../app-home/api-modulos/noticias/img/171379/WhatsApp Image 2024-06-26 at 21.07.50.jpeg

Prefeitura e Hospital Nossa Senhora da Conceição firmam novo contrato de quase R$ 50 milhões

Pactuação permitirá a ampliação da oferta de serviços e a melhora do atendimento aos pacientes na instituição

O Prefeito Elias Diniz recebeu em seu gabinete, na última quarta-feira (26), o Deputado Federal Diego Andrade e o Deputado Estadual Delegado Christiano Xavier, que informaram a liberação de recursos para o Hospital Nossa Senhora da Conceição. Diego Andrade viabilizou R$ 1,1 milhão e Delegado Christiano Xavier R$ 300.000,00

O Prefeito comunicou aos dois deputados a nova pactuação para a contratação de serviços de saúde com o HNSC, que chega a R$ 50 milhões. Após a breve reunião na Prefeitura, eles se dirigiram ao Hospital, onde foi assinado o novo contrato do Município com a instituição.

A nova pactuação permitirá que diversos atendimentos sejam realizados no Hospital, tanto por meio do SUS quanto dos planos de saúde, segundo o Prefeito Elias Diniz. Isso evitará que o Município tenha que fazer subvenções ao Hospital, ou até mesmo comprar os serviços hospitalares em outros municípios, como Belo Horizonte e Divinópolis. “São muitos procedimentos que podem ser feitos neste local. Cirurgias eletivas, atendimentos de urgência e emergência, a interligação com a UPA 24H… enfim, temos de agradecer aos deputados pelas verbas e a toda a equipe do HNSC, pelo excelente trabalho que desempenham”.

Trata-se de uma grande oportunidade para melhorar ainda mais o atendimento, com equipamentos de primeira linha. Além da verba do contrato, as emendas parlamentares auxiliarão na aquisição dos novos itens para o HNSC. “Um dos pedidos foi um gerador, que pode evitar algum pico de energia, principalmente a partir das novas demandas que o Hospital passa a ter, com a hemodinâmica e a ampliação do número de leitos de CTI, por exemplo. Tenho certeza que esses recursos serão muito bem utilizados”, acrescenta o Prefeito.

A saúde é prioridade para o Deputado Federal Diego Andrade, conforme ele mesmo diz. “Sempre há o que melhorar, mas é importante continuar trazendo resultados. A gestão aqui do Hospital melhorou bastante nos últimos anos, e essa pactuação de R$ 50 milhões é uma demonstração disso”.

O Deputado Estadual Delegado Christiano Xavier, que foi prefeito de Santa Luzia por dois mandatos, afirma que esteve em Pará de Minas quando era prefeito, para acompanhar o trabalho feito no Hospital Nossa Senhora da Conceição e levar referências para sua cidade. “Ficamos felizes por colaborar com mais alguns recursos para o Hospital de Pará de Minas, principalmente sabendo do excelente trabalho feito aqui. Temos certeza que esses recursos serão de grande importância para a instituição”.

Além de recursos da Prefeitura, o contrato firmado conta com recursos do Governo Estadual e do Governo Federal, como explica a Secretária Municipal de Saúde, Ana Clara Meytre. Embora seja uma instituição privada, sem fins lucrativos, o HNSC faz parte da rede de atenção à saúde do Município. “Nosso contrato com o Hospital prevê uma prestação de serviços. São cirurgias realizadas, a porta de urgência aberta à população, leitos financiados etc. Tudo isso faz parte da política de atenção hospitalar”.

A Provedora do HNSC, Yanna Pascoal, ressalta que as emendas parlamentares são sempre bem-vindas, pois ajudam a manter o funcionamento do Hospital. “Sem as emendas nós não conseguiríamos pagar todas as contas no fim do mês. Elas auxiliam no pagamento de funcionários, na compra de medicamentos e em todas as demais despesas necessárias para manter o atendimento aos pacientes”.