../app-home/api-modulos/noticias/img/171320/DSC_8111.JPG

Retrospectiva 2023: Esporte, Lazer e Turismo

A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo teve, mais uma vez, um ano de muitos eventos e ações. Além dos eventos esportivos organizados diretamente pela Secretaria, ela também firmou diversas parcerias ao longo do ano para que Pará de Minas recebesse competições de alto nível.

A Secretaria também manteve ativos seus projetos junto à comunidade, para todas as idades. Além disso, seguiu com o incentivo à prática de modalidades esportivas menos populares, de maneira a democratizar o acesso ao esporte e despertar a atenção da população para novas possibilidades de atividades físicas. Uma das bandeiras principais da pasta, a promoção da saúde por meio do esporte, passa também por esse incentivo a todas as modalidades, para que cada cidadão possa desfrutar ao realizar uma atividade saudável.

Desde o início da gestão, a Secretaria colocou como meta transfomar Pará de Minas na “capital mineira do esporte”. Para isso, a cidade tem recebido cada vez mais eventos esportivos, inclusive de porte internacional, como o Mundial de Badminton para Surdos. Tais realizações não só colocam Pará de Minas em outro patamar no âmbito esportivo, mas também fomentam o turismo e a economia, já que grandes eventos atraem pessoas de outros lugares, que passam a conhecer Pará de Minas e, consequentemente, consomem produtos e serviços na cidade.

 

Principais eventos sediados:

 

Campeonato Brasileiro Juvenil Feminino e Masculino de Handebol

 

Pará de Minas recebeu em outubro um torneio nacional de handebol, com cerca de 400 atletas de vários estados brasileiros. Além da presença de grandes atletas da modalidade, a interação cultural foi um dos pontos em destaque desse campeonato, graças à diversidade do povo brasileiro em território pará-minense.

 

Copa do Brasil de Paraciclismo

 

Evento realizado em outubro, que contou com a participação de 105 atletas, nacionais e internacionais, nas categorias handbike, ciclismo e triciclo. O atleta pará-minense Antônio Marcos de Moura sagrou-se campeão na prova de contrarrelógio e vice-campeão na prova de resistência, ambas na categoria handbike MH5.

 

Festival Paralímpico Loterias Caixa

 

Em maio e setembro, ocorreram atividades voltadas para o público PCD, em sua maioria crianças e adolescentes. Ao todo, foram cerca de 160 participantes, alunos e frequentadores das APAES de Pará de Minas, Florestal e São José da Varginha. Foram oferecidas quatro modalidades adaptadas: badminton, tênis de mesa, atletismo e o goalball.

 

Mundial de Badminton de Surdos

 

Evento internacional realizado em julho, com a participação de 13 países na categoria juvenil e 20 na categoria adulto. A competição promoveu a inclusão esportiva e a visibilidade de pessoas portadoras de deficiência. Além disso, projetou Pará de Minas no circuito esportivo mundial, ativou a economia do Município e aqueceu a cadeia produtiva do turismo, por meio da ocupação de 100% dos hotéis locais e da grande movimentação de restaurantes e do comércio em geral. O campeonato teve apoio da Confederação Brasileira de Badminton e da Federação Mineira Desportiva dos Surdos.

 

JEPAM

 

Os Jogos Escolares de Pará de Minas ofereceram 14 modalidades em 2023, com a participação de mais de dois mil alunos, de cinco escolas particulares, 12 escolas estaduais e sete escolas municipais. Uma ação educativa, que ensina aos alunos valores éticos e cultura esportiva, além de promover a socialização.

 

JEPANZINHO

 

O Jepanzinho, jogos escolares voltados para crianças dos primeiros anos do ensino fundamental, ofertaram, em 2023, nove modalidades esportivas, que contaram com a participação de dez escolas. A competição teve o objetivo central de cultivar a cultura esportiva nos alunos, ainda em caráter de iniciação.

 

Virada Esportiva

 

Evento ocorrido no Parque do Bariri, em março. Inédito no Município, contou com 30 horas ininterruptas de atividades físicas, nas modalidades dança, beach tênis, bike no rolo, capoeira, crossfit, futcross, futvôlei, hitbox, jump, jiu-jitsu, muay thai, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. A Ação que contou com cerca de 500 atletas competindo e se divertindo em um dos cartões-postais da cidade.

 

Liga Nacional de Vôlei Masculino C

 

A Liga Nacional de Vôlei Masculino Adulto, realizada em novembro, teve a participação de seis equipes. O Sada Cruzeiro sagrou-se campeão, e a equipe pará-minense conquistou o terceiro lugar na competição. O campeonato teve uma grande presença de público nas arquibancadas, além de repercussão nacional.

 

Principais apoios da Secretaria a participações de equipes ou atletas pará-minenses:

 

Campeonato Mundial de Morgante Ju Jitsu

 

No mês de outubro, em Recife, 32 atletas de Pará de Minas disputaram o Mundial de Ju Jitsu, e vários atletas voltaram com resultados positivos, inclusive alguns foram campeões mundiais.

 

JIMI Paralímpico

 

Atletas representando o Município foram à cidade de Juiz de Fora em outubro para a disputa dos Jogos do Interior de Minas Paralímpico, e todos voltaram com medalhas. Marcos Moura ganhou no paraciclismo, Denivaldo Ramos na natação, Luciano Gonçalves e Geraldo Antônio conquistaram medalhas de prata e ouro respectivamente, além do troféu para a cidade como a melhor equipe do Judô.

