../app-home/api-modulos/noticias/img/171136/WhatsApp Image 2022-08-30 at 11.13.50.jpeg

Grupos de combate ao tabagismo do Município auxiliam interessados em largar o vício

 

População pode participar do programa em alguma das UBSs onde ele é oferecido

 

O grupo de combate ao tabagismo da UBS Nossa Senhora da Piedade teve suas atividades retomadas recentemente. Nessa segunda-feira (29), data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo, houve a quarta sessão do grupo, que durante as reuniões participam de consultas com médicos, psicólogos, nutricionista e são acompanhados por enfermeira. Além disso, os 15 participantes também fazem auriculoterapia nas sessões. A UBS Nossa Senhora da Piedade é uma das unidades onde o serviço é oferecido no Município.

A Médica Alice dos Santos diz que o objetivo do grupo é acolher o usuário, de maneira diferente do que a sociedade geralmente faz. “O fumante costuma sofrer um certo preconceito. Aqui, elas podem se sentir à vontade para esclarecer qualquer dúvida e entender como funciona o tratamento”. Há também uma abordagem individualizada, com foco no que cada paciente necessita no momento, seja com ou sem o uso de medicamentos. Apesar da dificuldade em largar o vício, vale a pena batalhar para largar o cigarro, pois os benefícios ao parar de fumar são inúmeros, de acordo com a Dra. Alice. “É preciso determinação. Aqui no grupo, já temos três pacientes que conseguiram parar de fumar. Eles já relatam melhoras no condicionamento físico, na percepção de sabores dos alimentos e no controle de doenças que alguns têm”, afirma a Médica.

Para a Enfermeira Débora Márcia dos Santos, o Dia Nacional de Combate ao Fumo é um dia de mobilização e conscientização sobre os malefícios do cigarro. Os interessados em participar de algum grupo de combate ao tabagismo devem inscrever-se em sua unidade de saúde de referência ou procurarem seu agente de saúde. “Em todas as unidades onde funciona o grupo de combate ao tabagismo, há uma organização e uma programação voltadas a esse tema. As pessoas são acompanhadas durante um ano, após a busca ativa realizada pela equipe de saúde responsável”, diz.
A Enfermeira explica que o grupo tem início com encontros semanais. Depois, os encontros passam a ser quinzenais e, por fim, mensais. “Aqui na UBS Nossa Senhora das Graças, acabamos de ter nosso quarto encontro. Portanto, completamos o primeiro mês e, agora, temos a manutenção, que é de 15 em 15 dias. Os resultados de grupos anteriores foram muito bons, então a expectativa é boa para os que vierem. Se uma ou duas pessoas de cada grupo pararem de fumar, já será gratificante para nós”, observa Débora.

Márcio Teixeira Arruda, servidor estadual e morador do bairro Coração de Jesus, está frequentando o grupo. Ele diz que fuma desde os 14 anos de idade (atualmente está com 52), mas está há duas semanas sem consumir nenhum cigarro. “Estou gostando. No momento, uso um adesivo de nicotina para me auxiliar, mas, graças a Deus, não estou tendo vontade de fumar. Existem algumas dificuldades, às vezes fico mais nervoso, o sono não é o mesmo. Mas o apetite está melhor, por isso é importante termos aqui uma nutricionista, até para evitar que engordemos muito”, afirma. Ele aproveita para dar um recado à população: “Se você quiser parar de fumar, procure um posto de saúde mais próximo e participe desse programa. Só tem vantagens. O cheiro nas roupas e na casa melhora, sem contar a saúde, que é o mais importante. Em apenas 14 dias, já pude perceber a diferença”, completa Márcio.

Foi através de uma consulta com uma psicóloga da rede municipal de saúde que o aposentado Paulo Milton Soares, morador do bairro Nossa Senhora das Graças, conheceu o grupo. Desde que começou a frequentar as reuniões, ele fumou apenas uma única vez. “Após a primeira reunião, saí doido para tomar um café e fumar. Comprei um maço e fumei uns 12 cigarros, mas à noite resolvi dispensar o que sobrou e nunca mais fumar”, conta Milton. O vício, relata, era forte: ele, que hoje tem 63 anos de idade, fumava desde os 12. 

Veja alguns dos benefícios obtidos ao parar de fumar *:

      - Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
      - Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
      - Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
      - Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
      - Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
      - Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
      - Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
      - Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

* Fonte: Ministério da Saúde

Compartilhar notícia