../app-home/api-modulos/noticias/img/171334/DSC_4082.JPG

Reforma do CAPS AD é inaugurada

Prédio estava interditado desde 2021

A reforma do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) Lídia Coutinho Marinho Faria, no bairro São Vicente de Paulo, foi inaugurada na tarde do dia 1º de fevereiro. O prédio, que havia sido interditado pela Defesa Civil devido ao comprometimento de sua estrutura pelas chuvas do início de 2021, foi totalmente revitalizado pela Prefeitura.

A cerimônia contou com a presença de autoridades e de funcionários e usuários do CAPS AD. Segundo o Prefeito Elias Diniz, neste ano a Prefeitura está direcionando ainda mais investimentos aos serviços voltados para o cuidado da saúde mental da população. “A Rede de Atenção Psicossocial foi reestruturada, para que possamos acolher aqueles que necessitam desse tipo de atendimento. O que nós queremos é justamente melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”.

Wagner Magesty, Secretário Municipal de Saúde, ressalta que a reforma do prédio do CAPS AD era necessária, pois os danos na estrutura ofereciam riscos aos funcionários e aos usuários do serviço. “Hoje, o CAPS AD retoma suas atividades aqui. Tanto os usuários quanto os profissionais ficaram muito felizes com essa reforma. É um espaço amplo e adequado para o tratamento terapêutico desses usuários. O CAPS AD existe para isto: acolher e transformar as pessoas”.

Para o Secretário, trata-se de um equipamento muito necessário dentro da Rede de Atenção Psicossocial. Na reforma, foram investidos cerca de R$ 1,2 milhão, sendo R$ 1 milhão de recursos do próprio Município, e R$ 192 mil do Fundo Estadual de Saúde. Uma prova de que a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando os trabalhos em prol da saúde mental da população. “No mês de janeiro, em que celebramos o ‘Janeiro Branco’, tivemos a honra de anunciar o Programa Saúde Mental Mais Perto de Você, com um investimento próximo de R$ 10 milhões por ano. Algo nunca visto no Estado”.

Érica Paixão, Assistente Social do CAPS AD, afirma que a estrutura é totalmente adequada para prestar a melhor assistência possível ao paciente. “Nossa sede possui várias salas para atendimentos individuais, além de leitos para atendimento especializado e para observação e cozinha ampla”. Ela explica que o CAPS AD é um serviço especializado no atendimento a pessoas que utilizam substâncias psicoativas (álcool ou outras drogas) de forma problemática, ou seja, que atrapalha o cotidiano delas. “Temos uma equipe formada por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, médico clínico e médico psiquiatra. Todos comprometidos com um bom atendimento e com a garantia do direito à saúde dessa população”.

Em algumas situações, são feitas visitas domiciliares aos pacientes e atendimentos em comunidades específicas. O objetivo, segundo a Assistente Social, é dar autonomia aos usuários, visando sempre a redução de danos. “É importante que o CAPS AD não fique restrito apenas a seus muros. O tratamento é feito em liberdade, pautado na luta antimanicomial, com estímulo ao poder de decisão do paciente”.

Em 2023, o CAPS AD realizou mais de 23 mil atendimentos. De acordo com Érica, são diversas modalidades de atendimento, dependendo da situação. “Temos a permanência durante o dia, para pacientes que estão em crise, além de oficinas, práticas externas e atividades voltadas para a integração à comunidade e ao mercado de trabalho”.

Delion Anunciato, usuário do CAPS AD há seis anos, diz que o serviço é como uma mãe para ele. Segundo ele, o tratamento oferecido o transformou. “Quando cheguei aqui, estava transtornado. Em uma situação que não é boa para ninguém. Hoje, já estou mais estável e seguro, devido ao tratamento que recebi durante esse tempo”.

Delion vê com alegria o retorno ao prédio que estava interditado. “Fiquei muito triste quando as atividades aqui foram interrompidas, mas agora fico feliz pelo retorno, já que a estrutura está nova e bonita”.