../app-home/api-modulos/noticias/img/171121/WhatsApp Image 2022-06-29 at 16.37.44 (1).jpeg

Secretária de Estado de Planejamento e Gestão visita Pará de Minas durante entrega de equipamentos para a UPA 24 Horas

Luísa Barreto esteve na unidade contemplada a partir do acordo de reparação estabelecido com a Vale

A Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, visitou Pará de Minas, na manhã da última quarta-feira (29), para conhecer os equipamentos de saúde doados pela Vale ao Município, a título de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. Eles serão utilizados na reestruturação da Sala Vermelha da UPA 24 Horas, que atende pacientes em estado grave na unidade de saúde. Dentre os equipamentos recebidos pela Prefeitura estão bombas de infusão, ventiladores pulmonares e monitores multiparâmetros, cujos valores estimados ultrapassam R$ 800 mil.

Inicialmente, a Secretária esteve no gabinete do Prefeito Elias Diniz. De lá, seguiu para a UPA. Na chegada à unidade, ela destacou a importância das reparações aos municípios atingidos. “Sabemos que a dor das pessoas atingidas é irreparável, mas, através dessas melhorias, podemos deixar um legado. Fizemos uma consulta popular e estamos sempre em contato com as prefeituras, para saber quais são as maiores necessidades, que, por meio deste acordo com a Vale, possam ser atendidas”, afirmou.

A Secretária lembrou o fato de que a UPA 24 Horas recebe, em média, nove mil pacientes por mês. Com isso, milhares de pessoas serão beneficiadas com a entrega dos novos equipamentos. “Uma sala como esta permite que os pacientes sejam atendidos com mais qualidade e segurança. Assim, várias vidas serão salvas. Isso é simbólico. Por mais que nós jamais consigamos trazer de volta as 270 vidas perdidas no desastre de Brumadinho, pelo menos poderemos salvar outras vidas neste processo”, acrescentou Luísa Barreto.

Uma parte dos equipamentos que compunham a Sala Vermelha da UPA eram locados, o que aumentava as despesas da Saúde, de acordo com o Prefeito Elias Diniz. Ele observou que a unidade atende não apenas Pará de Minas, mas diversas cidades da região. “Temos de estar sempre trabalhando para a melhoria da qualidade de nossos equipamentos. A UPA é porta aberta. Está sempre atendendo pessoas de outras cidades”, disse o Prefeito.

A chegada dos novos equipamentos coincide com o aniversário de cinco anos de habilitação da UPA na cidade. Uma data extremamente importante, segundo o Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty. “O grande foco hoje é o cidadão que precisa de atendimento na Saúde. E quando temos equipamentos mais modernos podemos oferecer um primeiro atendimento de mais qualidade. Os esforços não param por aqui. Teremos a ampliação e a modernização da UPA 24 Horas, além do recente investimento de mais de R$ 1,2 milhão na troca de camas, cadeiras e mobiliário, visando ao conforto de pacientes e funcionários”, frisou o Secretário.

Carlos Bruno, Procurador da República e representante do Ministério Público Federal, ressaltou que é fundamental ver que os investimentos da Vale estão sendo feitos e, principalmente, feitos com qualidade. Ele afirmou que a reparação vai chegar a todos os 26 municípios da bacia do Rio Paraopeba atingidos. “Começar com a entrega de equipamentos para uma sala de urgência é simbólico. É algo que contribuirá para a saúde da população, que foi afetada por essa terrível tragédia em Brumadinho”, observou o Procurador.

Outras ações a partir do acordo com a Vale serão realizadas em Pará de Minas em breve. Segundo a Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, elas serão direcionadas à iluminação pública e pavimentação de vias urbanas e rurais. Governo de Minas, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Defensoria Pública Estadual atuam em conjunto na fiscalização do acordo com a Vale para a reparação aos danos causados nos municípios atingidos.