação do trabalho realizado;
- Atendimento de denuncias;

Horários de atendimento: segunda a sexta de 7:00 as 16:00
Rua: Waldemar de Oliveira,606 Bairro: Santos Dumont
Para reuniões necessário um agendamento prévio pelo telefone : (37) 3233-5878 - Secretaria de Agronegócio

app-home/api-modulos/secretarias/img/34/67/WhatsApp Image 2023-05-03 at 11.23.58.jpeg

Programa Mais Pecuária Brasil

Mais Pecuária Brasil: é um programa de melhoramento genético de bovinos tanto de corte quanto de leite, funciona em parceria com a CONAFER, na qual, atuam em etapas:
1. A equipe da secretaria de funcionários atribuídos fazem a buscar de pequenos e médios pecuarista realizando o preenchimentos das fichas de cadastros;
2. Após os cadastros, serão agendado datas de análise de escore e seleção das vacas em que participarão do programa, realizamos a brincamento delas e serão confinadas; esta fase pode levar mais tempo para ser concluídas pois na maioria dos animais necessitam de retoque para certeza de não estarem prenhas.
Nesta fase também acontece a escolha de raças dos sêmens para cada produtor( acontece e conversa com o desejo do dono com a anamnese dos veterinários).
3. Envio de todos os relatórios e conclusões para a CONAFER.
4. Agendamento da equipe da CONAFER para estarem vindo para o município para então inciar o protocolo de inseminação artificial em bovinos.

app-home/api-modulos/secretarias/img/34/71/logo-pecuaria-2.png

CODEMA - CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental objetiva a busca, dentro de sua estrutura e atribuições, das condições necessárias para conservação, preservação, melhoria e recuperação do Meio Ambiente, assegurando que as alterações ou modificações em seu meio físico, biológico e socioeconômico, estejam voltadas sempre para a sustentabilidade e para a melhoria de qualidade de vida do cidadão.

 

Para maiores informações, acesse o link: https://sites.google.com/view/agronegciodesenvolvimentorural/home

 

app-home/api-modulos/secretarias/img/34/68/Logo completa - CODEMA.png

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL

Embasados pela Leis Municipais 2.059/82; 6.584/21 e 6.811/23, as fiscais ambientais averíguam denúncias de lote sujo, ambientais diversas e maus-tratos a animais domésticos.

 

Para maiores informações, acessar o link: https://sites.google.com/view/fiscalizaoambiental/home