Inauguradas Estações da Via Sacra do Cristo Redentor de Pará de Minas
Escadaria de acesso ao monumento também ganhou corrimões e guarda-corpos
No final da tarde desse sábado, 9, a Prefeitura de Pará de Minas inaugurou as Estações da Via Sacra na escadaria do Cristo Redentor. O acesso também foi completamente revitalizado com a instalação de corrimãos e guarda-corpos, que exigiram investimento aproximado de R$ 600 mil. O monumento é um dos locais mais visitados de Pará de Minas e a partir da entrega das melhorias, certamente será ainda mais procurado tanto pelos próprios moradores da cidade quanto por turistas, para a prática de esportes, vivências espirituais e para o lazer e o entretenimento.
Os guarda-corpos têm a extensão de 569 metros lineares e os corrimões, 1138 metros. Suas instalações significam mais conforto e segurança para os visitantes do Cristo Redentor. As Estações da Via Sacra foram instaladas em totens construídos ao longo da escadaria, seguindo o perfil da Serra de Santa Cruz, mostrando o trajeto percorrido por Jesus com a cruz às costas, da condenação à morte, passando pelo calvário, crucificação e sepulcro. As cenas foram pintadas e doadas pela artista pará-minense Edna Morato, que utilizou técnica de acrílica sobre papel para os originais que, posteriormente, foram aplicadas em azulejos.
“É um momento mágico e histórico para Pará de Minas”, afirmou o Prefeito Elias Diniz, durante a entrega das obras e da Via Sacra. “A partir de agora, com a revitalização do acesso, as pessoas poderão ter experiências religiosas, esportivas e de lazer, com mais segurança e conforto”, ressaltou, lembrando que a Prefeitura também instalou no mirante do Cristo câmera do sistema Olho Vivo, que possibilita o monitoramento de todo o local pela Polícia Militar. Além do aspecto da segurança, a Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino também destacou as Estações da Via Sacra. “Esse é um local de muitas bençãos e as obras contribuirão ainda mais para que as pessoas possam viver a sua religiosidade aqui”, disse. Ainda durante a inauguração, a promoção do turismo religioso, esportivo e cultural foi lembrada pelo Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Paulo Francisdale. “Venham conhecer as melhorias realizadas no Cristo Redentor e se encantar com a beleza do local”, enfatizou.
A inauguração também contou com a presença do Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, vereadores, representantes de entidades das sociedade civil organizada e grande público. Padre Antônio Carlos, da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, abençoou as melhorias e as Estações da Via Sacra. Também tiveram participação especial no evento o Coral Bittencourt, a Banda de Música Lira Santa Cecília e a Banda Domus.