../app-home/api-modulos/noticias/img/171132/WhatsApp Image 2022-08-23 at 12.52.59.jpeg

Seminário Itinerante da Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais acontece em Pará de Minas

Evento reúne representantes de mais de 50 municípios mineiros

O fortalecimento da rede estadual de cultura e turismo é a tônica do Seminário de Gestores, que está sendo promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e pela Prefeitura de Pará de Minas. O evento, realizado nos dias 23 e 24 de agosto, conta com a presença de representantes de cerca de 50 municípios, que participam de palestras e oficinas, além de um city tour pelos principais pontos turísticos da cidade.

A abertura do Seminário aconteceu nessa terça-feira (23), no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. Dentre as autoridades presentes ao evento, estavam o Prefeito Elias Diniz, o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Paulo Francisdale, a Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, a Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Milena Pedrosa, o Presidente da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior, e a Vice-Presidente de Turismo da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, Joana Maria Teixeira Coelho Moreira.

Referência em vários setores, Pará de Minas tem tido um destaque especial na Cultura, segundo o Prefeito Elias Diniz. Ele observa que o Município ficou em 16º lugar no Estado no último levantamento do ICMS Cultural, à frente inclusive de cidades históricas. “Ficamos felizes com este Seminário, pois ele proporciona a troca de experiências, potencializando a Cultura e o Turismo em nossas cidades. Todos que estão aqui sabem o quanto é importante valorizar e investir nesses setores, conhecendo as particularidades de cada cidade”, disse o Prefeito.

O Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Paulo Francisdale, destacou o trabalho feito em Pará de Minas pela Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional e pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo). “Toda a equipe envolvida na Cultura e no Turismo traz um grande valor para Pará de Minas. É com muita alegria que recebemos este evento, no qual poderemos aprender bastante e também mostrar o que vem sendo feito aqui”, afirmou Paulo.

Para a Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, o Seminário promove ainda mais a arte e a cultura, não só em Pará de Minas, mas em todo o Estado. “Um evento extremamente importante. É o momento que temos para discutir e ver, de fato, o que faz a diferença na Cultura e no Turismo”, observou Andréia.

A integração entre as instâncias regionais e a rede estadual de gestores (fundada em 2018) é muito importante para a região, de acordo com Cecília Galvão, Gestora do Circuito Turístico Trilha dos Bandeirantes. “Esse trabalho compartilhado faz com que tenhamos mais sucesso em nossas ações, desenvolvendo, aprimorando e trazendo resultados. E Pará de Minas merecia ser a sede deste evento, pois tem feito um trabalho de excelência nos últimos anos”, frisou Cecília.

“A articulação municipal é o futuro da gestão pública no Brasil”, afirmou José Oliveira Júnior, Diretor de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Segundo ele, um dos assuntos mais importantes discutidos durante o Seminário é a utilização dos recursos da Lei Paulo Gustavo, voltados para o financiamento de diversas áreas no setor cultural. “Este evento é uma experiência importante para os municípios e para os gestores que querem orientação”, completou o Diretor.