../app-home/api-modulos/noticias/img/171331/DSC_3953.JPG

Parceria com a Prefeitura promove a realização de cirurgias de catarata no CEO

 

Núcleo especializado em oftalmologia tem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde desde 2020

 

O Centro de Excelência em Oftalmologia (CEO), clínica particular reconhecida pela experiência de seus profissionais, prestação de serviços de alta qualidade e utilização de tecnologia de ponta, deu seguimento, nessa quinta-feira (25), ao atendimento de pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, realizando dez cirurgias de catarata, por meio do SUS. Todas elas foram acompanhadas por médicos que vieram a Pará de Minas especialmente para assistir os procedimentos e também por representante da empresa suíça responsável por um dos equipamentos utilizados. 

Em 2020, esses procedimentos começaram a ser custeados pela Prefeitura com recursos próprios até que, em 2023, passaram a ser pagos pelo SUS. Nesse ano também, após a habilitação da clínica como unidade de atenção especializada em atendimento de alta e média complexidade, outros atendimentos passaram a ser realizados por ela, como cirurgias para correção de estrabismo e pterígio. Somente em 2023, a Clínica CEO realizou 1014 cirurgias em pacientes encaminhados pela rede municipal de saúde. Destas, 736 foram de catarata.

Durante a realização dos procedimentos cirúrgicos dessa quinta, o Secretário Municipal Wagner Magesty comentou o trabalho para o credenciamento da clínica e anunciou a ampliação do atendimento dela aos pacientes encaminhados pela rede municipal de saúde. Inicialmente, o acordo com o CEO foi custeado com recursos próprios do Município. Já após a aprovação da habilitação do CEO como serviço relevante para o atendimento ao sistema público, o Ministério da Saúde passou a enviar a verba para o custeio dos procedimentos oftalmológicos.

“Essa parceria foi uma vitória da persistência, da perseverança e da vontade de ambas as partes. Hoje, temos orgulho de dizer que é um serviço habilitado pelo Ministério da Saúde. São R$ 10 milhões por ano destinados a esses procedimentos, para que possamos ter essa linha de cuidado dentro da oftalmologia, não só com cirurgias de catarata, mas com diversos procedimentos. É o SUS como ele deve ser: um serviço de qualidade ofertado à população”, comemora o Secretário.

Trata-se de um modelo de sucesso, que pode servir de referência para outros municípios, não só de Minas Gerais, mas também do Brasil. “O Brasil inteiro tem essa demanda. E quando temos um serviço com tanta qualidade, com funcionários competentes e com a dinâmica adotada, temos um modelo de sucesso”, acrescenta Wagner.

O acesso ao serviço do CEO através da rede pública começa na Atenção Primária. Ao fazer uma consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), o paciente é encaminhado para o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), onde fará uma consulta com um oftalmologista. Em seguida, caso seja necessário, o especialista o encaminhará, através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), ao CEO, onde ele realizará o agendamento da cirurgia necessária. 

A visita dos médicos ao CEO foi acertada após um evento, em Belo Horizonte, da empresa suíça responsável pela produção do equipamento utilizado nas cirurgias de catarata realizadas pelo centro, como explica o oftalmologista Leonardo Torquetti, proprietário do CEO. “Nesse evento, realizado nessa quarta-feira (24), foram apresentados casos clínicos envolvendo a utilização desse equipamento. Então, hoje alguns médicos vieram a Pará de Minas acompanhar de perto, em tempo real, algumas cirurgias. O objetivo de tudo isso é difundir a tecnologia suíça, que já está disponível aqui na clínica há alguns anos, sendo utilizada nas cirurgias de todos os pacientes, sejam eles particulares ou vindos da rede pública”.

Segundo o oftalmologista, é um equipamento de alta qualidade, o que traz segurança aos pacientes e aos profissionais que trabalham com ele. “Buscamos também mostrar aos oftalmologistas de outros lugares como fazemos as cirurgias, como é o fluxo dos pacientes aqui no CEO e de que forma eles podem aproveitar nossa experiência, pois é uma cirurgia com nível de sucesso muito alto”.

Torquetti enxerga a parceria com o setor público como uma vitória para a população, pois além da qualidade de atendimento oferecida, é possível suprir a demanda existente por cirurgias do tipo. Para ele, todos devem ter acesso a um tratamento de alta qualidade. “É algo que deu muito certo. Nosso objetivo, agora com esse credenciamento feito no fim do ano passado, é estender para outras subespecialidades oftalmológicas, para beneficiar mais pessoas. Estou muito esperançoso de que dará certo”, completa o médico.

Compartilhar notícia