../app-home/api-modulos/noticias/img/171339/WhatsApp Image 2024-03-22 at 15.32.39.jpeg

Exposição do III Concurso de Fotografia Nossas Águas é encerrada com premiação aos vencedores

Evento foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

Foi encerrada na manhã desta sexta, 22, Dia Mundial da Água, a exposição dos registros classificados no III Concurso de Fotografia Nossas Águas. Durante o evento, realizado na Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, também aconteceu a premiação dos autores das seis primeiras fotos pontuadas. Os critérios observados pela comissão julgadora das fotos inscritas foram representatividade do Município, coerência com o tema proposto, beleza estética da imagem, emoção captada, sensibilidade e criatividade.

O Concurso Fotográfico, realizado com o apoio da concessionária Águas de Pará de Minas e da Cogran, teve o objetivo de promover e valorizar as riquezas naturais e os recursos hídricos de Pará de Minas, além de expandir a consciência ambiental na população. 27 fotos foram inscritas no concurso.

Os primeiros seis classificados foram:

1º lugar: Rafael Eustáquio Dutra Rodrigues Gomes (premiado com um aparelho celular)
Local fotografado: Floresta, zona rural de Pará de Minas

2º lugar: Aryane Santiago Rufino
Local fotografado: Parque do Bariri

3º lugar: Sueli de Oliveira Dutra Pereira
Local fotografado: Floresta, zona rural de Pará de Minas

4º lugar: Rozângela Nogueira da Silva
Local fotografado: Mina do Bairro São Luiz

5º lugar: Caiky Gonçalves Garcia
Local fotografado: Parque do Bariri

6º lugar: Raiane de Oliveira Dutra Rodrigues
Local fotografado: Lagoa próxima à AABB

A Analista Ambiental da Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Raphaela Faria, disse que a equipe da Secretaria ficou muito feliz com a adesão do público. “Superou nossas expectativas. As fotos ficaram lindas. A população se preocupou em olhar, principalmente, para pontos críticos do Município, e viu beleza neles”.

Rafael Gomes, primeiro classificado no concurso, afirmou que seu registro foi feito por acaso, inicialmente sem nenhuma pretensão. “Estava passando pelo local e tirei a foto, com meu celular. É a primeira vez que participo de um concurso desse tipo”.

Carlos Henrique Lara, Coordenador de Operações da Concessionária Águas de Pará de Minas, explicou que a empresa tem grande satisfação em apoiar projetos ambientais como este. “Como apoiador e parceiro da Secretaria, gostaria de parabenizar os envolvidos no projeto. São registros que mostram o valor que Pará de Minas tem na área ambiental. Hoje, 32 milhões de pessoas no Brasil não têm acesso a água potável, mas Pará de Minas tem o privilégio de ter 100% da população com esse acesso”.

Marcelo Franco, Presidente da Cogran, ressaltou que sua empresa entende a importância da responsabilidade ambiental. “Sem o meio ambiente não somos nada. Por isso, temos o dever de fazer tudo dentro das normas, para termos uma comunidade sustentável”.

Sônia Naime, ambientalista com longa experiência e contribuição para a preservação dos mananciais do Município, caracterizou o momento como “especial”. Ela parabenizou os participantes e fez um apelo por mais atenção e respeito às águas. “Temos que mostrar mais esses locais, melhorar nosso olhar e abrir nossos corações para cuidar do meio ambiente. As pessoas muitas vezes estão do lado desses locais fotografados e simplesmente não os veem”.

Clique aqui para ver as fotos que ficaram com os seis primeiros lugares.