../app-home/api-modulos/noticias/img/171270/WhatsApp Image 2023-07-20 at 15.41.54.jpeg

Cinco projetos sociais para crianças, adolescentes e idosos são apresentados na Fapam

Instituição de ensino é responsável pela elaboração e execução dos projetos, que contam com recursos dos fundos municipais

Durante um evento realizado no dia 20 de julho, na Fapam, foram apresentados cinco projetos sociais que serão desenvolvidos na instituição. Os projetos contam com recursos no valor total de R$ 1.151.511,29, provenientes do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e do Fundo Municipal do Idoso. Autoridades, representantes de instituições filantrópicas e de órgãos ligados à criança, ao adolescente e ao idoso estiveram presentes e conheceram as instalações da Fapam onde os projetos ocorrerão. Os coordenadores e professores responsáveis pela elaboração e execução deles aproveitaram para explicar aos presentes como funcionarão as atividades.

Os recursos para projetos como esses são provenientes da destinação de parte do Imposto de Renda aos fundos municipais. Uma comissão formada por servidores da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social é responsável por monitorar os projetos, avaliando a prestação de contas deles e repassando as informações aos respectivos conselhos municipais. Segundo o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina, isso dá mais transparência ao processo, permitindo que outros projetos possam ser implantados no futuro. “Ficamos muito felizes com essa parceria. Queremos agradecer a todos os contribuintes que destinaram recursos aos fundos municipais. Reforçamos a campanha para o Imposto de Renda 2023, para que tenhamos mais recursos que possam ser aplicados em projetos sociais em nosso Município”, ressaltou o Secretário.

Aparecido Luís Araújo, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comid), afirmou que por ter força e ser muito ativo, o Comid tem a confiança dos empresários de Pará de Minas, que destinam parte de seus impostos aos fundos municipais. Aparecido enalteceu a qualidade dos projetos a serem desenvolvidos na Fapam, destacando a variedade deles. “O curso de cuidador de idosos, por exemplo, é uma excelente opção, não só para profissionais, mas para qualquer um que tenha um idoso em casa. O participante vai aprender a lidar com várias questões, físicas e psicológicas. Além disso, temos dança, yoga, práticas integrativas. Enfim, são projetos que agregam valor à vida da pessoa idosa e de suas famílias”, disse o Presidente do Comid.

Reinaldo Galvão, Coordenador do Centro de Pesquisa e Extensão da Fapam, explicou que uma de suas funções é aproximar a faculdade da comunidade, principalmente promovendo projetos de cunho social. “Estamos unindo nossa vontade de sair dos muros da Fapam e trazer a população para cá, atendendo a população idosa, as crianças e os adolescentes. Nós acreditamos que educação é transformação, uma oportunidade para se reinventar a cada dia”, ressaltou o Coordenador.

Para obter informações sobre como participar dos projetos, os interessados devem entrar em contato com a Fapam, através do telefone (37) 3237-2008.

Clique aqui para acessar o documento com detalhes sobre os projetos.