../app-home/api-modulos/noticias/img/171113/WhatsApp Image 2022-06-21 at 12.26.47.jpeg

Posto Avançado de Coleta Externa da Hemominas é inaugurado no AME

Primeiras doações de sangue na cidade serão feitas nesta sexta-feira (24)

No mês reservado para a celebração da campanha Junho Vermelho, dedicada ao incentivo à doação de sangue, Pará de Minas viveu um dia histórico, com a inauguração do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Hemominas. Ele funcionará no primeiro andar do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). As primeiras coletas acontecerão já nesta sexta-feira (24).

Resultado da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, a instalação do PACE contribuirá para o aumento da capacidade de coleta e oferta de sangue e hemocomponentes pela Hemominas, a partir da doação da população de Pará de Minas e de municípios da região. A esperança e a solidariedade, valores tão marcantes na identidade do povo pará-minense, a partir de agora poderão ser vivenciadas no ato de amor da doação de sangue, aqui mesmo na nossa cidade, com mais segurança e melhores condições.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do Prefeito Elias Diniz, do Vice-Prefeito Paulo Francisdale, do Secretário Adjunto de Saúde do Estado de Minas Gerais, André Luiz Moreira dos Anjos, da Presidente da Hemominas, Júnia Guimaraes Mourão Cioffi, do Superintendente Regional de Saúde, Júlio Barata, de vereadores e de profissionais da área da saúde.

A instalação do posto é um sonho antigo da população, que antes tinha de se deslocar até Divinópolis para realizar a doação de sangue, de acordo com o Prefeito Elias Diniz. “Agora temos uma nova realidade. Todos aqueles que têm vontade de doar poderão fazê-lo com rapidez aqui em Pará de Minas. É uma facilidade que contribuirá para a ampliação do estoque de sangue disponível”.

Além de atender à demanda existente em Pará de Minas, o sangue doado ajudará outros municípios. A população das cidades vizinhas também poderá comparecer ao PACE para doar. “As pessoas da nossa regional, como Pequi, Florestal, São José da Varginha e Papagaios, poderão agendar seu comparecimento ao PACE, multiplicando o número de doadores. Temos de agradecer ao Governador, ao Secretário de Estado de Saúde, à Regional e a todos que se comprometeram a trazer a Hemominas a Pará de Minas”, completou o Prefeito.

O nível de qualidade de uma unidade da Hemominas, como a instalada no AME, torna o processo de instalação mais exigente e burocrático, o que é compreensível, segundo o Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty. A princípio, serão 50 coletas (com possibilidade de ampliação para 70) por dia, de 15 em 15 dias. “Na medida em que percebermos que há uma grande oferta de doadores, poderemos ampliar o serviço. Temos de manter nosso estoque regulado, pois o número de cirurgias eletivas em Pará de Minas vem aumentando cada vez mais”, explicou o Secretário Municipal.

A Presidente da Hemominas, Júnia Guimarães Mourão Cioffi, afirma que a população de Pará de Minas já é doadora, seja indo a Divinópolis ou a Belo Horizonte. No entanto, ela diz que a cidade precisava de um posto da Hemominas. “Esta nova modalidade, um Posto Avançado de Coleta Externa, com datas preestabelecidas e com o cadastro de doadores, é boa para o Município, para a Hemominas, para os doadores e para quem receberá o sangue”.

Para Júnia, qualquer tipo sanguíneo é bem-vindo. Porém, há dois tipos geralmente mais requisitados. “Os grupos O, tanto positivo quanto negativo, são os que mais se necessita. O grupo O negativo por causa de urgências que o paciente possa ter antes de fazer a classificação. Já o O positivo é o mais frequente na população”, ressaltou a Presidente da Hemominas.

A parceria com os municípios é muito importante para o Governo do Estado, segundo o Secretário Adjunto de Saúde do Estado de Minas Gerais, André Luiz Moreira dos Anjos. “É preciso levar o Governo para o interior. Há diversos serviços para oferecermos à população, mas precisamos dessa parceria para viabilizá-los”. Sobre as doações de sangue, André Luiz disse que a pandemia prejudicou muito os estoques, mas ele conta com o apoio da população para que eles sejam normalizados. “Temos observado algum retorno, mas é preciso que as pessoas voltem a doar. Iniciativas como a de hoje certamente contribuirão para um número maior, então convido a todos para ajudarem”, finalizou o Secretário Adjunto.

Um link para o agendamento das doações foi criado e pode ser acessado através do aplicativo da Prefeitura ou clicando aqui. O call-center da Saúde também está à disposição para tirar dúvidas. Basta ligar no número 0800-9409402.