Retrospectiva 2023: Cultura e Comunicação Institucional
O ano foi muito intenso na área cultural de Pará de Minas. Além de promover eventos gratuitos e abertos ao público, a Secretaria apoiou eventos independentes, fornecendo servidores, equipamentos e espaços para a realização deles. Começando pelo Carnaval, que foi o maior dos últimos anos, a população pôde desfrutar de diversos eventos, para todos os gostos e idades.
Houve uma grande revitalização do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz (Chicão), que agora conta com uma infraestrutura para receber eventos de grande porte e oferecer aos frequentadores conforto e segurança para desfrutarem de momentos de lazer. Para aproveitar o novo ambiente do Chicão, a Secretaria intensificou a promoção de eventos no local, com duas novidades: o Forró do Pará, que antes acontecia na Praça Torquato de Almeida, e a Expo Conecta Agro, que teve sua primeira edição em 2023, junto com a tradicional Festa do Frango e do Suíno. Por fim, mais uma vez, a Cavalgada atraiu um grande público ao Chicão e à Avenida Presidente Vargas.
Em parceria com a Ascipam, o Natal Luz e Sonhos promoveu uma programação voltada para as famílias, com uma decoração imponente nos principais centros comerciais de Pará de Minas. Presépios, apresentações de corais, recitais, peças de teatro, a vesperata, o desfile da chegada do Papai Noel e o Festival de Dança estão entre as atrações de Natal cuidadosamente planejadas.
Foram mais seis edições do Cultura na Praça em 2023, que levaram arte e cultura, através dos equipamentos da Secretaria, a bairros, distritos e povoados de Pará de Minas.
Com o lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo, a Secretaria de Cultura e Comunicação realizou trabalhos intensos para informar aos interessados sobre as exigências dos editais e para analisar e julgar os projetos apresentados. Com isso, 75 projetos serão contemplados com recursos que somam R$ 821 mil.
Outro destaque no ano foi a inauguração da Escola Livre de Teatro Municipal Benjamim de Oliveira, que funciona nas dependências do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. A escola chegou para somar junto aos outros equipamentos que fornecem cultura gratuitamente no dia a dia aos pará-minenses.
Já a Comunicação, em todas as suas frentes, ampliou a divulgação das ações da Prefeitura. O trabalho junto à imprensa, o setor das redes sociais, o departamento de criação e o cerimonial estiveram mais integrados e atentos às realizações, para que a informação pudesse chegar com mais clareza e agilidade aos cidadãos.
Museu Histórico
Em 2023, foram realizadas seis edições do “Quinta no Museu”, com um público total de 714 pessoas
Quatro exposições, com um público total de 2.030 visitantes
Visitas guiadas de alunos de diversas escolas: 1.109 estudantes
Visitas do Projeto Historiar: 465 alunos do 5º ano de escolas municipais
Projeto Vivendo a Maturidade: 526 participantes
Projeto Ser – Yoga na Cadeira: 346 participantes
Arquivo Público Municipal Mário Luiz Silva
Atendendo a pesquisadores e genealogistas in loco e virtualmente, o Arquivo Público Municipal Mário Luiz Silva está localizado, desde fevereiro de 2023, nas dependências do Muspam. Além de atendimentos a pesquisadores, o Arquivo Público também recebe grupos de estudantes e grupos sociais/culturais, apresentando toda a história do Município e de seus bens tombados, com enfoque na documentação histórica existente.
Escola de Música Geraldo Martins
Em 2023, a instituição ofertou, mais uma vez, o curso básico de formação musical, com habilitação em violão, canto, teclado, flauta transversal, clarineta, saxofone, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba e percussão.
Também promoveu recitais, o Papo Musical e a Sala de Ensaio, que ocorrem durante o ano letivo no formato de eventos abertos ao público.
