../app-home/api-modulos/noticias/img/171236/DSC_3746.JPG

Pará de Minas será sede do Projeto de Integração e Desenvolvimento Brasil/França

Programa tem como objetivos a formação cidadã e o avanço educacional de jovens atletas

Em breve, Pará de Minas será polo oficial do Projeto de Integração e Desenvolvimento Brasil/França. O programa tem como objetivo a formação cidadã e o avanço educacional de jovens atletas, e possibilitará a criação de um núcleo de desenvolvimento do handebol no Município, com treinamento de jogadores e formação de técnicos. A parceria entre a Prefeitura de Pará de Minas, a Federação Mineira de Handebol, o Comitê de Integração e Desenvolvimento Brasil/França e o Clube Francês PAUC foi oficializada na manhã do dia 8 de Maio, na Estação Cultural, durante a cerimônia de apresentação do projeto da academia francesa de Handebol.

O Prefeito Elias Diniz ressaltou a importância desse projeto, que promoverá também a cultura e o turismo do Município. “Abrimos oportunidades junto à França para os nossos jovens, mostrando que a cidade vai trabalhar vários procedimentos que possibilitarão o intercâmbio entre Brasil e França e vice-versa, para os nossos alunos-atletas e técnicos”.

Segundo o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Paulo Francisdale, o projeto promoverá a formação cidadã dos jovens. “Teremos encontros mensais, capacitando professores com a metodologia e identificando talentos do handebol. A Federação Mineira fará a seleção dos atletas junto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, para este ‘start’ do projeto, que terá polos em outras regiões do estado”.

“Este é um projeto ambicioso e vai trazer troca de experiências e conhecimento. Regiões no estado foram mapeadas, e Pará de Minas foi escolhida para ser o primeiro polo no estado, fornecendo toda a estrutura necessária para a execução do programa”, disse o presidente da Federação Mineira de Handebol, Luiz Fernando Andrade.

O vice-presidente do Comitê de Integração e Desenvolvimento Brasil/França, Ronaldo Cunha, disse que o programa possibilitará a descoberta de novos talentos. “Para que desenvolvamos o projeto, precisamos ter pessoas sérias e de palavra, para colocar tudo isto em prática. Quando cheguei aqui, vi verdade e encontrei pessoas que querem mais do futuro”.

Didier de Samie, representante do Clube Francês PAUC, afirmou que todos os pontos positivos para a execução do programa estão em Minas Gerais, e explicou também como será o projeto no estado: “A execução, fiscalização e acompanhamento de exclusividade é de responsabilidade da Federação Mineira de Handebol (FMH), sendo a cidade de Pará de Minas responsável pelo suporte de sede e eventuais necessidades físicas de instalação, recepção de atletas e professores, além de eventuais solicitações da FMH”, acrescentou.