../app-home/api-modulos/noticias/img/171392/WhatsApp Image 2024-07-05 at 16.20.43.jpeg

Prefeitura e Caixa assinam contrato de empréstimo de R$ 60 milhões

Recurso será utilizado para realizar diversas obras no Município; R$ 34 milhões do acordo com a Vale também já estão disponíveis

Foi assinado na tarde desta sexta-feira (5), no gabinete do Prefeito Elias Diniz, o contrato firmado entre o Município e a Caixa Econômica Federal, por meio do FINISA, para a concessão de empréstimo no valor de R$ 60 milhões. O financiamento será utilizado para investimentos na infraestrutura e no saneamento em vários locais do Município.

A CEF foi representada no momento da assinatura pelo Superintendente Executivo de Governo, Cláudio Mendonça, pelo Supervisor da Gerência Executiva, Lander Lucas Barbosa e pelo Gerente-Geral da Agência de Pará de Minas, David Soares. Também participaram da assinatura o vereador Márcio Lara, o Procurador-Geral do Município, Hernando Fernandes, o Secretário Municipal de Gestão Fazendária, José Leonardo Martins, e o Secretário Municipal de Gestão Pública, Sérgio Marinho.

Para o Prefeito Elias Diniz, trata-se de um marco para o Município, pois a partir de agora as estradas rurais e a BR-352 passam a ter um “novo cenário”. “A ponte do desenvolvimento está também na zona rural. Todo esse processo veio em boa hora, com taxas reduzidas. É isso que temos de fazer: trazer emprego, renda e mais produção para as empresas. Assim a cidade vai crescer”.

O Prefeito fez questão de agradecer a toda a equipe da Prefeitura envolvida no acordo com a FINISA, além dos vereadores que votaram a favor da obtenção do empréstimo. “O resultado disso para a população será muito significativo, e, em 10 anos, o peso deste financiamento será mínimo. Aqui está sendo assinado o progresso e o desenvolvimento da nossa cidade”.

O Superintendente Executivo de Governo da CEF, Cláudio Mendonça, parabenizou a Prefeitura pelos esforços empenhados em prol do empréstimo. Ele ressaltou que foi necessária muita qualidade na apresentação dos dados econômicos e financeiros do Município para que a operação fosse aprovada. “Essa operação passa por diferentes órgãos de controle: TCE, Secretaria do Tesouro Nacional, PGFN, Ministério da Fazenda e pela própria Caixa, que conduz a contratação da operação”.

Mendonça explicou ainda que Pará de Minas é o primeiro Município mineiro a conseguir, em 2024,  essa espécie de financiamento, que é difícil de obter e, inclusive, reduz o custo da operação. “É um controle muito rigoroso. Somente com as contas públicas bem estruturadas e de forma transparente é possível fazer esse tipo de contratação, com garantia da União”.

O vereador Márcio Lara reforçou a importância do empréstimo, principalmente para o setor do agronegócio. Segundo ele, a iniciativa valoriza os pequenos e grandes produtores rurais locais. “É o agronegócio o principal motor de desenvolvimento da nossa cidade, com cerca de 60% do PIB. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos produtores, com barro e poeira nessas estradas rurais. Portanto, eu jamais poderia votar contra esse projeto”.

Mais R$ 34 milhões

Outra informação divulgada na sexta (5) foi o depósito de R$ 34 milhões para a realização de obras no Município. O valor é decorrente do acordo entre a Vale e o Governo Estadual, para reparação aos municípios atingidos pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho. “Pará de Minas foi uma das cidades que pressionou o Governo do Estado e o Ministério Público Federal para que esse acordo fosse feito. Portanto, é uma vitória para todos nós. Agora, contamos com a cooperação da população, pois, a partir desta semana, teremos uma nova logística de mobilidade em diversos pontos da cidade”, acrescentou o Prefeito Elias Diniz.