Manteve, ainda, projetos de parcerias intersetoriais, realizando oficinas musicais com as Secretarias Municipais de Saúde (Coral CAPS II, visitas à Residência Terapêutica) e Assistência e Desenvolvimento Social (Musicoterapia). Nas atividades de Musicoterapia, foram atendidos 62 usuários, de um ano e meio até 65 anos de idade, com diagnósticos diversos (Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Hulk, TDAH, implantes cocleares, Alzheimer, entre outros). O profissional da musicoterapia realizou sessões em diversos setores da prefeitura e, quinzenalmente, realiza sessão no Entrelaços).
Promoveu oficinas (a partir de 12 anos de idade) de diversas modalidades (viola, violão, teclado, bateria, sopro e técnica vocal) em sua sede, além de um curso de musicalização infantil (abrangendo crianças de 6 a 11 anos).
Escola de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria - SICA
Foram realizadas seis exposições durante o ano, com um total de 1.450 visitantes
Cursos de Rotina, com um total de 17.564 atendimentos:
- Amigurumi
- Artes Integradas
- Biscuit
- Bordado
- Cerâmica e Grupo de Produção Ceramista
- Crochê
- Desenho
- Iniciação à Pintura
- Iniciação ao Desenho
- Iniciação Artística
- Luminárias em PVC
- Macramê
- Marcenaria Sustentável
- Marcenaria Tradicional
- Pintura em tecido
- Pintura em Tela
- Tapeçaria Arraiolos
Projetos Sociais:
Centro de Convivência – 432 atendimentos
Entrelaços – 216 atendimentos
Cursos de Férias:
Promovidos de 10 a 21 de julho, tiveram cerca de 45 vagas disponíveis e 135 atendimentos.
Outros Eventos:
Janeiro: Abertura da Galeria Nossa Arte, na Estação Cultural, com exposição e venda do artesanato produzido pela Escola de Artes e pelos artesãos locais, com cerca de 35 artistas contemplados ao longo do ano;
Junho: Arraiá da Escola de Artes com levantamento das bandeiras, apresentações de dança, música e das Guardas de Congo, além da apresentação de barracas de comidas típicas. Público estimado: 450 pessoas.
Oficinas de Biscoito: foram três edições realizadas em 2023. Em maio, julho e agosto, com cerca de 135 atendimentos.
Novembro: Cantata de Natal, com um público de 70 pessoas
Centro Literário Pedro Nestor
Em fevereiro, foi promovido o Carnaval Cultural, evento criado com o objetivo de resgatar os Bailes e Matinês de carnaval, com apresentações de bandas com músicas típicas e decoração carnavalesca. Foram três noites de Baile e Matinê, superando mais de 800 foliões.
Em 2023, foram realizadas mais cinco edições do “Nos Embalos de Sábado à Noite”, evento criado com o objetivo de resgatar as noites dançantes no Centro Literário, com apresentações de Bandas e DJs, tocando músicas dos anos 70, 80 e 90. O evento teve lotação máxima em todas as edições, totalizando mais de 1100 participantes.
Biblioteca Professor Mello Cançado
No ano de 2023, foram efetuados 467 novos cadastros e 697 obras foram incorporadas ao acervo. Já em relação aos empréstimos domiciliares, até o momento foram emprestados 11.034 exemplares, entre livros e gibis.
Em parceria com as escolas, as visitas guiadas chegaram ao número de 366 alunos, de sete instituições diferentes, que conheceram as dependências da Biblioteca e da Casa da Cultura.
A Biblioteca promoveu o Cine Literatura Monteiro Lobato, em parceria com a Estação Cultural, e exibiu, para 230 alunos, filmes relacionados ao grande escritor da literatura infantil Monteiro Lobato.
Para divulgar o acervo, foram feitas as exposições Mulheres na Literatura, no mês de março, com uma exposição de livros de mulheres escritoras, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Já em setembro, a exposição Escritores Pará-minenses mostrou à população o nosso Acervo de Memória, em homenagem ao aniversário de Pará de Minas.
A Biblioteca esteve presente em todas as quatro edições do Cultura na Praça. Foi possível levar um pouco do trabalho que a Biblioteca oferece: empréstimos, confecção de carteirinhas, acervo itinerante e desenhos.
