../app-home/api-modulos/noticias/img/171332/WhatsApp Image 2024-01-31 at 16.48.52.jpeg

Serviço de manutenção da iluminação pública começa a ser feito por nova empresa

Cerca de 500 lâmpadas queimadas serão trocadas nos próximos dias

A empresa Ilumiterra Construções e Montagens começou a realizar, na tarde dessa terça-feira (30), o serviço de manutenção da iluminação pública em Pará de Minas. A previsão é de que todas as lâmpadas queimadas, estimadas em cerca de 500, nas zonas urbana e rural, sejam trocadas em até 15 dias úteis. Ao todo, o parque luminotécnico do Município conta com 16.300 lâmpadas.

De acordo com o Prefeito Elias Diniz, a iluminação pública no Município terá, a partir de agora, um tratamento especial. “Esperamos responder rapidamente a todas as demandas existentes para a troca de lâmpadas. Sabemos que a iluminação é de grande importância para a população, trazendo segurança aos pedestres, motoristas e moradores dos locais afetados”.

Elias explica que, anteriormente, a empresa responsável não conseguiu cumprir com suas obrigações. Mas, com a contratação da Ilumiterra, as condições para a execução do contrato, conforme ele foi firmado, são totalmente favoráveis. Além disso, o Prefeito garante que a Prefeitura colaborará no que for preciso, para que o serviço seja feito com qualidade e agilidade. “Temos que respeitar o processo licitatório, mas as cláusulas desse novo acordo dão todas as condições para que a empresa contrate profissionais competentes, experientes e com as certificações necessárias para realizar o melhor trabalho possível”, afirma.

Israel Bernardes, Engenheiro Eletricista da Prefeitura e responsável pelo acompanhamento do serviço, pede a compreensão dos pará-minenses durante o trabalho dos próximos dias, já que, devido ao período de transição até que a nova empresa fosse contratada, o serviço acumulou-se, gerando um atraso no atendimento às demandas. “Alguns pedidos estão abertos desde o início do novo processo licitatório. Então, após esses 15 primeiros dias de serviços intensos, a empresa cumprirá o período estabelecido em contrato, que é de 5 dias úteis para atendimento a cada demanda”.

O Engenheiro explica que o contrato prevê a substituição da lâmpada queimada por outra com a mesma característica dela. “Se a lâmpada for de vapor de sódio, será substituída por outra de vapor de sódio. Se for de LED, por outra de LED. O serviço de instalação de novas lâmpadas de LED refere-se a outra ação, de modernização, prevista em outro contrato, com uma empresa diferente”.

Sobre a modernização do parque luminotécnico do Município com a instalação de novas lâmpadas de LED, Israel observa que é uma tendência, pois esse tipo de iluminação é bem mais econômico. “As lâmpadas convencionais (vapor de sódio ou mercúrio) têm uma média de queima em torno de 5 a 7% do total por mês. Já as de LED, têm uma média de 1%, principalmente devido à qualidade das lâmpadas que adquirimos por meio de licitação”, ressalta.

Jonathan Rodrigues, Engenheiro Eletricista da Ilumiterra, diz que duas equipes, com oito funcionários no total, foram trazidas do Espírito Santo para a realização dos serviços de manutenção. A empresa, segundo Jonathan, possui grande experiência no ramo da iluminação pública e civil, com presença em todos os estados da região Sudeste do país. Ele pede que a população contribua, fornecendo informações sobre os locais em que uma manutenção seja necessária. “O trabalho será feito de segunda a sexta, podendo também ocorrer à noite e nos fins de semana. Reforçamos que a população pode registrar sua demanda através dos canais disponíveis, pois estamos alinhados com eles e conseguimos acompanhar todas as queixas existentes”, frisa.

Solicitações referentes à manutenção da iluminação pública podem ser feitas através do Disque Luz: (37) 3233-5610, do Aplicativo da Prefeitura de Pará de Minas, ou ainda pelo Whatsapp da Ouvidoria Municipal: (37) 99979-5428.