../app-home/api-modulos/noticias/img/171355/post_PARALITERATURA.png

10ª Paraliteratura acontece entre os dias 2 e 5 de maio

Feira literária terá programação variada e encontro de escritores de todo o Estado

A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional, promove, entre os dias 2 e 5 de maio, a 10ª Paraliteratura. A programação do evento inclui feira de livros, contação de histórias, bate-papo com escritores e exibição de filmes, além do VI Encontro da Associação das Academias de Letras de Minas Gerais, que reunirá escritores de diversos municípios.

A Paraliteratura já é um dos principais eventos do calendário da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, de acordo com a responsável pela pasta, Andréia Xavier Paulino. Ela ressalta a importância das parcerias com a Secretaria Municipal de Educação e com a Academia de Letras de Pará de Minas. “Temos muito orgulho em promover esse evento, que incentiva a leitura, principalmente nos dias de hoje, em que as pessoas estão sempre ligadas à tecnologia. Tenho certeza que todos poderão aproveitar muito essa feira”.

Para Valmir José Costa Diniz, Presidente da Academia de Letras de Pará de Minas, a Paraliteratura é uma oportunidade de mostrar que a literatura tem um papel de destaque na vida cultural da cidade. Ele conta um pouco como será o VI Encontro da Associação das Academias de Letras de Minas Gerais, que acontece nos dias 4 e 5 de maio. “Dentro da programação da Paraliteratura, teremos esse encontro, com a participação confirmada, até o momento, de 17 academias do Estado. Uma das atrações será uma entrevista musical com o cantor Paulinho Pedra Azul, conduzida pela escritora e acadêmica Malluh Praxedes”.

Uli Capanema, responsável pela Biblioteca Pública Professor Mello Cançado, diz que a feira é uma excelente forma de colocar à mostra o acervo da biblioteca, contribuindo para facilitar o acesso à literatura. “Na quinta e na sexta, durante todo o dia, teremos uma programação bem interessante, na Praça Torquato de Almeida, com contação de histórias, bate-papo com escritores e a exibição do filme O Menino Maluquinho, inspirado na obra do escritor Ziraldo. Já no sábado, a programação idealizada pela Academia de Letras de Pará de Minas terá lugar no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida”, explica.