../app-home/api-modulos/noticias/img/171207/carnaval-cultural_capa.png

Carnaval Cultural 2023 chega com muitas atrações para os foliões

Eventos são gratuitos e acontecem até o dia 20 de fevereiro

O Carnaval já começou e está recheado de atrações em Pará de Minas. A programação do Carnaval Cultural 2023, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, já foi divulgada e promete dias de muita diversão para os foliões pará-minenses de todas as idades. Os eventos são gratuitos e acontecem entre os dias 13 e 20 de fevereiro.

A partir dessa segunda-feira (13), e até a próxima sexta-feira (17), a população poderá aproveitar o “Carnaval no Cinema”, na Estação Cultural. Serão duas sessões diárias: às 9h e às 14h30. Já na terça (14) e na quarta (15), também na Estação Cultural, acontece a Oficina de Máscaras Carnavalescas, para crianças de 7 a 12 anos, com a professora Viviane Pereira.

Na quinta-feira (16), é a vez do Quinta no Museu – Especial Pré-Carnaval. O evento terá como convidado o cantor Marcus Ferreira, que fará um show repleto de sucessos de samba, pagode e axé, a partir das 20h.

Na sexta-feira (17), acontece o tradicional Carnaval dos Fios Brancos, uma parceria entre as Secretarias de Cultura e Comunicação Institucional e de Assistência e Desenvolvimento Social. O evento será no Coreto da Praça Torquato de Almeida, e começa às 18h, com show da Banda de Música Lira Santa Cecília. Às 20h, a atração é a Banda Pura Amizade.

No sábado (18), a folia começa logo cedo, às 12h, na Praça Padre José Pereira Coelho, com a Roda de Samba do cantor Juninho Oliveira. À noite, a partir das 20h, o Baile de Carnaval acontece no Centro Literário, com show de Gracyana e Rafaela e participação de Rony Costa.

No domingo (19), a partir das 20h, tem mais um Baile de Carnaval no Centro Literário. Dessa vez, o show fica por conta da Banda Pura Amizade, a partir das 20h.

Pra fechar a programação, o Centro Literário recebe, na segunda (20), a Matinê de Carnaval, para as crianças, às 15h. À noite, às 20h, a Roda de Samba com Juninho Oliveira encerra o Carnaval Cultural 2023.

De acordo com a Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, Pará de Minas não poderia ficar sem a tradicional folia de Carnaval. “Agora com a pandemia controlada, vamos poder festejar o Carnaval. Essa é uma celebração importante, que resgata nossas memórias, e que não pode se perder”, disse Andréia.

Para o Coordenador do Centro Literário Pedro Nestor, Sérgio Claret Araújo, é uma satisfação poder realizar novamente um baile de Carnaval no local após tanto tempo. “É um prazer proporcionar às pessoas essa memória afetiva. Trazer de novo o Carnaval de salão, que atualmente saiu de moda, e levar descontração e lazer a todos”, falou Sérgio.

O Coordenador ressaltou que não será necessário retirar ingressos antecipadamente para os bailes de Carnaval no Centro Literário. Ele destacou ainda que haverá um ponto de apoio para venda de bebidas e alimentos na porta, para evitar que os foliões tenham de levar. Além disso, outra novidade estará presente no Centro Literário: uma maquiadora facial, tanto durante os shows noturnos quanto durante a matinê.

Sobre a 14ª edição do Carnaval dos Fios Brancos, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comid), Aparecido Luís Araújo, observou que é um momento especial para os idosos, devido ao longo período de isolamento devido à pandemia. Ele disse que o evento reunirá idosos do Centro de Convivência dos Idosos, da Cidade Ozanan e da ABEV. “É um momento de confraternização e alegria para toda a família. Os avós, pais, filhos e netos podem vir e festejar bastante”, completou Aparecido.