../app-home/api-modulos/noticias/img/171305/WhatsApp Image 2023-11-17 at 12.01.14.jpeg

Renovação da iluminação pública de Pará de Minas chega a mais uma etapa

Nove bairros receberam luminárias de LED nesta semana; ao todo, serão mais de 13 mil lâmpadas substituídas no Município

Segue a troca de luminárias da iluminação pública em Pará de Minas. A substituição das lâmpadas de vapor de sódio por de LED está sendo realizada por duas equipes. Nesta semana, o trabalho está sendo feito nos bairros Jardim das Piteiras, Dom Bosco, Patafufo, Jardim Beatriz, Padre Libério, São Paulo, Walter Martins, Cecília Meireles e Seringueiras. A Prefeitura prevê a troca de mais de 13 mil lâmpadas, em todas as regiões da cidade.

A troca das antigas lâmpadas por equipamentos com alta tecnologia promoverá benefícios diretos e indiretos na qualidade de vida da população, reduzindo o consumo de energia elétrica e favorecendo a segurança, o conforto e a preservação ambiental. De acordo com o Prefeito Elias Diniz, Pará de Minas terá “um novo brilho”. “Não teremos mais aquele problema de lâmpadas com baixa intensidade. Agora, as ruas serão mais iluminadas, oferecendo mais segurança aos pedestres e motoristas. É algo que já tínhamos prometido à sociedade, e estamos em mais uma fase de execução. Temos de agradecer à equipe do Deurb (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano) pelo brilhante trabalho realizado na troca da iluminação”.

Segundo o Prefeito, que acompanhou os trabalhos realizados pelas equipes nesta semana, as queixas sobre a iluminação pública, por exemplo em relação a lâmpadas piscando ou queimadas, tendem a diminuir consideravelmente com a adoção das lâmpadas de LED. “A frequência na manutenção das luminárias, que gera várias reclamações, será muito menor a partir de agora. A nova iluminação tem uma garantia de sete anos, então com certeza isso facilitará para que a manutenção seja reduzida”.

Um ponto importante na troca da iluminação antiga está relacionado com a preservação do meio ambiente, já que as luminárias antigas possuem metais pesados em sua composição. “Quando utilizamos metais pesados, comprometemos o meio ambiente, se não damos um destino correto. Então, todo esse material que está sendo substituído terá um destino adequado, pois a Prefeitura tem um cuidado em relação a isso, direcionando o material a uma empresa de reciclagem”.

Outro benefício trazido a partir da adoção do novo sistema está ligado à parte financeira do Município. Segundo Elias Diniz, as novas lâmpadas promovem uma economia energética significativa. “As lâmpadas de LED têm um brilho maior e um consumo menor. Com isso, Pará de Minas ganha também em economia de energia”, completou.

Durante as substituições feitas no bairro Jardim Beatriz, o morador Jader Rodrigues acompanhou os trabalhos realizados por uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Ele mostrou-se animado com a novidade, principalmente por acreditar que a segurança aumentará a partir de agora. “As lâmpadas que tínhamos aqui estavam muito ruins, precárias. Estava tudo escuro. Agora, com a nova iluminação, a rua ficará bem mais segura”, disse Jader.