../app-home/api-modulos/noticias/img/171327/WhatsApp Image 2024-01-07 at 21.31.08.jpeg

Dia de Reis é celebrado em Pará de Minas

Evento contou com a participação de diversos grupos; cortejo passou por diferentes prédios históricos

Cultura, tradição e fé marcaram a celebração do Dia de Reis em Pará de Minas, na manhã do último domingo (7). O evento contou com a participação da Folia de Reis de Soledade, de Pequi, da Folia de Reis Estrela do Oriente de Lagoa Preta, da Folia de Reis Estrela Guia e da Folia Nossa Senhora de Lourdes de Conquista, de São José da Varginha. O evento foi iniciado no Museu Histórico, de onde o cortejo saiu em direção aos presépios montados na Escola de Artes, na Estação Cultural e na Casa da Cultura.

Na Casa da Cultura, os integrantes da Folia encerraram a apresentação junto ao Belém Monumental, o grandioso presépio montado pelo artista João Batista Leite que, de novembro do ano passado ao início deste mês, foi visitado por quase nove mil pessoas. O Dia de Reis marca o fim da visitação aos presépios.

Andréia Xavier Paulino, Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, ressaltou que a Folia de Reis é uma tradição brasileira muito forte na região. Por isso, a Secretaria fez questão de, mais uma vez, apoiar a festa. “Não poderíamos deixar de realizar essa festa tão bonita, para que possamos manter essa tradição viva e cada vez mais forte. Hoje a Secretaria esteve com seus equipamentos de portas abertas para receber esses grupos de Pará de Minas e região. Saímos daqui com a alma alimentada, para que possamos ter um 2024 abençoado, com muita saúde, paz e alegria.”

Samuel Lopes, Diretor da Escola Municipal de Artes e Ofícios e responsável pela celebração do Dia de Reis, acrescentou que Pará de Minas e região têm a tradição da Folia de Reis construída desde os antepassados, nas comunidades rurais e fazendas. “A Folia passava por muitos lugares, visitando os presépios que as pessoas faziam, que é outra tradição que a Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional tem feito questão de mostrar. Esperamos que a cada ano essa festa se fortaleça e seja ampliada ainda mais. Enche nosso coração ver tantas pessoas participando desse evento, exaltando a fé de nosso povo e a cultura popular, que fazem parte de nossa caminhada”.

João Batista Leite, artista responsável pela montagem do Presépio Belém Monumental, disse que a emoção pela realização da festa é muito grande, pois ela completa a tradição. “A história conta que no dia 6 de janeiro os reis chegaram, e depois um anjo avisa São José que ele deveria fugir para o Egito. Então, os reis são os últimos que chegam, oferecem seus presentes e, depois, o presépio é desmontado”. Para João Batista, o dia especial serviu para coroar o encerramento da visitação ao Presépio Belém Monumental, que atraiu um grande público. “Estamos recebendo pessoas de vários lugares, a casa está cheia e o tempo colaborou. Acredito que o Menino Jesus tenha ficado feliz com essa homenagem, porque conseguimos cumprir nosso objetivo de fazer um presépio para a família, que é o sentido do Natal”, completou.

Terezinha Alves Duarte e seu filho, Lucas de Assis Duarte, ambos da Folia de Reis de Soledade, estavam juntos em mais um ano de Folia. Terezinha conta que foi seu pai, falecido aos 89 anos, quem passou a ela a tradição da Folia de Reis, que ela mantém até hoje. “Ele me passou essa missão de continuar dando valor à nossa cultura. Então, estou aqui cumprindo um dever, um compromisso com a tradição”.

Já Lucas, fez questão de explicar o significado da celebração, além de fazer um apelo à população para que participem da Folia de Reis nos próximos anos. “A Folia de Reis celebra a chegada dos reis magos, com ouro, incenso e mirra. Aproveito para fazer um convite: quem puder ajudar na Folia, nos procure, ou procure a Secretaria de Cultura, que está sempre nos apoiando. Com esse apoio, a Folia de Reis vai ganhando força”.