../app-home/api-modulos/noticias/img/171568/Gemini_Generated_Image_1ul6xf1ul6xf1ul6.png

Dia D de Multivacinação busca ampliar cobertura vacinal em Pará de Minas

A Secretaria Municipal de Saúde realiza no próximo sábado, 20 de junho, o Dia D da Campanha de Multivacinação em Pará de Minas. A mobilização tem como objetivo atualizar os cartões de vacina da população e ampliar a cobertura vacinal contra doenças que voltaram a preocupar as autoridades de saúde, como sarampo, caxumba, rubéola e febre amarela.

Para facilitar o acesso da população, seis unidades de saúde funcionarão em horário especial, das 8h às 16h. Além disso, o Vacimóvel estará estacionado na Praça do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, oferecendo atendimento durante todo o dia.

A campanha tem como público prioritário crianças e adolescentes menores de 15 anos, mas toda a população poderá comparecer para verificar a situação vacinal e atualizar a caderneta, caso necessário.

De acordo com a responsável pelo setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Viana, a iniciativa foi antecipada neste ano e busca reforçar a proteção coletiva contra doenças imunopreveníveis.

“Estamos enfatizando especialmente a vacinação contra sarampo, caxumba, rubéola e febre amarela. Infelizmente, são doenças que vêm apresentando registros em diferentes regiões do país e precisamos aumentar nossas coberturas vacinais para manter a população protegida”, explicou.

Atualmente, os índices de vacinação para essas doenças em Pará de Minas estão abaixo das metas recomendadas pelo Ministério da Saúde, cenário que reforça a importância da participação da comunidade na campanha.

Além da atualização das vacinas de rotina, a população também poderá receber a vacina contra a gripe (influenza), disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade.

“Qualquer pessoa a partir dos seis meses pode receber a vacina contra a gripe. A única contraindicação é estar com febre no momento da vacinação”, destacou Juliana.

Outro assunto abordado pela Secretaria Municipal de Saúde foi a chegada da nova vacina Pneumo 20, que substituirá a antiga Pneumo 10 no calendário vacinal infantil. O novo imunizante oferece proteção ampliada contra diferentes cepas da bactéria pneumocócica, responsável por doenças graves como pneumonia, meningite e infecções generalizadas.

Segundo a Secretaria, a vacina será destinada principalmente a crianças menores de cinco anos, mas também poderá ser disponibilizada para grupos especiais mediante avaliação médica e autorização do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

“A chegada da Pneumo 20 representa um avanço importante porque amplia a proteção contra formas graves de pneumonia e meningite. É um ganho significativo para a saúde pública”, ressaltou a coordenadora.

Durante a coletiva, Juliana Viana também tranquilizou pais e responsáveis sobre a vacinação contra a dengue. A imunização destinada aos adolescentes de 10 a 14 anos segue normalmente com a vacina Qdenga, considerada segura e eficaz.

“A vacina contra a dengue utilizada para os adolescentes continua sendo a Qdenga. É uma vacina segura, que segue sendo aplicada normalmente e sem qualquer alteração no cronograma”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os moradores levem o cartão de vacinação e um documento de identificação para facilitar o atendimento. A expectativa é que o Dia D contribua para aumentar a cobertura vacinal no município e reforçar a proteção coletiva contra diversas doenças.

A vacinação continua sendo uma das principais estratégias de prevenção e controle de enfermidades, protegendo não apenas quem recebe a dose, mas toda a comunidade.

Compartilhar notícia