A volta da Paraliteratura, em sua 9ª edição, em abril, trouxe à população a oportunidade de criar ou aumentar o gosto pela leitura, além de fomentar a cultura e impulsionar o mercado editorial, divulgando autores, editoras e livrarias. Cerca de mil pessoas estiveram presentes.
Dentro da programação do Natal Luz e Sonhos, a Biblioteca promoveu o projeto Conto de Natal, realizado em duas oportunidades na Casinha do Papai Noel.
Academia de Dança Juliana Grassi
Em janeiro, foi promovido mais um “Mostre sua Dança”, com o objetivo de dar oportunidade aos dançarinos da cidade de apresentarem seus trabalhos e projetos coreográficos. 250 pessoas assistiram às apresentações.
Em períodos de férias das escolas e da própria Academia de Dança, foram oferecidas oficinas a toda a população. Durante as “Férias na Academia”, em janeiro e julho, houve diversas opções, para todas as idades: Aulão Retrô, Festa do Pijama, Oficinas de Jazz, Roda Circular e Oficina de Circo. No total, 475 pessoas participaram das atividades ofertadas.
Em abril, durante a Festival Parabenjamim, no Parque do Bariri, 89 alunos da Academia de Dança fizeram apresentações ao público.
Apresentações dos alunos da Academia no Cultura na Praça: em maio, em Gorduras; em junho, na Matinha; em agosto, no estacionamento do Chicão; e em novembro, em Ascenção.
Em agosto, aconteceu a apresentação “Mineiridades”, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com a participação de 20 alunos da Academia de Dança. Ela integrou a programação do 5º Encontro de Gestores de Cultura, Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais.
Em setembro, alunos da Academia estiveram presentes ao Desfile Cívico no aniversário de Pará de Minas.
Em outubro, a Academia promoveu mais uma Semana da Criança, com o objetivo de oferecer momentos de lazer e cultura ao público infantil. Foram dois eventos realizados: Baladinha Kids, com o DJ Sormano, com um público de 150 crianças, e show com Anna Maz, com um público de 200 crianças.
Em novembro, 15 alunos da Academia de Dança participaram do desfile que marcou a chegada do Papai Noel.
Parque de Exposições Chicão
08 a 11/03 - 25ª Exposição do cavalo Mangalarga + Churrascada Artesanal:
O evento teve início no dia 8 de março, com a chegada dos animais, e, do dia 9 ao dia 11, aconteceram os julgamentos. Mais de 180 criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Minas Gerais e de outros estados participaram da exposição.
No sábado, dia 11, aconteceu a 1ª Churrascada Artesanal, com muito churrasco, fogo de chão e cerveja artesanal. A programação contou com shows do DJ Goga, Edmar e Josimar e Pura Amizade.
A entrada foi mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que foi doado posteriormente para a instituição Abraco.
21 a 23/04 - Cavalgada, Copa Chicão Três Tambores e Churrascada Artesanal:
A 37ª Cavalgada contou com três dias de programação. No dia 21, foi realizada a Churrascada Artesanal e a prova dos três tambores. Logo em seguida, houve shows com artistas regionais. O ingresso foi um quilo de alimento não perecível. A arrecadação desses alimentos foi destinada à instituição de combate ao câncer Abraco.
No dia 22, aconteceu a final da prova dos três tambores. À noite, shows com as duplas Diego e Victor Hugo e Nando e Fernando.
No dia 23, foi realizada a tradicional Cavalgada, com a concentração inicial dos cavaleiros e amazonas no estacionamento do Chicão. Depois de seguir pela Avenida Presidente Vargas, os participantes retornaram ao Chicão, onde foram feitas as premiações, além de shows com portões abertos. O evento teve por objetivo resgatar a tradição, promover diversão e confraternização entre os produtores rurais e admiradores de cavalos.
