../app-home/api-modulos/noticias/img/171135/WhatsApp Image 2022-08-25 at 11.58.12.jpeg

CCP realiza a castração de cães e gatos de rua e de tutores inscritos no CadÚnico

 

Iniciado em junho, programa já fez quase 300 castrações

 

As castrações de cães e gatos, anteriormente realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), agora são feitas pelo Centro de Controle Populacional (CCP). Elas são realizadas em pets de tutores inscritos no CadÚnico e em animais de rua. O local continua o mesmo, na Estrada dos Costas, sem número, no bairro João Paulo II. 

De acordo com o Secretário Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano Franco, há dois médicos veterinários trabalhando no CCP, de segunda a sexta-feira, durante o dia todo. Até o momento, já são quase 300 castrações feitas pelo novo programa. “Para minha grata surpresa, as pessoas estão aderindo em peso, e já temos cadastro até para o fim de setembro. É um programa, então ele estará permanentemente aberto”, afirma.

O Secretário explica que há uma grande demanda pelo serviço, o que gera uma fila. No entanto, melhorias vêm sendo estudadas para tornar o serviço cada vez mais adequado às necessidades da população. “É importante que as pessoas tenham paciência neste primeiro momento. Conforme o tempo for passando, o prazo de espera ficará menor. O serviço está construído, estabelecido e acontecendo”, diz.

O objetivo do programa, segundo José Hermano, é, a longo prazo, reduzir a quantidade de animais nas ruas. “Trata-se de uma questão ambiental. Por isso, as castrações passaram da Secretaria de Saúde para a Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. A equipe é muito boa, tem feito um excelente trabalho e está interessada em melhorá-lo. É um passo enorme para resolvermos a questão animal na cidade”, finaliza o Secretário.

Os interessados no serviço devem comparecer ao CCP ou entrar em contato pelo telefone, por onde também é possível obter outras informações. O número é o (37) 3233-5881. Em caso de animais de tutores cadastrados no CadÚnico, o tutor deve apresentar documento que comprove a inscrição no CadÚnico.

Compartilhar notícia