../app-home/api-modulos/noticias/img/171362/WhatsApp Image 2024-05-06 at 11.09.24.jpeg

Prefeitura realiza campanha Maio Amarelo para prevenção de acidentes de trânsito

 

Ações têm como objetivo promover a segurança viária e conscientizar motoristas e pedestres sobre suas responsabilidades

 

Na manhã da última segunda-feira (6), ocorreu uma blitz educativa na Rua Nova Serrana, nas proximidades do Estádio José Porfírio de Oliveira (Campo do Guarani). Essa ação integra uma série de iniciativas organizadas pelo Departamento de Trânsito e Transportes em prol da campanha Maio Amarelo, que visa instruir a comunidade a respeito da prevenção de acidentes de trânsito. Além da blitz educativa, serão realizadas, na próxima semana, palestras em escolas do Município e visitas a empresas para conscientizar os colaboradores.

A campanha Maio Amarelo, iniciada em 2014 pelo Observatório Nacional Viária, tem como objetivo promover a segurança viária e conscientizar motoristas e pedestres sobre suas responsabilidades no trânsito. “Esta iniciativa, que se estende ao longo do mês de maio, propõe a realização de diversas atividades educativas ao longo das semanas. O apoio da Vigilância Sanitária e da Guarda Civil Municipal é essencial para o êxito dessas ações, que visam a promoção da saúde e segurança no trânsito, incluindo a conscientização sobre o uso de cinto de segurança e o respeito às leis de trânsito vigentes no Brasil. A ação inclui a interação com alunos do sexto ao nono ano, em escolas municipais, particulares e estaduais, abrangendo aspectos como sinalização viária e procedimentos internos e externos relacionados à segurança viária”, ressaltou o Coordenador do Departamento de Trânsito e Transportes, Leandro Moura. 

De acordo com o Governo Federal, acidentes e mortes no trânsito no Brasil são alarmantes. Comportamentos seguros, como respeitar limites de velocidade e leis de trânsito, são essenciais para prevenir acidentes. A Organização Mundial da Saúde (OMS), destaca a responsabilidade de todos, não apenas dos motoristas, mas também de pedestres, ciclistas e motociclistas. O cumprimento das leis, incluindo direção sem álcool e uso de cinto de segurança, é fundamental para reduzir as mortes e lesões no trânsito.

Compartilhar notícia