../app-home/api-modulos/noticias/img/171211/WhatsApp Image 2023-03-01 at 12.17.15.jpeg

Programa de Educação Profissional oferece cursos gratuitos de capacitação

Inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (3), pelo site da Fiemg

Foram abertas nessa quarta (1), e encerram-se na próxima sexta (3), as inscrições para a seleção de candidatos para os cursos gratuitos de Eletricista instalador predial de baixa tensão e de Auxiliar de manutenção predial. Ambas as oportunidades de capacitação profissional fazem parte do Programa de Educação Profissional, ofertados pela mineradora Vale. A iniciativa integra o Acordo de Reparação Integral firmado em decorrência dos prejuízos ao município de Pará de Minas em virtude do rompimento da barragem de Brumadinho.

O programa será realizado pelo IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e pela FIiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais), em parceria com a Prefeitura de Pará de Minas. Podem inscrever-se pessoas a partir dos 18 anos de idade, e as turmas terão 25 alunos cada. Conforme o edital, os alunos matriculados e frequentes nos cursos de qualificação do programa receberão uma bolsa única, no valor de R$ 300,00. As aulas estão previstas para começarem no dia 14 de março.

“O pagamento da bolsa-auxílio para os alunos que realizarem os cursos visa o custeio de parte dos gastos do aluno com a capacitação, como transporte e alimentação, por exemplo”, afirma o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina. Para o Secretário, trata-se de uma grande oportunidade de qualificação, que proporcionará emprego e renda aos participantes.

De acordo com o Coordenador do SINE, José Alves de Oliveira Neto, terão prioridade na matrícula os inscritos no CADÚNICO. “Caso restem vagas após essa primeira seleção, aí sim abriremos para o público em geral”, explica. Segundo ele, as aulas serão oferecidas no Senai, em dois horários: pela manhã, das 7h30 às 11h30, e à tarde, das 13h20 às 17h20.

O Coordenador do SINE ressalta também a importância da certificação nas áreas oferecidas para quem busca oportunidades de trabalho e geração de renda. “Para aquelas pessoas que querem ingressar no mercado de trabalho e não têm experiência, uma qualificação como essa suprirá a necessidade que elas têm, já que são entidades reconhecidas pelo mercado”, completa José Alves.

As inscrições podem ser feitas através do site da Fiemg (clique aqui para acessar). Quem não possui acesso à internet ou tem dificuldades para realizar a inscrição pode procurar o SINE ou um dos CRAS do Município. Mais informações pelo telefone (37) 3232-4200.

Clique aqui para acessar o edital.