Começam as obras de drenagem na Várzea, próximo à Praça Torquato de Almeida
Intervenção solucionará problema de inundações após chuvas
Começou nessa quarta-feira (19) a construção da rede de drenagem pluvial que passará pelas Ruas Abaeté e Dr. Higino, na Várzea, chegando até a Praça Torquato de Almeida. A obra solucionará as frequentes inundações na região. O Prefeito Elias Diniz e o Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, José Cornélio de Oliveira, estiveram no canteiro de obras na Várzea para fazerem uma inspeção inicial.
Trata-se do prosseguimento do Programa Mais Obras, que contempla, dentre outras ações, as maiores obras no sistema de drenagem da história de Pará de Minas. “As máquinas já estão em funcionamento e todos os tubos necessários já estão aqui. O objetivo é que essa obra seja rápida, para que possamos entregá-la à população já no próximo aniversário da cidade”, esclarece o Prefeito Elias Diniz.
Segundo Elias Diniz, a empresa responsável pela obra já está fazendo a retirada da linha antiga, que é insuficiente para o volume de água que cai hoje em dia. “Estamos fazendo, inicialmente, apenas a parte de baixo, em respeito à decisão dos comerciantes de não fazerem essa obra de drenagem na Rua Benedito Valadares por enquanto. Caso eles mudem de ideia, estenderemos a obra até a parte de cima”, explicou o Prefeito.
O Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, José Cornélio de Oliveira, fez questão de ressaltar a importância da iniciativa da Prefeitura de realizar obras de drenagem: “Sabemos que esse tipo de intervenção gera transtornos, muito dinheiro é gasto e não são obras cujo resultado aparece tanto para a população, pois fica abaixo do solo. Portanto, é preciso reconhecer o valor desse trabalho, tão necessário para solucionar o problema antigo de drenagem em alguns pontos da cidade”.
Com a obra, todo o transtorno verificado anualmente na região, como ao redor da Praça Torquato de Almeida, será resolvido. “Mesmo com chuvas fracas, o entorno da Praça alaga. Já estamos cansados de ver isso acontecer. Agora, com o novo sistema de drenagem, a água que cair ali será coletada e direcionada ao Ribeirão Paciência”, acrescentou o Secretário.