Termina o 6º Campeonato Mundial de Badminton para Surdos
Competição reuniu 21 países no revitalizado Ginásio Poliesportivo do Centro de Alto Rendimento Esportivo, no Clube Praça de Esportes do Pará
O 6º Campeonato Mundial de Badminton para Surdos foi encerrado na última segunda-feira (24), com entrega de medalhas aos primeiros colocados em cada categoria. O encerramento aconteceu no mesmo lugar em que a competição foi disputada: o Ginásio Poliesportivo do Centro de Alto Rendimento Esportivo, no Clube Praça de Esportes do Pará, que foi revitalizado para a realização do campeonato.
O balanço final do evento internacional é “extremamente positivo”, de acordo com o Assessor Executivo da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Alexandre Moreno. Para ele, os bons resultados extrapolaram os limites das quadras. “Tivemos um fomento da economia, com geração de emprego e renda temporários e um grande movimento do comércio. Além disso, o legado estrutural, com a reforma do Ginásio Poliesportivo da Praça de Esportes, será deixado para a cidade”.
Alexandre espera que outros eventos desse porte possam vir, pois, segundo ele, a equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo está mais experiente e preparada para grandes desafios. Ele agradeceu à população pará-minense, pela receptividade aos atletas durante o campeonato e pela presença no Ginásio Poliesportivo durante as partidas. “Movimentamos mais de R$ 2 milhões de reais. 600 pessoas, entre atletas, comissões técnicas e outros visitantes estiveram em Pará de Minas nesses dias. Somos agora não só referência na área esportiva, mas também referência em inclusão por meio do esporte”, comemorou o Assessor Executivo.
Diana Kyosen, Presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), afirmou que foram 15 dias de muito trabalho. Ela elogiou a estrutura oferecida pela Prefeitura e o suporte logístico, com transporte, hotéis e restaurantes para atletas e comissões. Ela disse que houve problemas, como é normal, mas todos foram resolvidos. “O resultado é muito positivo. A partir da nossa chegada a Pará de Minas, percebemos o crescimento do interesse das pessoas pelo badminton, querendo conhecer mais sobre o esporte e aprender a jogar. Além disso, alguns atletas estrangeiros não querem voltar para seus países. Querem ficar em Pará de Minas, que é uma cidade tranquila e acolhedora. Então, ficamos satisfeitos por deixar essa imagem, de Pará de Minas como a cidade da inclusão e da igualdade”, ressaltou.
Gabriel Hovelacque de Faria, atleta e Presidente da Federação Mineira de Desportos de Surdos (FMDS), se disse emocionado com o momento vivido pelo esporte pará-minense. Para ele, a competição, que teve 21 países na disputa, representa um marco para a cidade. “Estou muito orgulhoso e gostaria de agradecer a todos os envolvidos na realização dessa competição, que teve um nível muito alto. A seleção brasileira teve algumas dificuldades, mas, para 2025, no Campeonato Mundial que acontecerá no Japão, viremos mais fortes e bem treinados”, pontuou.
Confira quais foram os vencedores em cada categoria:
Simples masculino:
Campeão: Myeongsoo Seo (Coréia do Sul)
Vice-Campeão: Furkan Buyukgoze (Turquia)
Simples feminino:
Campeã: Min Kyeong Park (Coréia do Sul)
Vice-Campeã: Aaditya Yadav (Índia)
Duplas masculino:
Campeões: Siriwat Mattayanumat e Ittikorn Punyangam (Tailândia)
Vice-Campeões: Kazimieras Dauskurtas e Ignas Reznikas (Lituânia)
Duplas feminino:
Campeãs: Jerlin Jayaratchagan e Aaditya Yadav (Índia)
Vice-Campeãs: Wei Ying Boon e Zu Tung Foo (Malásia)
Duplas misto:
Campeões: Myeongsoo Seo e Min Kyeong Park (Coréia do Sul)
Vice-Campeões: Kazimieras Dauskurtas e Vaiva Zymante (Lituânia)
Foto: Lidiana Matos