../app-home/api-modulos/noticias/img/171326/DSC_3659.JPG

Retrospectiva 2023: Ouvidoria Municipal

A implantação do Whatsapp Bot pela Ouvidoria Municipal consolidou a importância do órgão, que reúne também a Ouvidoria da Saúde e a Ouvidoria da Guarda Civil Municipal, para a gestão municipal e para a população pará-minense. Aproveitando o avanço representado pela unificação do atendimento às demandas dirigidas a todas as secretarias no Aplicativo lançado em 2021, a nova ferramenta revolucionou o atendimento virtual ao cidadão, proporcionando uma comunicação automatizada via whatsapp durante 24 horas por dia, sete dias por semana.

Essa inovação trouxe não apenas agilidade à Ouvidoria, mas também capacitou os cidadãos ao permitir o registro imediato de manifestações dirigidas à Ouvidoria. O Whatsapp Bot está integrado ao Aplicativo da Prefeitura, possibilitando a centralização de todas as manifestações em uma única base de dados. Essa característica permite que cada secretaria acesse e gerencie as demandas recebidas, emitindo ordens de serviço e conduzindo as manifestações até o resultado final. Essa abordagem integrada reflete o compromisso contínuo da Prefeitura de Pará de Minas com a eficiência e modernização dos serviços públicos, visando atender de forma mais resolutiva as necessidades da comunidade.

Além disso, o Whatsapp Bot contribuiu para a otimização do atendimento da Ouvidoria Municipal, permitindo alteração da dinâmica operacional do setor e o consequente direcionamento de sua atenção para tarefas mais complexas e estratégicas do planejamento público, visando a melhoria contínua na prestação de serviços públicos pela Prefeitura de Pará de Minas.

• Em 2023, a Ouvidoria Municipal registrou significativo crescimento no recebimento de manifestações de cidadãos, confirmando a confiança da população na resolutividade de suas ações.

• 2021: 10,299 manifestações registradas, com 100% de finalização;

• 2022: 13,320 manifestações registradas, com 100% de finalização;

• 2023: 17.692 manifestações registradas, com a finalização de 87% (dado consolidado em 13/12/2023)

Comparando essa evolução, desde a implantação da Ouvidoria Municipal, em 2021, observamos evolução ascendente do ritmo de trabalho do órgão, considerando o volume de recebimento de manifestações do cidadão (sugestões, solicitações, reclamações e elogios) e de atendimentos delas decorrentes:

• Em 2022 foi registrado aumento de 29.3% em relação a 2021.

• Em 2023 foi contabilizado crescimento de 32,7% em relação a 2022, considerando dados coletados até 13/12.

• Em 2023, a demanda com maior número de registros foi "Lâmpada apagada ou piscando", totalizando 7,983 manifestações (45.12% do total);

• O setor "CECOM - Centro de Comunicação da Guarda Civil Municipal" recebeu um considerável número de manifestações, somando 1.887 registros. Desses, grande parte referiu-se ao reconhecimento da estruturação do órgão, incluindo a nova frota de veículos disponibilizada pela Prefeitura para as ações de segurança no Município.

• Além disso, 295 manifestações positivas destacaram a estruturação da Defesa Civil;

Esses dados revelam não apenas um aumento nas interações dos cidadãos, mas também a relevância de setores específicos e as melhorias implementadas, consolidando a Ouvidoria como um canal eficaz e em sintonia com as necessidades da comunidade.

Número de manifestações:

2021: 10.299