../app-home/api-modulos/noticias/img/171090/foto Anuncio Comandante  Guarda Civil.jpg

Comandante da Guarda Civil Municipal é apresentado à população


Órgão auxiliará na proteção do patrimônio municipal e do meio ambiente, em patrulha escolar e em diversas outras áreas
 


Na manhã desta quinta-feira (19), em coletiva de imprensa em seu gabinete, o Prefeito Elias Diniz apresentou o Tenente Coronel Fábio Santos como o Comandante da Guarda Civil Municipal. A entrevista também contou com a participação do Secretário Municipal de Gestão Pública, Sérgio Marinho. Os entrevistados falaram sobre as atribuições da Guarda, as próximas etapas da sua implantação e o Curso de Formação para os seus integrantes.

A Guarda Civil auxiliará na proteção não só do patrimônio municipal, mas em diversas ações, de acordo com o Prefeito Elias Diniz. Ele afirma que os problemas relacionados à pandemia e à capacitação dos aprovados no concurso atrasaram a convocação dos agentes. “Hoje, estamos dando continuidade ao calendário planejado e mostrando que estamos realmente preocupados com a situação daqueles que fizeram o concurso público”.

Segundo o Prefeito, dos 53 candidatos aprovados, até 35 podem ser chamados e efetivados, após a realização das próximas etapas. Além disso, um processo licitatório será aberto para a compra do fardamento e dos instrumentos e veículos necessários à atividade da Guarda Civil. “Com os meios e recursos tecnológicos disponíveis, a Guarda tem tudo para fazer um excelente trabalho, ajudando todas as secretarias e ajudando a manter a segurança em nossa cidade”, pontua Elias Diniz.

Para o Comandante da Guarda Civil Municipal, Tenente Coronel Fábio Santos, as expectativas são grandes. Ele diz que, em 29 anos de experiência na área da segurança pública como policial militar, trabalhou em diversas cidades onde há Guarda Civil Municipal, e afirma que ela faz a diferença. “A Guarda trabalha junto com os demais órgãos de segurança pública, e quem ganha com isso é a sociedade”, afirma.

O Comandante da Guarda explicou ainda como será realizado o curso de formação dos novos agentes, que é parte do concurso. Ou seja, apenas os candidatos que demonstrarem um resultado satisfatório serão aprovados ao final. O curso deve iniciar em breve e terá duração de quatro meses. “Os candidatos terão orientações sobre Direitos Humanos, áreas técnicas profissionais e outras, que culminarão na formação destes guardas municipais. Já estamos tratando disso, para que o curso seja realizado em uma cidade próxima a Pará de Minas”, finaliza o Tenente Coronel Fábio Santos.

Compartilhar notícia