 

JEMG

 

Alunos de Pará de Minas participaram dos Jogos Estudantis de Minas Gerais e mais uma vez com excelente representatividade. Na etapa microrregional, disputada em Martinho Campos, foram 140 atletas, nas modalidades basquete, vôlei, futsal e handebol. Os atletas pará-minenses participaram também da etapa regional, ocorrida em Nova Serrana, e fecharam a participação na etapa estadual do JEMG, na cidade de Uberaba. Nesta, Pará de Minas foi representada nas modalidades de natação, badminton, futsal, vôlei de praia e atletismo corrida e salto.

 

Projetos desenvolvidos e seus objetivos:

 

Melhor Viver

 

Incentivar a população idosa às práticas motoras diversas, de forma orientada, proporcionando uma vivência saudável, de maneira democrática e pública.

 

Pará + Esporte

 

Proporcionar ao cidadão de Pará de Minas uma prática desportiva de rendimento não-profissional, capaz de desenvolver o convívio e a integração social, o aperfeiçoamento da técnica, e possibilitando ainda a participação em eventos esportivos com foco competitivo, aumentando a representatividade do Município na região e no Estado.

 

Esporte e Cidadania

 

Proporcionar ao jovem pará-minense e aos demais desportistas uma cultura esportiva, pautada em valores éticos, através da prática pedagógica do lazer, em que o aluno seja capaz de desenvolver o convívio, a melhora motora esportiva e a integração social plena, utilizando como ferramenta didática diversas modalidades esportivas.

 

Parádesporto

 

Potencializar ações esportivas desenvolvidas para pessoas com deficiência em Pará de Minas, contribuindo com o aumento da qualidade dos serviços prestados e da capacidade de atendimento, bem como disseminando o esporte paralímpico no Município.

 

Projeto Esporte Cidadania + Educação

 

Com o objetivo de proporcionar atividade física orientada no contraturno escolar, desenvolve nos estudantes do Município valores éticos, de colaboração, cidadania e outros.

• Núcleo de futebol de campo no distrito de Bom Jesus do Pará, com aulas/treinos duas vezes na semana no período da tarde, para alunos do 5° ao 9° ano da Escola Municipal Vereador Bosco Mendonça

• Núcleo de Futsal, no bairro da Matinha, com aulas/treinos duas vezes na semana no período da tarde, para alunos do 5° ou 9° anos da Escola Municipal Vicente de Paula Sousa

 

Reformas, construções e adaptações:

 

• Recuperação da quadra de Córrego do Barro, com instalação de iluminação de LED e reforma de toda a parte elétrica do Centro Social;

 

• Reforma da quadra de Trindade, com instalação de iluminação de LED, reforma do vestiário, instalação de cobertura e troca do piso;

 

• Recuperação do Campo de Futebol de Bom Jesus do Pará, com reforma do vestiário, da área de acesso ao campo, do banco de reservas e melhorias no gramado;

 

• Recuperação da quadra da Matinha, com a troca da iluminação, pintura, reforma do muro e do alambrado;

 

• Instalação de duas academias de ginástica na Matinha;

 

• Revitalização do gramado do Campo de Futebol da Matinha;

 

• Reforma completa do Campo de Futebol em Tavares, dos vestiários, do gramado, troca da iluminação e dos alambrados;

 

• Reforma, pintura, instalação de chuveiros e troca de toda parte elétrica dos vestiários do campo de futebol do distrito de Carioca;

 

• Revitalização da quadra do distrito de Carioca, com pintura, instalação de guarda-corpo e recuperação do alambrado;

 

• Instalação de iluminação de LED, bebedouro e seis chuveiros na quadra do Dom Bosco;

 

• Troca de iluminação para LED e instalação de chuveiros na Quadra do CMEI Abelhinha Dourada, no bairro São Francisco;

 

• Revitalização de salas para alojamento na antiga UninCor, cada um com 12 beliches;

 

• Pintura e troca da iluminação para LED na quadra da Escola Municipal Dona Cotinha;

 

•Revitalização e pintura da quadra, plantio de grama, instalação de iluminação LED e recuperação do campo society do Clube da Prefeitura;

 

• Substituição da iluminação e recuperação de toda a parte elétrica, instalação de LED nas quadras de areia e pintura da quadra dos fundos do Parque do Bariri;

 

• Reforma do Ginásio da Praça de Esportes, com adequação dos alojamentos, reforma da cobertura e das arquibancadas, construção de uma entrada para ambulância, pintura, instalação de iluminação de LED, adequação para acesso de cadeirantes, troca do piso e instalação de piso com amortecimento;

 

• Reforma da quadra poliesportiva do Projeto Bola de Gude, no bairro Dom Bosco.

 

Futebol de Campo

 

Parceria com a Liga de Pará de Minas:

• Apoio no Campeonato Rural de Futebol, com fornecimento de equipe de brigadista, segurança, arbitragem e ambulância.

• Campeonato Municipal de Futebol, pouco mais de 70 partidas com fornecimento da arbitragem, e nas partidas finais houve o apoio com brigadista, segurança e ambulância;

• Campeonato Siccob Feminino, também contou com fornecimento de arbitragem, segurança e brigadista.

 

Copa Diego Maradona:

• Também houve apoio com a arbitragem, segurança e brigadista.

Compartilhar notícia