../app-home/api-modulos/noticias/img/171242/WhatsApp Image 2023-05-29 at 10.58.28.jpeg

Procissão de Corpus Christi sairá do Patronato nesta quinta (8)

Tradicional festa católica tem o apoio da Prefeitura em sua realização

A Festa de Corpus Christi será celebrada mais uma vez em Pará de Minas nesta quinta-feira (8), com a tradicional procissão. Neste ano, o desfile sairá do Patronato, terminando na Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Jardim Beatriz. A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, auxilia na realização da festa. O órgão promoveu a oficina de confecção dos tapetes processionais e cedeu parte do material utilizado na produção deles. João Batista Leite, Professor da Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica, instruiu cerca de 30 pessoas durante a oficina, que ocorreu no dia 27 de maio, na área anexa à Igreja da Imaculada Conceição, no bairro Providência.

A Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, agradeceu às seis paróquias pela confiança na parceria com a Prefeitura. Segundo ela, é papel da Prefeitura colaborar com a realização desse evento tão tradicional. “É importante manter a tradição dessa festa, que é uma das mais lindas que temos em nosso Município. O tapete de Corpus Christi é um bem imaterial, tombado pelo Município, e a oficina é de grande importância para a manutenção dessa festa”, afirmou a Secretária.

É uma festa de grande relevância, já que se trata do maior sacramento da Igreja, de acordo com o Padre Adelmo Sérgio Gomes, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. O desfile está programado para sair do Patronato às 16h30. “Vamos descer pela Rua Padre Zanor. Em seguida, passaremos pela Rua Padre Newton Ambrósio, Rua do Ouro e Rua José Simões. São três bênçãos: a primeira, no Patronato; a segunda, no caminho, e a terceira, ao fim da celebração”, explicou o Padre Adelmo.

Para o Padre Hedvan Richardson Souza Lucas, Pároco da Paróquia São Francisco e Vigário Forâneo da Forania Nossa Senhora da Piedade, a festa traz uma visibilidade à eucaristia e é uma bela demonstração da fé do povo pará-minense. “Celebramos essa festa aqui em Pará de Minas como um sinal de unidade. É a união das seis paróquias”, disse. Segundo ele, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora acolheria a celebração no ano de 2020, mas, devido à pandemia, a festa não pôde ser feita. Pelo mesmo motivo, ela não aconteceu em 2021, e, em 2022, por uma determinação da Diocese, cada paróquia realizou a sua celebração. “Este ano, sem pandemia e sem doenças, todo o povo de Deus poderá, junto, manter essa tradição que se iniciou há vários anos em nossa cidade”, completou o Padre Hedvan.

O Padre Denis Dutra, Salesiano e Diretor do Patronato, ressaltou que é uma honra para a instituição poder ser o ponto de partida da procissão. “Nos enche de orgulho fazer parte dessa família que é a igreja católica em Pará de Minas. Teremos aqui no Patronato um ponto de apoio para os fiéis, para eles utilizarem o banheiro e lancharem. Nosso espaço estará à disposição”, acrescentou o Padre Denis.