../app-home/api-modulos/noticias/img/171238/WhatsApp Image 2023-05-24 at 19.34.35.jpeg

Secretária de Cultura e Comunicação Institucional apresenta aos vereadores a Lei Paulo Gustavo

Reunião serviu para expor o plano de trabalho da Prefeitura para atendimento à classe artística

A Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, apresentou a vereadores, na tarde da última quarta-feira (24), a Lei Paulo Gustavo e o plano de trabalho para sua execução em Pará de Minas. A Lei Complementar prevê o repasse de mais de R$ 800 mil ao Município de Pará de Minas, para aplicação em ações emergenciais que visem combater e mitigar os efeitos sociais e econômicos da pandemia da Covid-19 sobre o setor cultural.

Andréia Xavier Paulino foi acompanhada na reunião realizada no plenário da Câmara Municipal pelo Assessor Glaydston Felipe, e por Helton Simão, Isabel Faria e Alaércio Delfino, que integram a equipe da Secretaria. Segundo Andréia, toda a equipe da Secretaria já está se preparando para entrar na fase de execução dessa importante lei, que foi lançada oficialmente no último dia 11, em Salvador. Assim, ela propôs a reunião para explicar aos vereadores o que já foi e o que está para ser feito.

“Eu acho que é uma união de forças. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, junto com a Câmara Municipal e o nosso Conselho Municipal de Cultura. Uma união para que a gente possa executar essa lei da melhor forma possível. Pará de Minas vai receber mais de R$ 800 mil, sendo mais de 70% direcionado ao audiovisual e o restante para os demais setores culturais”, ressalta.

Andréia pede para que os artistas fiquem atentos, pois um cadastro será aberto pela Secretaria para que todos os trabalhadores do setor cultural de Pará de Minas possam ter a oportunidade de usufruir da lei. Ela diz ainda que pretende explanar à classe artística, em um momento oportuno, os pontos apresentados aos vereadores durante a reunião.

Para o Vereador Clebinho do Lava-Jato, que presidiu a reunião em substituição ao Presidente Márcio Lara, que não pôde comparecer, a lei chega para acrescentar benefícios à cultura pará-minense. Ele garante que o legislativo terá um grande prazer em colaborar com o projeto advindo da lei. “A cultura teve uma grande defasagem com esse período de pandemia, principalmente os pequenos e médios produtores culturais. Pelo que foi explanado hoje, acredito que o projeto será muito bom para o Município e que será aprovado assim que chegar à Câmara”, afirma.

A Vereadora Irene Melo Franco, Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Municipal, acredita ser de extrema importância a reunião sobre a lei, já que os principais passos já dados, além do plano de ação, foram expostos pela Secretaria, que, segundo ela, vem fazendo um grande trabalho junto aos artistas desde o começo da pandemia. “Assim que houve a notícia da liberação de recursos, com a inclusão de Pará de Minas, fiz questão de divulgar, para mostrar que nossos artistas serão contemplados, e que haverá um incentivo à cultura por parte do poder público”, observa.