../app-home/api-modulos/noticias/img/171347/principal_site_3_-removebg-preview.png

Dois novos editais da Lei Paulo Gustavo são anunciados e consulta pública vai definir edital da Lei Aldir Blanc

Lei Paulo Gustavo vai contemplar propostas culturais que estimulam a produção audiovisual no Município; edital da Aldir Blanc destinará mais de R$ 700 mil a projetos culturais em Pará de Minas

A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional, realizou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 15, para anunciar dois novos editais de incentivo à cultura, respaldados pela Lei Paulo Gustavo. Além disso, a Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional anunciou que novos editais da Lei Aldir Blanc serão divulgados em breve, destinando um total de R$ 701.678,42 a artistas de todas as áreas, como teatro, dança, circo, música, artes visuais, audiovisual e literatura. Esses editais serão baseados em uma consulta pública que está em andamento, disponível no portal da Prefeitura.

O primeiro edital da Paulo Gustavo, de número 003/2024, está voltado para a Capacitação em Cursos e Oficinas. Com um montante de R$ 49.736,82 disponíveis, visa premiar uma proposta cultural de pessoa jurídica que promova a capacitação, formação e qualificação, impulsionando a diversidade na produção audiovisual em Pará de Minas.

Já o segundo edital, de número 004/2024, destina-se ao apoio aos Cinemas de Rua e Itinerantes. Também com R$ 49.736,82 disponíveis, esse edital contemplará duas propostas culturais de pessoas jurídicas que visam proporcionar exibições abertas ao público de obras audiovisuais, promovendo apresentações gratuitas para a população em geral, em espaços públicos e abertos.

Andréia Xavier Paulino, Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, destacou ainda o surgimento de uma nova oportunidade para os artistas de Pará de Minas, por meio da Lei Aldir Blanc. Atualmente, está em andamento uma pesquisa pública, na qual os artistas podem contribuir com suas sugestões sobre a destinação desse recurso. É por meio desse levantamento que será elaborado o próximo edital. “A Lei veio para dar apoio aos artistas, e nós já estamos com vários projetos sendo executados. Agora, falando sobre este novo edital, que visa capacitar e oferecer oportunidades para que as pessoas possam executar projetos como este, estamos ampliando o acesso à arte e à cultura”, ressaltou.

“Dando prioridade inicialmente aos artistas independentes, agora é o momento de contemplar as pessoas jurídicas, ou seja, as empresas, em conformidade com os artigos 2 e 3 da Lei Paulo Gustavo. Nesse sentido, estamos prestes a lançar os editais para produções cinematográficas itinerantes e cursos de formação na área audiovisual. Hoje, no Diário Oficial, será publicado o edital referente ao curso de capacitação em audiovisual, destinado a empresas de Pará de Minas, com comprovação de atividade no setor por pelo menos dois anos, e que visa formar até 60 pessoas, proporcionando a capacitação em áreas como áudio, imagem, vídeo ou afins”, disse Glaydston Felipe, Assessor Executivo da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional.

Clique aqui e acesse a consulta pública sobre a Lei Aldir Blanc.