../app-home/api-modulos/noticias/img/171092/WhatsApp Image 2022-05-21 at 15.24.13.jpeg

Prevenção do Suicídio e Abordagem Humanizada é tema de evento da Rede de Atenção à Saúde Mental

 

Secretaria Municipal de Saúde trouxe especialista no assunto para uma palestra

 

O Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida recebeu, no último sábado (21), a palestra “Prevenção do Suicídio e Abordagem Humanizada”, do Psicanalista e Major do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo, Diógenes Martins Munhoz. Ele esteve na cidade após iniciativa de Cristiano Paulino, socorrista do Samu, que sugeriu à Secretaria Municipal de Saúde que o convidasse. Profissionais da saúde de Pará de Minas e de 20 municípios da região, militares do Corpo de Bombeiros, integrantes do Samu e estudantes da Fapam participaram do evento, que contou ainda com uma apresentação de dança do grupo Avalon, cuja coreógrafa é a professora de dança e responsável pela Academia Municipal de Dança, Sandi Cristina.

Durante um dos intervalos da palestra, Diógenes Munhoz autografou seu livro, Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio. Segundo ele, o tema é de saúde pública, e debatê-lo, a exemplo do que foi feito em Pará de Minas com o evento, é extremamente importante. “Suicídio não é um problema de bombeiro, de psicólogo ou de psiquiatra. É um problema de toda a sociedade. Então, todos os órgãos, todas as fatias da sociedade são capazes de se engajarem no debate e, consequentemente, contribuírem para a diminuição no número de casos de suicídio”.

Para Munhoz, a melhor maneira de lidar com alguém que demonstre tendências suicidas é através do acolhimento. “Devemos verificar que esta pessoa está passando por uma fase difícil e ouvi-la. Seja na família, no trabalho ou em qualquer outro meio no qual este indivíduo conviva, alguém pode acolhê-lo e mostrar a ele que existe luz no fim do túnel”. Ele acrescenta que a contribuição do poder público é fundamental para reduzir o problema. “De três anos para cá, vejo um avanço grande nas políticas de incentivo à saúde mental no Brasil. E temos um bom exemplo aqui em Pará de Minas, que tem um Caps referência na região”, finalizou o Psicanalista e Major do Corpo de Bombeiros. 

A Psicológa Marina Saraiva, Coordenadora da Rede de Atenção à Saúde Mental de Pará de Minas, também falou sobre a importância de se criar uma rede de proteção em prol da saúde mental, com o objetivo de oferecer à população um atendimento mais humanizado. “Nós, como seres biopsicossociais, precisamos dialogar com todos os setores. Precisamos ressignificar o valor da vida para diminuir o sofrimento humano e, consequentemente, o número de tentativas de autoextermínio”, afirmou Marina.

Comandante do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, Tenente Roger elogiou a vinda de Diógenes Munhoz, ressaltando sua competência na abordagem do assunto. Segundo o Tenente, o Corpo de Bombeiros local trabalha constantemente no treinamento e reciclagem de seus profissionais para abordagens a tentativas de suicídio. “O Major Diógenes é referência nacional em abordagens técnicas a tentativas de suicídio. É uma honra para Pará de Minas receber um profissional desse gabarito para tratar de um tema tão relevante”, disse o Comandante.

Quem também enfatizou a importância de capacitar os bombeiros para abordagens a tentativas de suicídio foi a Enfermeira Larissa Martins, Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Samu. “É muito importante que nós venhamos e nos atualizemos, para capacitar não só a equipe do Samu, mas a população em geral. Com isso, teremos uma abordagem de qualidade, que salvará vidas”, completou Larissa.

Compartilhar notícia