../app-home/api-modulos/noticias/img/171345/FEED_1ano_EMTBO.png

Escola de Teatro comemora um ano de existência com apresentação especial nesta sexta (12)

Comemoração será no Teatro Municipal, com encenação da peça A Falecida, de Nelson Rodrigues

A Escola Livre de Teatro Municipal Benjamim de Oliveira completa seu primeiro aniversário na próxima sexta-feira (12). Criada pela Prefeitura com o objetivo de incentivar a formação de artistas cênicos e de ampliar o acesso da população à cultura, ela conta com aproximadamente 150 alunos. A comemoração do aniversário será com a encenação de A Falecida, de Nelson Rodrigues, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, na sexta (12), às 20 horas. Os ingressos para o espetáculo já podem ser retirados gratuitamente, na Casa da Cultura.

Glaydston Felipe, Assessor Executivo da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, diz que é um orgulho para a cidade ter um espaço como o da Escola de Teatro. “Em Minas Gerais, não há outra cidade com uma estrutura como a que temos aqui para a Escola de Teatro, atendendo à população de forma gratuita. Então, é momento de celebrar, com muita alegria, esse primeiro ano de vida da Escola”.

Segundo Isabel Faria, Gerente do Teatro Geraldina Campos de Almeida e Coordenadora da Escola de Teatro, sempre foi um desejo da equipe ter um lugar dedicado ao ensino do teatro na cidade. O sonho, enfim, tornou-se realidade em 2023. “A partir do momento em que a Escola foi criada, tivemos uma procura enorme. Muita gente interessada! Um dos objetivos é que as pessoas passem por aqui mas sigam interessadas na arte, continuando o trabalho que começou aqui”.

Isabel afirma que é uma alegria poder celebrar um ano do espaço, que leva o nome de Benjamim de Oliveira, um artista, de acordo com ela, muito respeitado na cidade. Para 2024, a Coordenadora da Escola adianta que ela terá novidades. “Como as turmas já estão mais maduras, estamos ampliando nossa proposta para além dos muros do Teatro. Haverá intervenções fora da escola, bem como duas mostras, uma no meio do ano e outra no final”, conta.

Com o intuito de celebrar o primeiro ano de vida da Escola de Teatro, um grande evento será realizado na próxima sexta-feira (12), no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. “Vamos apresentar uma peça do Nelson Rodrigues, o mais importante dramaturgo e teatrólogo do país no século 20. Essa peça foi ensaiada pela turma de adultos em 2023”, explica Daniel Faria, Ator, Diretor e Professor da Escola de Teatro.

De acordo com Daniel, apresentar para o público faz parte do processo de aprendizagem, pois o teatro acontece quando há o encontro com o espectador. “Percebi que seria uma peça interessante para eles, porque é um clássico do teatro brasileiro, com um humor ácido. A turma é super empenhada e talentosa”, acrescenta.

Adilson Oliveira, aluno da Escola de Teatro, ressalta que a criação do espaço veio em excelente hora, já que o curso do qual ele fazia parte, do Grupo Iluminartt, havia sido encerrado com a chegada da pandemia. “A Escola de Teatro, pública e gratuita, foi uma grata surpresa para mim. Me inscrevi na primeira turma, e eu e meus colegas estamos gostando muito. A perspectiva para os próximos passos é a melhor possível, porque temos uma direção e coordenação excelentes”.