../app-home/api-modulos/noticias/img/171234/WhatsApp Image 2023-05-12 at 15.43.33.jpeg

Inscrições para o Programa de Compra Conjunta de Calcário podem ser feitas até o dia 10 de junho

 

Iniciativa chega à sua 3ª edição, e é uma parceria entre a Prefeitura e a Emater para beneficiar produtores rurais

 

Mais uma vez, a parceria entre a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, e a Emater viabilizará a compra conjunta de calcário para produtores rurais do Município que se inscreverem na 3ª edição do Programa de Compra Conjunta de Calcário. No ano passado, foram adquiridas 295 toneladas de calcário, que foram utilizadas na correção de 102 hectares de terras. 

O alto custo do transporte do produto até as propriedades dificultava sua compra. Com a aquisição conjunta, essa despesa é reduzida graças ao transporte do calcário, pela Prefeitura, até as propriedades rurais, beneficiando diversos produtores rurais.

Segundo a Diretora de Agronegócio, Fernanda Barbosa, para participarem do Programa os produtores rurais devem ser de Pará de Minas. Outro requisito para a participação é a análise recente do solo. “Eles têm de apresentar registro do imóvel, para comprovarem que são do Município. Após a chegada do calcário, ele ficará armazenado em um local a ser definido e, em seguida, a Prefeitura fará o transporte até as propriedades”, explica Fernanda.

A utilização do calcário tem como objetivo realizar a correção do solo de pequenas e médias propriedades. De acordo com o Extensionista Agropecuário da Emater, Fábio Morais, as áreas tratadas com calcário, por meio do Programa colocado em prática no ano passado, vem sendo fotografadas e um relatório sobre elas está sendo produzido. A intenção é demonstrar o resultado positivo do emprego do calcário. “Percebemos que temos pastagens mais bem formadas, lavouras com mais produtividade e plantas mais saudáveis. Quando a planta cresce em um terreno corrigido, desenvolve-se melhor e fica menos suscetível a doenças e pragas”. 

Devido à importância da utilização do insumo na agricultura, a redução dos custos de seu transporte é fundamental para o produtor, como ressalta Fábio. “Conseguimos centralizar o transporte. Então, com os caminhões da Prefeitura, levamos o material até os produtores. Isso implica em uma grande diminuição no preço final, já que o frete fica bem mais barato”, completa o Extensionista Agropecuário.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho, na sede da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, das 8h às 15h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (37) 3233-5878.

Compartilhar notícia