../app-home/api-modulos/noticias/img/171124/exp-pl_Prancheta_1.png

Exposição Padre Libério, Fé e Devoção está aberta para visitação na Casa da Cultura

Evento de abertura foi realizado na data de aniversário do Padre

Na noite da última quinta-feira (30), foi aberta no Salão Nobre Amedeo Celso Grassi, na Casa da Cultura, a Exposição Padre Libério, Fé e Devoção. A mostra conta com relíquias pertencentes ao Museu Histórico, a particulares e algumas cedidas pelo Museu do Padre Libério, da cidade de Leandro Ferreira.

O Prefeito Elias Diniz, que esteve presente à abertura da exposição, classificou-a como uma homenagem singela ao “Padrinho”, que passou por Pará de Minas e deixou sua marca. “Hoje, data do aniversário de Padre Libério, mantemos as portas abertas à população, para que conheçam um pouco da história dele e também vejam as relíquias presentes aqui”, disse o Prefeito.

Para a Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, a exposição é uma das mais especiais que passaram pela Casa da Cultura, devido à emoção por poder contar a história de uma figura simbólica para a fé dos pará-minenses. “Convidamos a todas as pessoas para que venham prestigiar esta mostra, que está tão bonita. Foi feita com muito carinho e respeito a nosso Padre Libério”, ressaltou a Secretária.

O Historiador Alaércio Delfino, que assina a curadoria e a montagem da exposição junto com a Diretora do Museu Histórico, Isabel Faria, disse que a mostra busca valorizar ainda mais o Padre, que é “quase um pará-minense”. Para ele, uma peça da exposição é a que mais chama a atenção. “Uma cópia do laudo do incêndio que, segundo relatos da comunidade, deu origem ao chamado ‘Milagre de Padre Libério’. Ele ocorreu em 1963, no Posto Caramuru (conhecido como Posto Cuíca). Temos fotos desse incêndio e o laudo da Polícia Técnica”, contou o Historiador.

O Vereador Marcílio de Souza, autor do Projeto de Lei que institui o Dia de Padre Libério em 30 de junho, afirmou ser gratificante ver o projeto aprovado, já que muitos na cidade consideram o Padre como um Santo. “A gratidão neste momento é muito grande, e o mérito é todo do Padre Libério. A história dele fala por si só. Deixamos o convite aqui a toda a população. Quem o conheceu, ou quem não o conheceu mas já ouviu falar, está convidado para vir prestigiar a mostra e valorizar ainda mais o Padre”, destacou o Vereador.

Ao final da cerimônia de abertura da exposição, foram servidos angu com doce de leite e café com amendoim, alimentos preferidos de Padre Libério. O primeiro, além de ser muito apreciado por ele, era sempre consumido por ser de fácil deglutição. Como se sabe, o Padre tinha dificuldade para ingerir alimentos sólidos. Pouco se conhece sobre a história do café com amendoim, mas era algo que ele sempre tomava e difundia pelos lugares onde passou.

A visitação à exposição vai até o dia 29 de julho, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.