Projeto de instalação de usina termoquímica em Pará de Minas é apresentado em Brasília
Proposta alia destinação correta de resíduos sólidos à geração de energia limpa
Sustentabilidade e vanguarda resumem o projeto apresentado pelo Prefeito Elias Diniz nesta segunda, 28, em Brasília, ao Diretor de Gestão de Programas de Governo da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), Miguel Marques. A proposta alia a destinação adequada dos resíduos sólidos à geração de energia elétrica limpa e renovável, por meio da instalação de uma usina termoquímica no Município. Na visita à empresa, o Prefeito foi acompanhado pelo Procurador Geral do Município, Hernando Fernandes da Silva.
Pólo regional de doze cidades, com população aproximada de 300 mil habitantes, Pará de Minas lidera a busca de soluções sustentáveis para o desafio da destinação dos resíduos sólidos. O projeto idealizado por Elias Diniz, além de propor soluções para esse impasse, prevê a instalação de rede de transmissão de energia elétrica a partir de fontes renováveis.
O projeto se alinha perfeitamente aos objetivos do Programa Nacional de Saneamento Ambiental e Energias Renováveis (SANEAR), que busca soluções inovadoras e sustentáveis para enfrentar os crescentes desafios ambientais e energéticos do país. A parceria entre a Prefeitura de Pará de Minas e a ENBPar possibilitará benefícios tanto para a comunidade local quanto para o país como um todo.