../app-home/api-modulos/noticias/img/171323/DSC_7895.JPG

Retrospectiva 2023: Desenvolvimento Urbano

Com a execução de intervenções de mobilidade urbana, adequações do zoneamento e intenso trabalho na Usina de Projetos da Prefeitura, a busca por soluções que melhorem a qualidade de vida da população e possibilitem o desenvolvimento sustentável de Pará de Minas avançou significativamente em 2023.

A fim de garantir deslocamentos seguros, eficientes e sustentáveis, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano finalizou a rotatória da Avenida Presidente Vargas e trevo na entrada do bairro João Paulo II, melhorando a fluidez do trânsito e dando mais segurança para motoristas e pedestres. Alterações na estrutura e nos fluxos de trabalho do Departamento de Trânsito e Transporte contribuíram para otimização das ações e, consequentemente, para soluções de problemas do setor.

A Usina de Projetos esteve movimentada com a elaboração de muitas propostas de construção de novos equipamentos públicos e de revitalização e ampliação de outros, já existentes, de forma a acelerar o processo de liberação e transferências de recursos do Governo Federal para suas execuções. Exemplos desses projetos são os de construção do Bloco II do Hospital Municipal Padre Libério, duplicação da Rua Nova Serrana, drenagem da região central de Pará de Minas, construções das lagoas secas do bairro Senador Valadares, ampliação do Parque Eldorado, pavimentação da estrada de acesso ao povoado de Limas, novo parque do Campo do Ajax e novo playground do Parque do Bariri, além de todo o Parque do Bariri 2.

Além dessas iniciativas em 2023, também merecem destaques outras ações da pasta, dentre as quais:

• Ampliação do Sistema Olho Vivo, que passou a contar com 66 câmeras de videomonitoramento, em pontos estratégicos, incluindo a zona rural;

• Depois de ter sido realizada nos principais corredores de trânsito da cidade, a substituição de lâmpadas de vapor de sódio e de vapor de mercúrio por luminárias de LED chegou a diversos bairros de Pará de Minas. Além de promover efeito direto no aumento da segurança das vias públicas, as novas lâmpadas apresentam vantagens como maior durabilidade, maior resistência, mais eficiência, menor consumo de energia elétrica e menor impacto ambiental. A previsão é que sejam instaladas 16.300 luminárias em todo o Município;

• Realização de investimento superior a R$ 800 mil em extensão e melhorias na rede elétrica;

• Realização de Audiência Pública para revisão do Plano Diretor e de Audiência Pública do Conselho Municipal de Politica Urbana;

• O REURB se aproximou da marca de três mil imóveis regularizados em Pará de Minas. Em 2023, moradores dos bairros Padre Libério, São Paulo, Esplanada, Nossa Senhora de Fátima, Ozanan e JK receberam as escrituras de seus imóveis. O REURB também já passou pelo distrito de Tavares, Bom Jesus do Pará e Ascensão. Outros processos estão em andamento, para beneficiar proprietários dos bairros São Cristóvão, Vila Nossa Senhora Aparecida, Gorduras, Matinha, Santos Dumont e Gorduras. A Prefeitura também está trabalhando processos de regularização de terrenos nos distritos de Torneiros e Córrego do Barro, além de Meireles e Barro Preto. Para as famílias contempladas, receber a documentação significa a concretização de um antigo sonho. Muitas delas chegaram a esperar mais de 50 anos para ter em mãos a documentação de seus imóveis. Com o terreno regularizado, o proprietário passará a ser o dono de fato e de direito do imóvel e poderá ter, inclusive, acesso a programas de financiamento habitacional. A posse da documentação também valoriza o imóvel, já que, em caso de venda, com a escritura o proprietário pode conseguir um preço melhor na negociação. A previsão é de que mais de sete mil escrituras sejam entregues até o fim do programa.