../app-home/api-modulos/noticias/img/171333/DSC_3987.JPG

Centro POP oferece apoio para pessoas em situação de rua e para migrantes

Espaço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social fornece serviços básicos

O Centro POP, equipamento da rede socioassistencial da Prefeitura de Pará de Minas, presta serviços especializados para pessoas em situação de rua e para o migrante. Seu objetivo é proporcionar vivências para o alcance da autonomia e estimular a organização, a mobilização e a participação social. É um espaço de referência para o convívio grupal e social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito.

De acordo com o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina, o Centro POP é um importante meio de garantia dos direitos da pessoa em situação de rua, uma vez que fornece dignidade a ela. “O Centro POP oferece escuta especializada e organizada, transporte, alimentação e outras ferramentas fundamentais para essa população”.

Para informar os pará-minenses sobre o papel do Centro POP, foi criada, em 2022, a campanha “Ajude, Mostrando o Caminho”. O objetivo dela é conscientizar a população sobre a melhor maneira de ajudar as pessoas em situação de rua, orientando-as a procurarem o Centro POP. “Queremos envolver toda a população, para que conheçam o serviço prestado pelo Centro POP. Assim, elas poderão indicar o serviço aos cidadãos que possam ser beneficiados”.

O Centro POP agora terá uma novidade: um posto de atendimento ao migrante, localizado no Terminal Rodoviário. “Esse posto visa melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão de fora que chega a Pará de Minas. Ele fornecerá informações relevantes a esse migrante, bem como adotará medidas para resguardá-lo no Município”, completa o Secretário.

Em 2023, houve grandes avanços no atendimento à população em situação de rua em Pará de Minas, segundo o Coordenador do Centro POP, Fernando Soares. Foram 729 pessoas atendidas pelo órgão, que se tornou uma casa de acolhimento aos que estão de passagem pelas ruas. Ele oferece refeições, itens para higiene pessoal, serviço de lavanderia e ajuda na criação de currículos e/ou no encaminhamento para vagas de emprego ou casas de recuperação para usuários de drogas. “Conseguimos ver o impacto positivo nessas pessoas e em suas famílias. Apesar de ser um serviço especializado no atendimento à pessoa em situação de rua, nada impede que cidadãos com algum tipo de vulnerabilidade também sejam atendidos”.

Lidar com esse público torna necessária a criação de uma rede, pois frequentemente o trabalho deve ser feito em parceria com outros setores e até outras secretarias, como a Secretaria Municipal de Saúde. “Temos o dever de organizar essa rede, com um trabalho intersetorial. É preciso que haja uma abordagem social qualificada, que busca verificar as reais necessidades do usuário. Às vezes é alguém com problema com álcool ou outras drogas, por exemplo. Aí encaminhamos para o CAPS AD. São muitas situações que podem levar a pessoa a viver na rua. Então temos que estar preparados para ouvir e entender o problema de cada um, buscando a melhor forma de resolver”, diz Fernando.

Com relação aos migrantes, o Centro POP frequentemente faz contato com redes socioassistenciais de outros municípios, de maneira a garantir o acolhimento dessas pessoas quando voltarem para sua localidade de origem. “Às vezes o trabalho é interestadual, pois o Centro POP precisa fazer contato com municípios até de outros estados, na tentativa de dar uma segunda chance e resgatar a cidadania de quem está na rua. No ano passado, tivemos vários casos de pessoas que conseguiram retomar o convívio com familiares”, completa o Coordenador do equipamento.

O Centro POP funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na Rua Dr. Higino, nº 20, Várzea.