../app-home/api-modulos/noticias/img/171192/Esporte.jpg

Retrospectiva 2022: Esporte, Lazer e Turismo

 

Ano foi recheado de eventos esportivos em várias modalidades e categorias diferentes

 

Em 2022, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, e Turismo prosseguiu com os esforços para tornar-se a capital mineira do esporte. Diante de um cenário favorável após quase dois anos de fortes restrições impostas pela pandemia, a pasta pôde colocar em prática ações que devolveram à população os benefícios oriundos do esporte. Além dos diversos eventos realizados ou apoiados pela Secretaria e dos apoios dados a atletas e equipes em competições ocorridas em outras cidades, foram feitos investimentos em infraestrutura, projetos e qualificações de profissionais, que ampliaram as oportunidades disponibilizadas à população no setor.

Tendo como um dos principais objetivos a promoção da saúde por meio do esporte, a Secretaria de Esporte, Lazer, e Turismo buscou a diversidade em suas ações, de modo que pudesse contemplar públicos de diferentes idades, classes sociais e localidades do Município. Houve ainda a preocupação em oferecer incentivos não só em modalidades esportivas tradicionais, como futebol, vôlei, basquete e handebol, mas também em outras como badminton, xadrez, judô e futebol americano. O objetivo foi e continua sendo popularizar o esporte em todas as suas modalidades, de maneira inclusiva, para que cada cidadão tenha acesso a uma prática esportiva de seu interesse.

Os grandes eventos realizados pela Secretaria neste ano promoveram o turismo esportivo, trazendo divisas para a cidade e fomentando a economia. A pasta entende que o esporte pode ser não apenas sinônimo de saúde e lazer, mas também uma ponte para atrair pessoas de outras cidades, que contribuirão para o desenvolvimento do turismo local, utilizando a rede hoteleira, os bares, restaurantes e o comércio de maneira geral.

 

Principais ações:

 

Campeonato Mineiro de Futsal Feminino adulto

 

Torneio realizado em Pará de Minas, na quadra do Clube Praça de Esportes, no mês de junho, que contou com a participação de quatro cidades: João Monlevade, Pará de Minas, Gouveia e Itabira.

 

Campeonato Mineiro de Xadrez

 

Também em junho, Pará de Minas sediou o Campeonato Mineiro de Xadrez, na categoria absoluto, com a participação de 392 atletas. O evento foi realizado nas dependências do Clube AABB.

 

Campeonato Mineiro de Handebol Adulto

 

Equipes compostas por atletas matriculados em nossos projetos esportivos, que estão disputando diversos torneios estaduais em várias modalidades.

 

Taça Sudeste Juvenil de Handebol

 

Seis equipes, dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, se enfrentaram no ginásio Prof. Daniel de Oliveira Barbosa, nos meses de maio e junho de 2022. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Handebol.

 

Copa do Brasil de Futsal Feminino adulto

 

No dia 2 de julho, foi disputado na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, o primeiro jogo da fase eliminatória da Copa do Brasil de Futsal Feminino, torneio organizado pela Confederação Brasileira de Futsal. O jogo de volta aconteceu no Ginásio do Clube Praça de Esportes, no dia 12 de julho, entre as equipes Praminas e São José.

 

Campeonato Mineiro de Enduro Downhill

 

O Parque do Bariri 2, na serra da Torre, recebeu em outubro mais um campeonato mineiro, dessa vez com bicicletas de Downhill. O evento contou com a participação de atletas de todo o Estado.

 

Campeonato Brasileiro de Futebol Americano

 

Em julho, no Estádio do Guarany, foi realizado um jogo do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, entre as equipes do Clube Atlético Mineiro e do Cruzeiro Esporte Clube. O evento contou com um grande público.

 

Lidcom

 

A Liga Desportiva do Centro-Oeste Mineiro realizou em 2022 várias etapas em Pará de Minas, envolvendo uma gama enorme de modalidades, como futsal, handebol, vôlei e basquete, com a participação de milhares de atletas durante o ano.

 

Seletiva Jemg 2022 (basquete, vôlei, futsal e handebol)

 

No mês de março, foi disputada a seletiva municipal para o Jemg, evento que contou com a participação de várias unidades escolares do Município, com jogos de futsal, vôlei, basquete e handebol.

 

Etapa Regional do Jemg 2022

 

Pará de Minas sediou a etapa regional do Jemg, com vários municípios envolvidos nas disputas e cerca de 1.400 alunos atendidos. Futsal, vôlei, basquete, handebol, xadrez e badminton foram as modalidades disputadas, contribuindo para um aumento significativo de toda a cadeia turística da cidade.

 

Jepam

 

Centenas de alunos participaram dos Jogos Escolares de Pará de Minas. A competição contou com 12 modalidades: vôlei, futsal, handebol, basquete, atletismo lançamento, atletismo corrida, vôlei de praia, peteca, natação, tênis de mesa, badminton e xadrez.

 

Jepanzinho

 

A Secretaria realizou também os Jogos Escolares de Pará de Minas para os primeiros anos do ciclo de ensino, com adaptação de regras. Foram disputadas as seguintes modalidades: queimada, cabo de guerra, corrida de saco, atletismo, natação, xadrez e dama. O evento contou com a participação de centenas de crianças, das redes de ensino municipal, estadual e particular.

 

Festival Paralímpico

 

Em uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro e a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, foi realizado em setembro em Pará de Minas a segunda edição do Festival Paralímpico, evento voltado para crianças e jovens portadores de deficiência. No total, foram 57 jovens disputando três modalidades: tênis de mesa, badminton e goalball.

