../app-home/api-modulos/noticias/img/171374/WhatsApp Image 2024-05-16 at 17.59.29.jpeg

2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde acontece no próximo dia 22

 

O objetivo da conferência é estabelecer diretrizes para a implementação de uma política de gestão do trabalho e educação em saúde, envolvendo todos os profissionais da área

 

A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde promoverão, no próximo dia 22, das 7 às 17 horas, no auditório da Fapam, a 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde.               

Sob o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer!”, o evento será desenvolvido a partir de três eixos temáticos:                   

– Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;

– Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica par o futuro do Brasil;

– Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

O convite da Secretaria de Saúde e do Conselho é direcionado aos trabalhadores, convidando-os a opinar, propor e apresentar diretrizes e ações para a melhoria de suas condições de trabalho. “Esses três eixos serão discutidos para promover a participação e aprimorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde que desempenham um papel essencial no funcionamento diário do SUS”, ressaltou a Secretária do Conselho Municipal de Saúde, Neide Almeida. 

Segundo o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maurício Rodrigues, o objetivo é estabelecer diretrizes para a implementação de uma política de gestão do trabalho e educação em saúde, envolvendo todos os profissionais da área. “Nossa principal preocupação surgiu após o levantamento em que sabemos que existem cerca 4 milhões de profissionais de saúde no setor público do país, e é fundamental que esses profissionais tenham a estrutura necessária para desempenhar suas funções de maneira eficaz, garantindo um serviço de qualidade aos usuários. Temos como exemplo a pandemia de Covid-19, que afetou cerca de 38 milhões de pessoas no Brasil, resultando em mais de 700 mil óbitos”, disse. O Presidente destacou também que a  conferência visa discutir como estabelecer políticas que valorizem e orientem o trabalho desses profissionais, não apenas a nível municipal, mas também nacional e estadual, em conformidade com os princípios constitucionais.

Compartilhar notícia