../app-home/api-modulos/noticias/img/171378/WhatsApp Image 2024-06-17 at 16.33.34.jpeg

2º Curso de Agentes Multiplicadores do Combate à Dengue acontece em Pará de Minas

Na quarta (19), haverá trabalho de campo no Bairro Eldorado

Agentes de Combate a Endemias de Pará de Minas, Pitangui, Conceição do Pará, Luz, Itaúna, Piracema, Moema, Bom Despacho, Cláudio e Estrela do Indaiá estão participando do Curso de Agentes Multiplicadores do Combate à Dengue, promovido aqui na cidade pela Superintendência Regional de Saúde.

Com aulas teóricas e práticas, a capacitação está sendo ministrada por Rogério Rocha, Referência Técnica da SRS/Divinópolis. Nesta quarta, 19, as atividades estão sendo realizadas em campo, no Eldorado. Os moradores do bairro deverão ficar atentos à presença dos agentes, que estarão usando os uniformes dos seus municípios.

De acordo com Rogério Rocha, o curso tem o objetivo de capacitar agentes municipais que já têm algum tempo de trabalho, mas com o objetivo deles serem multiplicadores em seus municípios. “Aqui, eles estão sendo capacitados, e nos seus municípios, e até nos municípios vizinhos, eles vão multiplicar todo o conteúdo que aprenderam aqui. Porque nós estamos lidando com um organismo biológico que sofre as suas variações e mutações, então muitas vezes a realidade que você encontra neste ano, nesta epidemia, muda no ano que vem. Então temos de estar sempre reciclando esses agentes”.

Ainda segundo Rogério, no curso serão abordados temas como a biologia do vetor, ou seja, os hábitos do mosquito Aedes Aegypti, além da técnica do uso dos equipamentos no dia a dia no campo. “Isso vai desde a visita do agente, que a população já está acostumada a receber, em que ele coloca o larvicida nos possíveis criadouros, até o uso do fumacê, por exemplo”.

O representante da SRS de Divinópolis fez questão também de elogiar o trabalho de combate a endemias realizado no Município. “Pará de Minas tem uma equipe muito boa, com uma experiência de campo e teórica muito grande. Então isso facilita, pois sempre nos dá as respostas em tempo hábil, oferece todas as condições que nós precisamos para esse tipo de trabalho, o que ajuda bastante”, completa.

Adailton Moreira, Gerente de Endemias, pede que os moradores do Bairro Eldorado recebam bem os agentes, tanto os de Pará de Minas quanto os dos outros municípios. “Mesmo com a diminuição no número de casos, não podemos parar com esse trabalho. É preciso ter uma vigilância constante. Os agentes de outros municípios estarão com seus respectivos uniformes, então quem tiver dúvidas em relação à identificação deles, pode entrar em contato com a Vigilância em Saúde”.

Qualquer dúvida que os moradores tenham podem ser explicadas através do telefone da Vigilância em Saúde: (37) 3231-7722.