../app-home/api-modulos/noticias/img/171140/WhatsApp Image 2022-08-18 at 17.00.45.jpeg

Membros do Conselho Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana tomam posse

Órgão tem como novo presidente o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Dimitri Morais

Os novos membros do Conselho Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, órgão de controle social da gestão da política de trânsito e transporte de Pará de Minas, tomaram posse na manhã do dia 18 de agosto. O conselho, que tem caráter fiscalizador e deliberativo, elegeu como seu presidente o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Dimitri Morais.

Para o Prefeito Elias Diniz, o conselho passa a ter um novo papel na cidade, deixando de ser consultivo e passando a ser deliberativo. “Ele passa a ter autonomia em muitas coisas, sem depender do Prefeito para homologar determinadas diretrizes. E como estamos transformando a cidade em um verdadeiro ‘canteiro de obras’, temos de pensar na mobilidade urbana, no ir e vir da população. Isso vale para o transporte público, táxis, aplicativos e veículos particulares, bem como para os pedestres, ciclistas e toda a sinalização necessária para que o trânsito flua bem”, afirmou.

O Prefeito explicou que as decisões do conselho são relacionadas não apenas à zona urbana, mas também aos distritos e povoados de Pará de Minas. Ele mostrou-se confiante no sucesso do órgão, principalmente após a chegada de novidades que auxiliarão nos trabalhos. “Teremos agora o Olho Vivo e a Guarda Municipal (prestes a começar a atuar), que contribuirão significativamente para o desenvolvimento e a ordem em nossa cidade”, finalizou Elias Diniz.

O novo formato do conselho traz grandes expectativas para o futuro, segundo o presidente eleito, Dimitri Morais. Ele também ressaltou a autonomia que os conselheiros passarão a ter. “É um dia de grande relevância para Pará de Minas, pois o conselho decidirá sobre questões importantes relacionadas à segurança no trânsito e à mobilidade urbana”, disse.

Dimitri Morais enfatizou ainda a representatividade dentro do conselho, com a participação de diferentes setores da sociedade entre os membros. “Temos a presença da Polícia Militar, Polícia Civil, OAB e Ascipam. Agora vamos criar o regimento interno do órgão e levar para a apreciação dos conselheiros na próxima reunião. Vamos começar a trabalhar para resolver as demandas do Município”, completou o novo presidente.