12 a 15/07 - Forró do Pará e Exposição do Cavalo Campolina:
A Exposição do Cavalo Campolina teve início no dia 12 de julho, com a chegada dos animais. Já os julgamentos aconteceram de 13 a 15 de julho. Vários criadores, inclusive de outros estados, trouxeram seus animais de alto nível para participarem desse evento e serem avaliados. A exposição recebeu cerca de 150 animais.
Nos dias 14 e 15 de julho, aconteceu o tradicional Forró do Pará, que antes era realizado na Praça Torquato de Almeida. A escolha de sediar esse evento no Chicão teve por objetivo oferecer mais conforto e segurança para o público.
Foram realizados shows com Adriano Oliveira, Fábio Meller, Marcos Motta e Jr, Alessandro e Petrônio, Camila Rocha, Lucas Barros e uma apresentação da Quadrilha Arraiá do Brejo Grande, de Belo Horizonte.
14/08 - Lançamento site do Chicão:
Em agosto, foi lançado o site oficial do Chicão, uma iniciativa importante para conectar as pessoas a esse espaço que é o Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz. No site, as pessoas podem encontrar diversas informações sobre a estrutura do parque, sua história, eventos futuros, fotos, bem como a praticidade de adquirir ingressos de eventos futuros. É possível também ter acesso e informação a respeito de toda programação da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional, através da aba “programação cultural”.
O site conta ainda com um blog de notícias que traz matérias importantes sobre tudo que acontece no Chicão.
20/08 - Cultura na Praça + Festival de Pipas e Papagaios:
As pipas e papagaios coloriram o céu de Pará de Minas em agosto. Foi o Festival de Pipas, que aconteceu na Esplanada do Chicão. O evento contou com a presença de muitas famílias, e foi uma parceria entre a loja Chá de Panela e a Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional. Foram premiadas as categorias “maior e menor pipa”, “a mais criativa” e ainda foram entregues troféus para as pipas mais originais.
Junto com o Festival de Pipas e Papagaios, foi realizada a nona edição do Cultura na Praça. A programação contou com as seguintes atividades: apresentação da Escola de Música, apresentação dos alunos da Academia de Dança, aula de dança, apresentação de Dança Circular, apresentação circense, orientação sobre saúde bucal, oficina de cartões artísticos, oficina de xilogravura, livros da Biblioteca Municipal e muito mais.
13 a 16/09 - Expo Conecta Agro:
A Expo Conecta Agro, primeira feira de avicultura, suinocultura e agronegócio da cidade, reuniu expositores, palestrantes e profissionais do agro em quatro dias de imersão nas mais recentes tendências do setor, incluindo tecnologias de ponta em processos de produção e uma vasta gama de serviços e produtos em destaque. A feira foi realizada pela Prefeitura, em parceria com o Sindicato Rural de Pará de Minas.
A feira não apenas gerou oportunidades, mas também contribuiu para transformar Pará de Minas em um polo de destaque no agronegócio nacional.
O evento contou com a visita de mais de 15 mil pessoas.
14 a 17/09 - Festa do Frango e do Suíno + Liga Nacional de Rodeio Circuito Barretos:
Em setembro, paralelamente à Expo Conecta Agro, Pará de Minas realizou a 39ª Festa do Frango e do Suíno. Foram várias atrações durante a noite no Parque de Exposições.
A Festa do Frango e do Suíno contou com a etapa completa do rodeio de Barretos e também recebeu mais uma edição da Copa Chicão de Três Tambores, com competidores de todo o país.
Os shows ficaram por conta de renomados artistas como: Luan Pereira, Pedro Sampaio e Ícaro e Gilmar.
04 a 07/10 - 26ª Exposição do cavalo Mangalarga:
Em outubro, o Parque de Exposições recebeu mais uma edição do evento, que foi um sucesso.
Foram três dias da competição, que reuniu criadores de várias cidades mineiras, trazendo animais de alto nível para a Exposição. O evento contou com área gourmet e espaço gastronômico.
