../app-home/api-modulos/noticias/img/171209/cartaz_2concurso-fotografia.png

Inscrições abertas para o 2º Concurso de Fotografia Nossas Águas

 

Participantes podem enviar seus registros até o dia 7 de março

 

Já estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Concurso de Fotografia Nossas Águas, promovido pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, com o apoio da Águas de Pará de Minas e da Plena Alimentos. Poderão inscrever-se autores de fotos que contenham imagens de qualquer curso d'água localizado dentro dos limites do Município de Pará de Minas. Serão aceitos registros fotográficos de rios, córregos, ribeirões, nascentes, veredas e quedas d'água. 

Poderão ser inscritas também fotos que retratem os diversos usos e finalidades que as águas possuem para seus usuários, como irrigação, agricultura familiar, preservação de ecossistemas aquáticos, abastecimento humano, recreação, aquicultura, pesca, atividades de lazer e uso industrial, por exemplo. 

O concurso faz parte dos esforços da Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente para incentivar a educação ambiental em Pará de Minas. Para o titular da pasta, José Hermano Oliveira Franco, o concurso contribui para a preservação da água, que é um dos bens mais importantes para o ser humano. “Esperamos enviar para a Câmara Municipal, até o meio do ano, o Plano Municipal de Educação Ambiental. Mas, desde já, estamos realizando ações para chamar a atenção das pessoas para os recursos naturais que temos aqui na cidade”.

José Hermano diz que espera que, ao enxergarem melhor a natureza, as pessoas passem a se interessar mais pelo assunto, discutindo-o no dia a dia e, inclusive, auxiliando a Secretaria em suas ações. “Elas podem também contribuir para sua preservação, indicando locais que necessitam de uma intervenção do Município. Tudo isso é parte de uma educação ambiental que colhe frutos lá na frente, com águas mais limpas”, ressalta.  

De acordo com Letícia Melo, Fiscal Ambiental da Secretaria, o sucesso da primeira edição do concurso, realizada em 2022, motivou a criação de mais uma, neste ano. Segundo Letícia, a ação ajuda a população a conhecer melhor o Ribeirão Paciência e seus afluentes, além das diversas lagoas da cidade. 

Ela explica algumas regras do concurso, deixando claro, primeiramente, que cada pessoa poderá concorrer com apenas uma foto, e o autor não pode ser servidor público ou parente de servidor. “Se uma pessoa aparecer no registro fotográfico enviado, o autor deverá enviar também uma autorização por escrito da pessoa fotografada. Caso contrário, a foto será automaticamente descartada”. 

A Fiscal Ambiental acrescenta que o participante não precisa ser fotógrafo profissional, nem possuir um equipamento fotográfico profissional. Porém, é importante que a foto tenha boa qualidade, devido à impressão. “É importante também que a foto seja inédita, ou seja, não tenha concorrido em outro concurso, e que a própria pessoa que concorre tenha tirado”, completa.

As fotos serão selecionadas por uma comissão de jurados e pelo público em geral (através de votação pelo Instagram da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente), do dia 8 a 14 de março. Os critérios para escolha dos jurados são: representatividade do Município; coerência com o tema solicitado; beleza estética da imagem; emoção captada; sensibilidade e criatividade.

A premiação será a seguinte: 

1º lugar: 1 telefone celular
2º Lugar: 250 reais em vale-compras na Plena Alimentos
3º lugar: 200 reais em vale-compras na Plena Alimentos
4º lugar: 150 reais em vale-compras na Plena Alimentos

Os interessados poderão inscrever-se até o dia 7 de março, pelo link que segue abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSevkM9a9Y1bMvHEYeKhCMSLlMezjm1ghON8adNaipXDPgw0mw/viewform?usp=sf_link

Assim como em 2022, neste ano também haverá uma exposição com as fotografias vencedoras. Ela acontecerá no Salão Nobre Amedeo Celso Grassi, na Casa da Cultura, na semana que antecede o Dia Mundial da Água (22 de março), quando haverá um evento em comemoração à data.

Compartilhar notícia