Estação Cultural abre visitação a presépio em noite com Recital de Natal
Orquestra de Violões Anita Sales encantou público; Feira de Natal também foi aberta durante o evento
O clima natalino chegou à Estação Cultural na noite dessa terça-feira (5), com a realização do Recital de Natal da Orquestra de Violões Anita Sales e a abertura à visitação do presépio de autoria do ceramista Wagner Vasconcelos. A apresentação de composições natalinas dos mais variados estilos pelos violonistas, sob a regência de Júlio Saldanha, emocionou o público presente. Um dos pontos altos do recital foi a execução de “Ave Maria”, pelo tenor Samuel Lopes.
A noite também marcou a abertura da Feira de Natal, com peças de artesanato de diversos segmentos, produzidas pelos professores da Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica. Os trabalhos estão todos à venda. Eles ficam em exposição até o dia 6 de janeiro, assim como o presépio de Wagner Vasconcelos.
Samuel Lopes, que foi o idealizador do evento, enfatizou o fato dele ocorrer em um espaço histórico privilegiado de Pará de Minas, atualmente dedicado à arte e à cultura. “Temos a alegria de receber esse presépio do Wagner, com 15 peças, que ele desenvolveu em 2014 para a Paróquia de São Francisco. Uma obra de arte que representa muito bem o Natal”.
Para o tenor, é um prazer receber a Orquestra de Violões Anita Sales, com um repertório totalmente voltado para o Natal. “É um espetáculo para encantar a todos, aquecer os corações e reavivar o sentimento de Natal. Não existe melhor forma de fazer isso do que através da música”, ressalta.
Segundo o Maestro Júlio Saldanha, regente da Orquestra de Violões Anita Sales, a Estação Cultural é um lugar especial para a Orquestra, já que foi onde eles estrearam, em 2003. “Passa um filme na cabeça, já que nossa primeira apresentação foi em uma época de Natal também. Gostamos muito do repertório natalino”.
A Orquestra de Violões Anita Sales conta com 15 integrantes, de todas as idades, desde crianças até idosos. De acordo com o Maestro, trata-se de um fator positivo. “Essa diversidade produz uma intensa troca de conhecimentos, com crianças ensinando adultos e adultos ensinando crianças”, acrescenta.
O Ceramista Wagner Vasconcelos, autor do presépio em exposição e também professor da Escola de Artes e Ofícios Sica, diz que a temática religiosa sempre esteve presente em seus trabalhos, e o presépio faz parte da espiritualidade de São Francisco de Assis. “Nosso trabalho em cerâmica traz essa parte religiosa. Os presépios são tradicionalmente ligados à família. As pessoas montam em suas casas”.
Wagner explica que as peças foram modeladas à mão e pintadas na própria Escola de Artes. “Na Escola, estamos sempre incentivando as pessoas a criarem seus próprios presépios, que retratam nossa vontade de mostrar essa cena tão bela que é o nascimento de Cristo”, completa.