Além dos melhores animais da raça Mangalarga, contou com uma equipe de árbitros e um grande público, que pôde visitar o espaço e admirar os grandes exemplares da raça.
A Exposição é de realização das Associações de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Pará de Minas e do Centro-Oeste, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional.
O público pôde acompanhar todas as provas. Para isso, teve de entregar, na portaria, um quilo de alimento não perecível, que foi destinado a entidades filantrópicas.
Plantio de mudas de beijinhos:
O parque foi completamente revitalizado e ornamentado. Foram plantadas mais de três mil mudas de beijinho (sunpatiens), uma planta que dá muitas flores e deixa o ambiente ainda mais bonito e harmônico. Foram feitos mais de 20 canteiros por todo o parque. Quem visita hoje o Chicão encontra um parque florido, bonito e mais aconchegante.
Pergolado próximo à Arena Multiuso:
Um lindo pergolado foi construído nas proximidades da Arena Multiuso, com o objetivo de proporcionar aos visitantes um local com sombra, harmonioso, e que conta com mesas e bancos fixados no chão. Cada mesa possui ainda um tabuleiro de jogos para que além de descanso, o espaço possa proporcionar lazer e diversão.
Ao redor do pergolado, foram colocadas plantas trepadeiras floríferas para proporcionar ainda mais beleza e harmonia ao local.
Teatro Geraldina Campos de Almeida
Diversas apresentações, entre show musicais, peças de teatro, shows de stand-up comedy, palestras, seminários e outros.
9° ParaBenjamim - Festival de Palhaço:
Realizado em dois dias, no mês de abril, o festival começou com um cortejo de artistas por ruas do Centro, na manhã de sábado. O evento levou um excelente público ao Bariri, formado principalmente por famílias com crianças. Foram realizadas oficinas de circo e apresentações de artistas de Pará de Minas e de outras cidades. O Festival foi encerrado na noite de domingo, com um show do grupo Luacende.
Conferência Municipal de Cultura:
O evento contou com a presença de representantes de todos os segmentos da produção artística. A produtora cultural Daiany Durães, que atua em Belo Horizonte, palestrou sobre Democracia e Cultura. Durante a Conferência, o público participou de grupos de discussão de eixos temáticos, e também foram eleitos delegados que levaram as propostas de Pará de Minas para a Conferência Estadual de Cultura, realizada em Belo Horizonte, em novembro.
Escola Livre de Teatro Benjamim de Oliveira
Em abril, foi inaugurada a Escola Livre de Teatro Municipal Benjamim de Oliveira. A democratização do acesso à cultura, o incentivo a novos talentos nas artes cênicas e a formação de público foram os principais objetivos da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional ao criar a nova escola. Por meio de aulas teóricas e práticas, a Escola de Teatro também constitui um espaço para o desenvolvimento da comunicação através da arte.
Durante a inauguração, foram apresentados os monólogos Bolhas de Sabão, com Nina Oliveira Cabral, e Tratamentos Espinhosos, com Titina Valadares. Também houve a apresentação de Vinício Queiroz, Mar Conceição e Elisângela Souza, artistas independentes do Quilombo Benjamim, grupo belorizontino que busca referência em Benjamim de Oliveira.
Natal Luz e Sonhos:
Realizado em parceria com a Ascipam, o Natal Luz e Sonhos apresentou cerca de 40 eventos culturais gratuitos, incluindo desfile inédito de abertura com o Papai Noel e personagens da Disney pelas ruas Benedito Valadares, Praça Melo Viana e Praça Torquato de Almeida.
Espetáculos de música, dança, teatro e literatura, além da casinha do Papai Noel e do Presépio Belém Monumental atraíram milhares de pessoas para a Casa da Cultura e para diversos outros locais onde aconteceram os eventos.
O Natal Luz e Sonhos teve patrocínio da concessionária Águas de Pará de Minas e Rede Mart Minas. Os apoiadores da promoção foram, BR Super, Cuidar Assistência, Panelão Supermercados, Paracar e Sicredi.