../app-home/api-modulos/noticias/img/171337/WhatsApp Image 2024-03-01 at 15.26.47.jpeg

Expo Conecta Agro 2024 é lançada oficialmente no Chicão

Apresentação da 2ª edição da feira contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas

Na noite da última sexta-feira (29), no Parque de Exposições Chicão, quase 500 pessoas, entre empresários do agronegócio, produtores rurais, lideranças políticas, representantes de instituições públicas e de entidades, além de apoiadores, participaram do lançamento oficial da Expo Conecta Agro 2024, que acontecerá entre os dias 22 e 25 de maio.

Durante o evento, foi apresentado o projeto completo para a Expo Conecta Agro 2024, que promete ser ainda mais impressionante do que a primeira edição. As novidades incluem a ampliação da área total para 110 mil metros quadrados, crescimento de 30% na área de expositores e espaços que serão criados, como a Nova Arena Agrícola, o Mercado da Terra e a Grande Arena Gastronômica. Além disso, novos setores do agronegócio, dentre os quais a apicultura e a piscicultura, estarão presentes na feira. Também já estão confirmadas exposições especializadas de cavalos e gado leiteiro, além da realização de um grande leilão. No projeto apresentado ao público presente, a Arena do Conhecimento terá inovações que favorecerão ainda mais o aprendizado e a troca de experiências.

Para aqueles que desejam participar da Expo Conecta Agro 2024, as inscrições já estão abertas. Os interessados podem se dirigir à Casa da Cultura ou entrar em contato pelo número (37) 98402-5550 para obter outras informações sobre o evento.

Segundo o Prefeito Elias Diniz, a feira já é um sucesso. Ele destacou a evolução do evento em 2024, que promete alavancar ainda mais o agronegócio pará-minense, tornando-o referência no país. “Só pelo número de pessoas que vemos aqui, que mostrarão o potencial de Pará de Minas em seus estandes, já podemos dizer que a Expo é um sucesso. São diversas oportunidades, com geração de emprego e renda e comercialização”.

O Deputado Federal Diego Andrade vê com otimismo a expansão da Expo Conecta Agro. Para ele, que anunciou recentemente a liberação de R$ 2,9 milhões para Pará de Minas através de emenda parlamentar, a feira tem tudo para se consolidar como a maior do setor em Minas Gerais. “Gosto de ver a equipe dizendo que é preciso evoluir cada vez mais. A primeira foi excelente, a segunda será melhor, e a terceira melhor ainda. Além disso, o Chicão, com sua área ampla e bem cuidada, vai poder recepcionar muito bem as pessoas de todo o Brasil, e até do mundo”.

O Vice-Prefeito e Secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Paulo Francisdale, destaca a competência da equipe envolvida na realização da Expo Conecta Agro. Além disso, ressalta a força do agronegócio em Pará de Minas. “Os agentes do agronegócio pará-minense nos representam e levam o nome da nossa cidade para o mundo. Nós somos um vetor para valorizar quem de fato trabalha por esse setor, e mostrar o que eles fazem todo dia”.

Andréia Xavier Paulino, Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, diz estar contente por ver no Chicão tantas pessoas interessadas na Expo. De acordo com ela, a Secretaria de Cultura tem como um de seus objetivos proporcionar desenvolvimento econômico por meio de grandes eventos, como a Expo Conecta Agro. “Ao vermos a materialização de eventos como esse, percebemos que a missão está sendo cumprida. Com todo o engajamento dos empresários, da Prefeitura e do Sindicato Rural, tenho certeza que teremos mais um evento maravilhoso em maio”.

José Hermano Oliveira Franco, Secretário de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, frisa a importância do apoio ao agronegócio, como vem sendo feito em sua pasta. Mais uma vez, a Secretaria estará presente na feira, com a promoção de vários cursos voltados para o agronegócio. Ele lembra que o setor é responsável por cerca de 60% do PIB do Município. “Essas pessoas merecem apoio, através dessa grande vitrine que é a Expo Conecta Agro. E agora ela está ficando cada vez maior, com tecnologia, fonte de financiamento e recursos e difusão de conhecimentos diversos. No fim das contas, quem ganha é Pará de Minas”.

Gustavo Ribeiro, representante da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), afirma que a expectativa da associação para a Expo é a melhor possível. Ele vê com bons olhos a expansão da feira, com a utilização de toda a estrutura do Chicão. “Vimos a Expo Conecta Agro nascer. Ela já nasceu grande, e o Município de Pará de Minas está de parabéns por promover um evento tão importante para nossa região, que respira o agro. Estaremos juntos novamente nesta nova edição, trazendo palestras e ajudando no que for necessário, para que tenhamos uma Expo ainda melhor”.

Cíntia Lacerda, empresária do segmento da apicultura, diz que, no ano passado, durante a 1ª edição, esteve presente como visitante. Já na edição de 2024, estará como expositora. “Estamos felizes por perceber que a feira está abrindo as portas para novos ramos, como a apicultura. Nossa expectativa é grande para a edição deste ano”.