 

Copa Minas de Futsal de Surdos

 

No mês de abril, cerca de 11 equipes de futsal de surdos disputaram em Pará de Minas a Copa Minas, com 152 atletas e 22 jogos. O evento contou com a organização da Federação Mineira Desportiva de Surdos.

 

Segunda Etapa do Campeonato Mineiro de Judô

 

O evento foi realizado no mês de junho, no ginásio anexo ao Clube Praça de Esportes, com a participação de 519 atletas de todo o Estado, em várias categorias. A Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo apoiou o evento com a disponibilização do local, equipe de profissionais, equipe de socorristas e fisioterapeutas, além de parte da premiação.

 

Qualificações de agentes esportivos (professores, estagiários e demais profissionais):

 

Capacitação: Deficiências e suas Possibilidades

 

Em abril, a Secretaria, em parceria com a APAE, ofertou aos seus colaboradores uma capacitação sobre Deficiências e suas Possibilidades, ministrado pelas fisioterapeutas Aline Gabriela e Thaís Noronha.

 

Curso de Primeiros Socorros

 

Em fevereiro, a Secretaria, em parceria com o Corpo de Bombeiros, ofertou um curso de Primeiros Socorros aos colaboradores da pasta, ministrado pelo Sargento Oliveira. O intuito foi melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. O público-alvo foi professores e estagiários.

 

Curso de Xadrez para professores da rede de educação

 

De forma presencial, no mês de agosto, e de forma remota, em outubro e novembro, foram ministradas aulas de xadrez para professores da rede municipal de educação, oferecidas pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo e ministradas pelo Prof. Bruno Jacomini. As aulas presenciais ocorreram na Escola Municipal Professora Amélia Guimarães.

 

Curso de Fisiologia do Exercício

 

Em outubro, a Secretaria ofertou um curso de Fisiologia do Exercício a profissionais da área esportiva. Realizado no auditório da Fapam, o curso foi ministrado pelo professor PhD. Marcos Zang, teve carga horária de oito horas e contou com a participação de 41 profissionais.

 

Palestra Desafios Olímpicos

 

O nadador e ex-atleta olímpico Rogério Romero foi o palestrante do evento ocorrido em novembro, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almieda. Participaram do evento 145 pessoas, a maioria delas ligada ao esporte na cidade.

 

Reformas e aquisições:

 

Reforma dos alojamentos da Praça de Esportes

 

Em abril, a Secretaria inaugurou os alojamentos destinados aos atletas da cidade e visitantes. O prédio passou por uma enorme reforma, com a instalação de banheiros, beliches e ar-condicionado nos quartos. O local possui capacidade para acomodar aproximadamente 50 atletas.

 

Reforma da quadra do bairro Dom Bosco

 

O equipamento recebeu diversas melhorias feitas pela Secretaria, como reforma nas telas de proteção, instalação de nova iluminação, instalação de tabela de basquete e melhorias nos banheiros, cozinha, fiação elétrica e pinturas.

 

Instalação de Academia de Rua

 

No Parque Água Limpa, no bairro Senador Valadares, foi instalada uma academia, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores da região.

 

Reforma do Ginásio da Praça de Esportes

 

Está em execução atualmente a obra de reforma do Ginásio. No planejamento, estão contempladas melhorias no telhado, na iluminação, aumento da área de jogo, acesso de ambulância à quadra, acessibilidade para pessoas portadoras de deficiências físicas, dentre outras.

 

Projetos Sociais ou de Rendimentos executados pela Secretaria:

 

Programa Esporte e Cidadania: futsal, vôlei, basquete, handebol, badminton, recreação, jiu-jitsu e tênis de mesa

Núcleos: 10 (Dona Fia, Bola de Gude, Quadra Dom Bosco, Quadra São Cristóvão, Oratório, AABB, Praça de Esportes, Patronato, Centro Comunitário Cecília Meireles e Quadra Daniel Barbosa)

Público atendido: cerca de 795 pessoas

 

Programa Educação + Esporte e Cidadania: futsal, vôlei, basquete, recreação e handebol Núcleos: Cinco escolas (Escola Municipal Professora Izaltina Mendonça Meireles, Escola Estadual Ângela Maria de Oliveira, Escola Municipal Mércia Maria da Silva Chaves, Escola Apogeu e Escola Municipal Professora Amélia Guimarães)

Público atendido: 304 pessoas

 

Programa Melhor Viver: recreação, hidroginástica, alongamento e fortalecimento

Núcleos: 4 (Assodipam, Dona Fia, Praça do Bairro União e Clube da Prefeitura)

Público atendido: 61 pessoas

 

Programa Pará + Esporte: futsal, handebol, badminton e basquete

Núcleos: 3 (Quadra Professor Daniel de Oliveira Barbosa, Quadra Dom Bosco e Quadra São Cristóvão

Público atendido: 86 pessoas

 

Premiação recebida:

 

Melhores do Esporte Mineiro 2022

 

Pará de Minas foi destaque na cerimônia Melhores do Esporte Mineiro 2022, realizada no dia 15 de dezembro, no auditório da PUC, em Belo Horizonte. O Município foi reconhecido como o melhor dentre os 58 que sediaram etapas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). O reconhecimento ao trabalho realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, foi concretizado por entrega de placa especial, outorgada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, através da Subsecretaria de Esporte.

 

 

Clique aqui para visualizar o balanço geral de 2022 e as retrospectivas de todas as Secretarias.

Compartilhar notícia